Jornada Edu online: avaliações e atividades na escola atualLeitura de 4 minutos
Como a sua escola propõe atividades? Será que não existem formas de inovar e engajar os alunos no que eles estão fazendo? E as avaliações, continuam no mesmo modelo de sempre? Conversamos sobre esses dois temas latentes na Jornada Edu online.
Na oitava edição, promovemos a trilha Avaliações & Atividades para aquecer os motores para o segundo semestre com os temas mais discutidos entre os educadores e escolas.
Os dois palestrantes convidados foram Débora Garofalo, uma 10 melhores Professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize 2019 e Coordenadora do CIEBP e Tecnologia e Inovação (SP), e Daniel Jacuá, gerente de avaliações na Luppa Digital.
Neste ano, a Jornada Edu online está com um novo formato. São 3 eventos de um dia e um grande evento ao final para encerrar com muita bagagem. Esta foi a última edição em versão reduzida e nos encontramos novamente em outubro para finalizar o ano!
Se você não conseguiu acompanhar, não se preocupe! O evento está disponível na íntegra e separamos os melhores momentos para você ficar por dentro.
Avaliações com projetos de qualquer segmento
Este foi o tema da palestra de Débora Garofalo, que dividiu a sua experiência como professora. Falando sobre avaliações, a educadora acredita que na nossa história e na educação, ela era vista apenas como um produto final, de resultado e até mesmo como um processo punitivo. Hoje, temos outras formas de pensar, idealizar e contextualizar as avaliações.
“A avaliação tem um processo primordial na educação que é repensar caminhos, rotas, intervir no processo de aprendizagem. Mas o que eu ainda me questiono é como nós estamos fazendo isso.”
Para a professora, a avaliação não pode ser somente a parte final e absoluta do processo educativo. Mas sim, ser mais uma porção de toda a jornada dos alunos, entendendo que cada um aprende de formas diferentes.
“É preciso que hoje a gente repense esse caminho e que a gente possa trabalhar sob uma nova ótica justamente para trazer uma personalização do ensino, considerando que nossos estudantes hoje aprendem em ritmos diferenciados.”
Débora também dividiu sua experiência com um projeto de robótica usando sucata em uma escola da periferia. Ela observou como o lixo era um problema para a comunidade escolar e explorou alternativas para que os alunos encontrem soluções criativas para desafios do seu cotidiano.
Relembre melhores momentos da Jornada Edu online:
Jornada Edu online: escolas inovadoras e currículo do Novo Ensino Médio
Roda de conversa com professor e aluno
Entrevista com Helena Singer sobre educação integral
Como avaliar o desenvolvimento de habilidades?
Daniel Jacuá, gerente de avaliações da Luppa, encerrou a 8ª edição da Jornada Edu online compartilhando sua experiência como educador. Sua transmissão foi, inclusive, feita em uma escola que leciona.
Um dos pontos principais discutidos pelo professor é o planejamento do currículo. Para ele, é necessário que o currículo esteja sintonizado com a forma de avaliar da escola.
“Não adianta ter um belo currículo se na hora da verificação, a avaliação não é bem organizada e dialoga com esses processos.”
A avaliação é o que garante o processo de aprendizagem. Mas, isso não significa que devemos continuar no mesmo modelo avaliativo de provas em que os alunos estudam em casa, sentam em fileira, escrevem em silêncio.
Jacuá defende que o aluno precisa saber qual é o objetivo daquela avaliação. Isso significa que o professor deve explicar as questões? Sim, o estudante deve entender o que será testado e porque aquilo se relaciona com o seu aprendizado.
O famoso “vai cair na prova?” pode ter ressignificado. Os professores não precisam achar que estão entregando o conteúdo de bandeja para os estudantes, mas sim guiando seus passos para aplicação daquele conteúdo na sua vida.
Sobre Débora Garofalo
Professora há 16 anos, é idealizadora do trabalho de Robótica com Sucata que tornou-se uma política pública. Atualmente é Coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação de SP e integrante da Comissão de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo.
Pelo trabalho realizado na Educação Pública, recebeu diversos prêmios, entre eles: Desafio de Aprendizagem Criativa do MIT 2019, Medalha de Pacificadores da ONU 2019 e é considerada uma 10 melhores Professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize 2019, Nobel da Educação.
Sobre Daniel Jacuá
Graduado em História e mestre em Política Externa pela Universidade Federal Fluminense. É professor de História na Escola Eleva e Gerente de avaliação da Luppa Digital.