Plano de aula + inovação: a combinação que deu certo!Leitura de 7 minutos

Práticas pedagógicas 19 de outubro de 2021
Imagem de professora usando notebook em mesa com vários papéis

author:

Plano de aula + inovação: a combinação que deu certo!Leitura de 7 minutos

Danielle Gonzaga
Assessora de Implantação da Agenda Edu



Independente da abordagem adotada pela escola em que você atua, fazer um plano de aula é FUNDAMENTAL para nortear suas práticas pedagógicas, garantindo o alcance dos objetivos delimitados.


A importância do plano de aula é evidente na medida em que nele são apresentadas metodologia utilizada, resultados esperados no fim de cada encontro, modelo de avaliação, entre outros aspectos.


Que tal discutir um pouco sobre como criar um plano de aula efetivo e inovador?


Então corre, pega seu café (para lembrar do cheirinho maravilhoso da sala dos professores) e vamos juntos! 


Aconteceu na Jornada Edu online: roda de conversa com professor e aluno


Refletindo sobre a importância desse documento


Segundo o Portal do Professor (MEC):


O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação.


E engana-se quem pensa que o professor deve ficar preso ao planejamento. O ambiente escolar demanda inúmeras adaptações, contando com um profissional de postura reflexiva e flexível para adequar-se a todos as especificidades e cenários, o que não ilustra um despreparo, e sim a competência de agir em situações inesperadas. 


Dessa forma, o plano de aula deve ser consultado e revisitado, auxiliando o professor a distanciar-se de sua prática e refletir sobre os aspectos contemplados e ações que podem ser direcionadas para melhor fluidez do processo de ensino. 


⚠ Não esqueça de elaborar seu plano de aula seguindo as orientações da Base Nacional Comum Curricular.


BNCC: como está a implementação e últimas notícias


Dicas de como inovar no seu plano de aula


Não desvalorize o básico


Existem inúmeras tendências e metodologias que podem incrementar sua proposta de aula, mas antes de pensar nesse ponto, comece pelo fundamental: conheça os gostos e preferências do seu público. 


Ao planejar uma aula não esqueça de investigar quais são os principais interesses e dificuldades da sua turma, quais recursos costumam gerar mais interações em sua aula (sejam jogos, vídeos, filmes ou roda de conversa, por exemplo) e utilize-os a seu favor. 


Que tal criar um questionário de sondagem via Google Forms para coletar  essas informações e pensar em um plano de aula alinhado às expectativas dos alunos?


Utilize Tecnologias Digitais para complementar suas aulas


Já sabemos que as Tecnologias Digitais são grandes aliadas no processo de ensino, justamente por estarem próximas a realidade dos estudantes e representarem um mundo de possibilidades. Uma ótima estratégia para tornar o compartilhamento de conteúdos de forma mais lúdica, é utilizar aplicativos e softwares educacionais para a elaboração de seu plano de aula. 


Não tem ideia por onde começar? Separamos algumas dicas para você:


  • Faça das Redes Sociais uma extensão do ambiente escolar: solicite que os alunos produzam posts com legendas ou vídeos sobre os conteúdos estudados e compartilhem em seus canais de comunicação. O Tik Tok e o Instagram são os mais queridos da nova geração.

  • Não esqueça da produção colaborativa: é fato que os professores aprendem com os alunos e o inverso também. Mas quem disse que os alunos não aprendem com seus pares? Isso mesmo! Invista na produção de conteúdo em pequenos grupos, assim os alunos podem somar suas percepções de mundo e conhecimentos adquiridos para desenvolver algum material digital. Nesse momento você pode soltar a imaginação. É possível construir blogs, exposições fotográficas, podcasts e muito mais. Tudo planejado e produzido pelos próprios alunos, hein?

  • Incentive a criação de um acervo de portais on-line com conteúdos de confiança: um ponto ressaltado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é de que os alunos precisam buscar fontes seguras de informação e desenvolver senso crítico e reflexivo ao consumir os conteúdos disponíveis na internet. Inserir essa prática em seu plano de aula pode favorecer o fortalecimento dessa criticidade ao receber informações na era digital. 

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Faça conexões com fatos da atualidade e com a realidade dos estudantes 


Que professor nunca ouviu a tão temida frase: “Por qual motivo estou estudando isso? Como vou aplicar na minha vida?” Por isso é tão importante fazer conexões com situações cotidianas.


Documentos norteadores como a BNCC já apontam como ação fundamental:


Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas


Então não deixe de trazer exemplos práticos e conectados ao contexto das crianças, tornando os conteúdos menos abstratos, mais representativos  e claros para seu público.


Foque em uma boa avaliação 


Existem objetivos e pontos que você pretende alcançar no final de cada aula/módulo, correto? 


Para refletir sobre a efetividade de seu plano, não esqueça de documentar e fazer avaliações ao longo do processo. 


Limitar o processo avaliativo a uma prova no final de cada etapa vai diminuir suas chances de realizar intervenções e traçar novas estratégias para suprir as lacunas identificadas durante o processo de ensino-aprendizagem. 


Por isso, foque em uma avaliação processual e compartilhe isso com seus alunos. Deixe claro o objetivo de cada atividade avaliativa e como isso pode impactar positivamente no seu desempenho. 


Gostou das dicas? Não deixe de colaborar com o crescimento de outros educadores. Compartilhe aqui nos comentários o que não pode faltar no seu plano de aula. 😊


Ilustração do infográfico sobre avaliação diagnóstica com botão baixe agora

Fontes:


Base Nacional Comum Curricular

Hotmart

Portal do Professor – MEC

SAE Digital


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *