Saiba o que sua escola precisa ter para utilizar uma agenda digital

Assunto:
Agenda Kids
Leitura de 3 minutos

É comum que as escolas tenham dúvidas sobre o uso da plataforma nas instituições, seja sobre infraestrutura, processos ou equipamentos. Por isso, o post de hoje vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que sua escola precisa para utilizar a agenda digital. Mas, antes de tudo, aí vai algumas perguntas para você: sua escola já utiliza algum equipamento tecnológico? Os professores costumam utilizar os meios digitais em suas aulas? Esses questionamentos são importantes para verificar qual a relação da sua escola com a tecnologia.

 

Assim, antes de implementar a agenda é preciso que você se atente a alguns pontos necessários para o bom funcionamento da plataforma. Um deles, é o acesso a internet. É imprescindível que a escola tenha um bom acesso, principalmente, nas salas de aula de educação infantil e tempo integral, onde os professores enviam no decorrer do dia as informações da agenda. Caso sua região tenha problemas de internet, é recomendável que ao invés de você contratar uma internet, você possa contratar duas e ter um custo benefício muito melhor, além da garantia de um bom acesso.

Segue algumas dicas de internet que você pode verificar mais a fundo:

 

Link dedicado:

É um link de internet dedicado só para você, o que evita problemas de oscilação na internet, perda de sinal e, dificilmente, queda da internet.

 

Dois links de internet:

Onde você opera com dois links na escola, aumentando a disponibilidade do sinal.

 

Modem wifi:

O ideal é que tenha uma rede wifi exclusiva para os professores com computadores e tablets, e caso a sua escola seja muito grande ou distante do modem, utilize replicadores de sinais para aumentar o sinal.

 

Quanto ao equipamento necessário para a implantação da agenda, é recomendável um tablet por sala para berçários e infantis I e II, nos demais pode haver revezamento, sendo um tablet para até três salas. Para o  ensino fundamental e médio, o recomendado é um computador fixo ou notebook, que pode ser colocado na sala dos professores.

 

Algumas escolas optam em utilizar os computadores da sala de informática, porém, isso não é recomendado, pois pode gerar choque de horários entre alunos e professores nos laboratórios, além de correr risco do vazamento das informações.

 

Desse modo, o professor como mediador e orientador tem um papel muito significativo no uso da agenda digital, ele será responsável pelo preenchimento e envio das informações. Por isso, é importante que os educadores e gestores sejam capacitados para o uso das tecnologias na escola para que se tenha uma comunicação escolar eficaz. 

 

Ficou interessado em ter uma agenda digital na sua escola? Experimente agora mesmo a Agenda Edu em sua escola e veja na prática como é ter uma comunicação escolar de qualidade, rápida e eficiente.

 

Baixe grátis nosso eBook “Dicas de como implantar a agenda digital em sua escola” e confira tudo que você precisa saber para ter a agenda digital na sua escola e uma comunicação escolar de qualidade. ?

 

Para baixar o ebook, clique aqui.