As crianças de hoje em dia já nasceram conectadas, a geração onde os pequenos já sabem acessar a internet, usar computador, smartphone, tablet e outras ferramentas tecnológicas, além de servirem como instrumentos de comunicação e entretenimento, o uso de tecnologia na Educação Infantil é uma maneira de inovar na educação.
As tecnologias digitais permitem aos alunos uma nova forma de interação. Mesmo que a criança ainda não saiba ler ou escrever, já existem novas ferramentas de ensino que podem ser utilizadas dentro e fora da escola. Já para os responsáveis, que ficam super ansiosos para saber como estão as crianças na escola, a tecnologia se mostra como uma boa solução para facilitar a comunicação e acompanhar a rotina escolar.
Aliada a educação, a tecnologia pode trazer bons resultados, ajudando no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. As tecnologias digitais permitem um maior acesso à informação, o contato com novas linguagens e aproxima o conteúdo de ensino às novas gerações. Confira agora outros exemplos!
As ferramentas digitais estimulam as crianças a quererem descobrir cada vez mais. Imagens, músicas, jogos, cores, tudo isso faz com o que a criança desenvolva a sua imaginação e a sua capacidade de absorver o conteúdo de forma lúdica.
A criança em contato com a tecnologia desenvolve uma mente mais aberta e maior capacidade de absorver informações sobre diversos assuntos.
Com diversas informações, cores e movimentos em uma tela, as crianças precisam se manter atentas ao que está acontecendo, principalmente se for uma atividade interativa. É assim que elas começam a desenvolver a capacidade de foco e concentração.
O mesmo acontece com o raciocínio, onde as crianças rapidamente aprendem como é o processo de utilização de diversos dispositivos tecnológico. Tudo isso ajuda a criança a entender o funcionamento de suas próprias habilidades lógicas.
É cada vez mais comum vermos aplicativos e jogos feitos especialmente para o público infantil que focam principalmente no aprendizado. Com o uso dessas plataformas online, as crianças começam a associar símbolos às palavras de forma mais natural e simples. Dessa forma, elas aprendem também a desenvolver melhor a sua comunicação.
Na era da tecnologia e da informação é mais que necessário criar ambientes que colaborem para o desenvolvimento da autonomia e na construção do conhecimento coletivo.
A inserção da tecnologia na Educação Infantil desperta a criatividade dos pequenos, onde eles produzem o seu próprio conteúdo. Sobre a orientação do professor, é possível que gravem vídeos, escrevam histórias e em seguida compartilhem com seus colegas de turma. Assim, é possível trabalhar o protagonismo do aluno em sala de aula.
Leia também: Protagonismo do aluno no processo de aprendizagem
Para trazer resultados positivos, a tecnologia deve ser bem utilizada e regrada na infância. Por isso, é necessário a capacitação dos professores e a orientação dos pais em casa.
O professor não precisa saber tudo sobre tecnologia, mas ele precisa entender a realidade em que os alunos se encontram para obter os resultados desejados em sala de aula. Para isso é preciso se adaptar e estar aberto ao novo.
O professor que tem mais facilidade com a tecnologia tende a buscar e apresentar novas alternativas de ensino, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo, melhor acesso à informação e uma melhor comunicação.
Confira 3 dicas que podem facilitar a adaptação dos professores quanto ao uso das tecnologias:
São inúmeras as opções de tecnologias oferecidas nos dias de hoje, por isso, cabe à direção apresentar ferramentas e mostrar quais são suas possibilidades de uso. O professor também pode pesquisar e buscar soluções que vão resolver o seu problema e agregar em suas aulas.
Além disso, a capacitação do professores sobre o uso da tecnologia é essencial para o desenvolvimento coletivo das habilidades em sala de aula.
É muito importante estimular o professor a utilizar as tecnologias em seu dia a dia, seja o computador da sala de aula, apresentação em data show ou até mesmo preenchimento das agendas digitais. Quanto mais a utilização dessas ferramentas forem naturais, mais fácil será a sua integração na dinâmica escolar.
Ter na instituição um profissional da direção que faça a ponte entre o corpo docente e os recursos tecnológicos pode facilitar o diálogo e a aproximação das ferramentas disponíveis com a abordagem pedagógica de cada professor.
Mas vale lembrar que esse profissional não é um professor que leciona, nem um técnico da informação. Ele é a ligação entre a tecnologia da informação e o ensino.
A implantação das tecnologias de informação e comunicação em uma escola não favorece somente a aprendizagem do aluno, como também aproxima os professores dos alunos, permitindo a possibilidade de construírem conhecimentos e trocas de experiências juntos, uma construção coletiva do saber.
Cada vez mais, as instituições de ensino estão em busca de novas formas de interagir com os responsáveis e utilizam a tecnologia como auxílio. Uma delas são os aplicativos de comunicação escolar e nisso a Agenda Edu pode te ajudar!
A agenda digital mais utilizada do país facilita e aproxima a comunicação entre escolas e famílias. Nela, a escola envia mensagens em tempo real para os responsáveis, informa sobre o dia a dia da criança, alimentação, banho, soneca, lição de casa, comportamento e muito mais! Tudo para deixar a comunicação mais eficiente e aproximar a família da rotina escolar.
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…