Como os alunos fazem pesquisas na internetLeitura de 2 minutos

Práticas pedagógicas Tendências em educação 25 de maio de 2017

author:

Como os alunos fazem pesquisas na internetLeitura de 2 minutos

Pesquisadores da Universidade de Buenos Aires vêm se dedicando a entender como os alunos buscam informações na rede. “Muita gente acha que, pelo fato de terem mais acesso a tecnologia desde cedo, as crianças sabem tudo o que precisam fazer, o que não é verdade”.

 

Os professores, como mediadores e orientadores entre as tecnologias e os alunos têm um papel fundamental na hora de ajudar as turmas. Há cinco pontos essenciais a considerar antes de colocar a garotada na frente da tela: compreender que a busca na rede é uma prática social de leitura; tomar consciência de que a máquina deve ser usada ao nosso favor; aprender a escolher os sites que têm o que se quer procurar; saber selecionar informações confiáveis e entender o peso da imagem no processo.

 

Como, quando e onde realizar as pesquisas  

 

A primeira dificuldade que os estudantes enfrentam ao realizar uma pesquisa na internet é onde encontrar o que se procura. Os alunos digitam uma ou duas palavras no site de busca e quando se trata de diversão, eles clicam no primeiro site. Quando se trata de busca por conhecimentos gerais, o clique fica em dois sites, mas quando se trata de algo específico, uma atividade escolar, a atenção aumenta. O aluno lê, revisa, avalia a qualidade das informações, até ter certeza que aquele dado é relevante. “Isso prova que buscar informação na internet é altamente complexo, é uma prática social de leitura e, portanto, requer auxílio constante do professor”

 

Quando o professor não orienta o trabalho, é comum que o aluno digite qualquer coisa no computador. Por isso, é muito importante discutir o que se quer exatamente para que os alunos façam suas pesquisas corretamente. É preciso que os alunos entendam a diferença entre pedir uma informação a alguém e a máquina. Assim, a tecnologia pode ser usada a favor da aprendizagem.

 

Um outro passo é aprender selecionar os sites, os alunos precisam buscar sites que, realmente, passam informações verdadeiras. É essencial duvidar das informações e é preciso que os professores ensinam as turmas a fazer isso. Afinal, nem tudo que está na internet é verdadeiro.

 

Tudo isso reforça a importância do professor frente às tecnologias, o quanto é importante checar as buscas e as informações da rede. Assim, se atentando a esses pontos, os alunos poderão utilizar a internet a favor da educação e construir novos conhecimentos.

 

E você, como orienta os seus alunos a realizarem suas pesquisas? Deixe um comentário.

Fonte: Nova Escola
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *