Você sabia que existem várias maneiras de aprender e escolas com propostas pedagógicas diferentes? O método montessori é um dos mais famosos mundialmente e tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil.
Ele foi criado pela pedagoga, médica e professora italiana Maria Montessori, trazendo inovação para ensinar crianças, respeitando sua individualidade, autonomia e responsabilidade.
Quer entender melhor sobre como funciona este método e como ele surgiu? Continue a leitura para saber mais!
O que você vai encontrar neste artigo?
Como surgiu o método montessori?
Os princípios do método montessori
Como funciona uma escola montessoriana
Maria Montessori (1870-1952) foi uma das primeiras mulheres a se formar em medicina na Itália. Ao trabalhar com crianças, ela observou que o desenvolvimento se dá pela individualidade, ou seja, cada criança cresce com dificuldades e particularidades específicas.
Depois de trabalhar com alunos com necessidades especiais, ela decidiu usar seus aprendizados para fundar uma escola em que pudesse experimentar seus princípios de forma livre, a Casa da Criança.
Assim, conseguiu observar o comportamento dos estudantes, estruturar sua metodologia e perceber que os resultados foram incríveis. Seus alunos alfabetizaram-se mais rápido do que se esperava e tornaram-se crianças gentis, independentes e disciplinadas.
A partir disso, Maria Montessori viajou por diversos países para difundir o seu método e conseguiu revolucionar a educação. Ao invés de uma aprendizagem severa e com castigos, ela mostrou a importância de desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, incentivando atividade, liberdade e individualidade.
É comum entendermos que o mundo é dos adultos e as próprias crianças crescem com a ideia de que devem apenas ouvir e obedecer, sem espaço para demonstrar seus pensamentos, ideias e satisfações.
No método montessori, entende-se que as crianças são quem constroem o mundo e são seres ativos que estão preparando a sociedade para o futuro. Por isso, elas devem ser cada vez mais independentes e fortes.
Para entender melhor como funciona essa metodologia, conheça os seus 6 princípios:
Montessori acreditava que as crianças são capazes de aprender sozinhas. Assim como elas aprendem a falar, andar, comer, deve-se confiar na sua capacidade para se desenvolver de forma independente e livre.
Dessa forma, é preciso estar inserida em um ambiente adequado e saudável, além de conviver com outras pessoas para ter a oportunidade de observar e experimentar. Por isso, as escolas montessorianas reúnem alunos de diferentes idades em uma mesma sala.
Os estudantes menores podem espelhar as atividades e criar interesses mais cedo e os alunos mais velhos aprendem a conviver com diferentes pessoas para se relacionar melhor e ter um olhar mais empático.
Para a autoeducação ser bem sucedida, também é preciso que as crianças possam aprender com seus erros, superar dificuldades e manusear materiais específicos.
Como é possível perceber, o ambiente é muito importante para o método montessori. Ele deve incentivar a criança física e psicologicamente, com materiais e objetos didáticos.
A criança precisa ter liberdade. Para isso, o ambiente deve ser acessível, com tudo ao seu alcance. Ela precisa ter uma forma de beber água, comer, ir ao banheiro e dormir sem precisar de ajuda ou autorização de um adulto.
É por isso que nas escolas montessorianas todos os móveis e objetos estão à altura das crianças ou existem bancos para que elas possam alcançá-los. Com a organização dos materiais, também se organiza o pensamento.
Uma escola montessoriana conduz uma aula como se conduz um projeto científico. Diferente da educação tradicional, os conteúdos não são transmitidos dos professores aos alunos de forma vertical e rígida. O conhecimento é construído por toda a turma com a mediação do educador.
O professor utiliza o método científico de observação, hipóteses e teorias. Os conteúdos são descobertos pelos estudantes com investigação, raciocínio e discussão, de forma coletiva.
Leia mais – Escola Construtivista: o que é e como funciona na prática?
Esse princípio pode parecer estranho, mas significa ajudar a criança a compreender o mundo. Os conteúdos devem estar relacionados a um todo maior, entendendo que todas as coisas estão conectadas e coexistem.
O educador utiliza perguntas, histórias e pesquisas para manter viva a curiosidade. Cosmos significa ordem, o oposto do caos. Então, as crianças desenvolvem sua imaginação e entendem seu papel no mundo.
Esse é o nome utilizado no método montessori para designar o profissional que auxilia a criança no seu desenvolvimento completo. Ele deve fornecer o ambiente e a assistência para que realize tudo sozinha, observando e interferindo o mínimo possível.
Os professores devem conhecer as fases do desenvolvimento infantil e guiar os alunos para que tenham as melhores condições possíveis de aprendizagem.
O método montessori mostra que, com o ambiente organizado e adulto preparado, as crianças estão livres para se desenvolver de forma equilibrada e feliz, expressando suas próprias características.
Uma criança equilibrada está em seu desenvolvimento natural, se tornando empática, calma, responsável e com autonomia. Ela tem controle sobre suas potencialidades e sabe lidar com pessoas e coisas.
No método montessori, o desenvolvimento acontece em fases, que são chamadas de Planos de Desenvolvimento. Cada plano é marcado por uma faixa etária, que mostra os seus desejos e formas de aprender.
No primeiro plano (0 a 6 anos), as crianças devem aprender como o mundo funciona e como se tornarem independentes dos adultos. Já no segundo plano (6 a 12 anos), os alunos já sabem cuidar de si, do outro e do ambiente, mas querem alcançar outros mundos e explorar sua imaginação, aprendendo a pensar por si.
No terceiro plano (12 a 18 anos), os jovens querem conquistar independência social e compreender de forma mais profunda como a sociedade funciona. Eles querem pertencer a um grupo e encontrar a sua função na comunidade.
Existem ainda o quarto plano (18 a 24 anos), em que os jovens adultos na universidade ou outros cursos buscam compreender o seu caminho e o seu motivo de existir, encontrando o seu papel cósmico.
Além dos planos de desenvolvimento, a escola montessoriana tem muitas características, como:
Entenda um pouco mais sobre como a escola funciona:
Como você deve ter percebido, o método montessori é bem diferente do tradicional que encontramos na maioria das escolas. Enquanto muitas instituições focam em transferir conteúdo, a montessoriana desenvolve o aluno de forma integral, do ponto de vista intelectual, social e emocional.
O aluno também tem uma postura ativa e aprende no seu tempo, com ambiente interativo. Já na escola tradicional, o professor fica à frente da turma e transmite o seu conhecimento, dando autorização para tudo.
As avaliações também são diferentes. Ao invés de provas e testes, os alunos do método montessori são avaliados durante todas as suas atividades. É considerada a sua evolução e desenvolvimento, não somente notas.
O que você precisa saber sobre a proposta pedagógica da escola do seu filho
Além da escola, a família também pode utilizar a metodologia montessori em casa. Os quartos montessorianos estão cada vez mais populares, com todos os móveis na altura das crianças. Quem nunca viu aquela cama no formato de casa com o colchão no chão? Isso faz com que elas possam subir, descer e acessar tudo sozinhas.
Os responsáveis também podem permitir que a criança tenha autonomia, calçando seus sapatos ou escovando os dentes sozinha, respeitar a sua curiosidade natural e o seu ritmo.
O papel da família também é observar, não impor o que as crianças devem aprender. É possível perceber os detalhes de como elas aprendem, estimular seus passos naturais e deixar que criem uma relação com o mundo e desenvolvam sua própria identidade.
Fonte:
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Achei interessante esse método, a criança mais independente, trabalha muito o seu desenvolvimento.