E-mail escolar: usar ou não nas escolas?Leitura de 7 minutos

Práticas pedagógicas 15 de julho de 2022

author:

E-mail escolar: usar ou não nas escolas?Leitura de 7 minutos

Como você se comunica com os responsáveis dos seus alunos: e-mail escolar, WhatsApp ou outros?


Bem, é fácil reconhecer que uma boa comunicação está no centro de qualquer grande escola, contribuindo para que ela funcione com eficiência e forneça uma educação de alta qualidade.


Mas o que pode ser um grande desafio é identificar por quais canais de comunicação focar e quando usá-los para alcançar seu público, seja alunos, responsáveis e até mesmo os próprios colaboradores.


Estamos diante de um mundo cada vez mais conectado e a todo momento recebemos informações de todos os lados. Diante disso, é necessário garantir uma comunicação que funcione de forma efetiva e rápida.


Para te ajudar nesse desafio, vamos falar quais são as  ferramentas disponíveis e também dar algumas dicas importantes.


Por que a comunicação escolar é tão importante?


As pessoas mais próximas das crianças são sempre os primeiros professores na sua vida escolar, orientando-as durante seus marcos iniciais de desenvolvimento.


No entanto, colocá-los na escola, pode deixar os pais ou outros responsáveis em desvantagem, pois não serão mais o educador primário. Agora, deixam um pouco dessa responsabilidade para os professores, fator que gerador de insegurança. Além do fator emocional pela distância.


Para que esses sentimentos sejam diminuídos, a comunicação precisa ser eficiente, permitindo o envolvimento de toda a comunidade escolar, bem como, o apoio do que está acontecendo na sala de aula.


Antes de tudo, precisamos dizer que essa comunicação não é apenas para garantir que a lição está sendo feita. É também para que eles participem do programa acadêmico, dos eventos e todos os interesses da criança ou adolescente.


Vale dizer também que uma boa comunicação escolar beneficia professores, já que permite que eles entendam os pontos fortes de uma criança ou adolescente, traços de sua personalidade e a forma de aprendizagem.


Outro ponto importante a ser considerado na comunicação escolar, são as fases educacionais que o aluno passa, pois cada uma delas têm um tipo de controle diferente.


Por exemplo, na Educação Infantil é necessário que os responsáveis sejam mais ativos e participem mais das atividades escolares. 


Já durante o Ensino Médio, o aluno, na adolescência, ganha um pouco mais de autonomia sobre suas responsabilidades e atividades. Aos pais cabe direcionar e acompanhar as informações e comunicações escolares para garantir o cumprimento das suas obrigações financeiras, bem como, do bom desempenho escolar.


Mas como garantir essa comunicação?


Existem muitas opções de ferramentas e canais de comunicação, os quais são usados de maneiras diferentes e, às vezes, ao mesmo tempo.


No entanto, é importante que você saiba como usá-los e compreenda o objetivo e as limitações de cada um. Quando operado corretamente, pais ou responsáveis, funcionários e alunos irão apreciá-lo.


Nesse sentido, listamos aqui alguns deles:


WhatsApp


O uso do WhatsApp tornou-se o mais comum nas escolas, por sua facilidade e rapidez de comunicação.


No entanto, ele não é recomendado para troca de informação entre responsáveis e escolas, principalmente, para envio de boletos ou comunicados.


Por ser uma troca mais instantânea, há maior frequência de contato nessa plataforma e sua mensagem pode ficar perdida em tantas outras do dia a dia.


Por isso, as escolas precisam ser sensíveis à forma como se comunicam com essa ferramenta, pois perdem o controle, estimulam conversas fora do horário pedagógico e dificultam a gestão escolar.


Como controlar os grupos de WhatsApp na escola


E-mail escolar


O e-mail escolar pode parecer um canal de comunicação antigo, mas pode ser bom e fundamental para as escolas.


Isso porque, a maioria das pessoas têm contas de e-mail e isso permite que a escola forneça informações de todos os tipos, em detalhes, se necessário.


Assim, o uso do e-mail escolar pode variar de lembretes, cadastro, boletins informativos e uma variedade de anúncios.


Mas importante, uma escola que usa o e-mail como sua principal fonte de comunicados, por exemplo, acaba competindo com tantos outros e-mails que os responsáveis recebem ao longo do dia. E a informação acaba se perdendo.


Além disso, o e-mail escolar torna a comunicação impessoal, uma vez que a equipe acaba demorando mais tempo na resposta. Assim, um assunto que poderia ser urgente perde-se no meio de tantos outros.


Redes sociais


Cada vez mais populares e nos celulares de todos nós, as redes sociais funcionam mais como um canal de informação do que de comunicação.


Ou seja, requer que você entenda os limites e o ciclo de vida do conteúdo postado nas ferramentas, sendo ela um importante divulgador da escola.


Assim, é possível você mostrar um pouco mais a escola por dentro, além de contribuir para que os responsáveis acompanhem o dia a dia do que está sendo compartilhado.


Importante: você, como gestor ou professor, não deve usar as redes sociais para comunicar sobre assuntos importantes como reuniões ou eventos futuros. Essa não é a funcionalidade dessa ferramenta.


Aplicativos


Os aplicativos móveis estão se tornando um método muito popular para as escolas se comunicarem. Eles podem tornar mais eficientes o acesso às informações comuns, como alertas, calendários, agendas, notícias, entre outros.


Além disso, podem simplificar a integração de outros recursos de telefone, e-mail escolar e mensagens de texto, tornando-o ainda mais útil.


Outro ponto importante são os benefícios que os aplicativos trazem aos usuários, as notificações push, envio de boletos, tarefas, segmentação das notificações para um público específico.


Com a Agenda Edu, por exemplo, além das vantagens acima, o gestor pode acompanhar o engajamento de toda a comunidade escolar, sabendo quem leu os comunicados, visualizar o histórico, ter a segurança de que todos receberam e muitos mais.


No geral, devemos dizer que manter-se atualizado com as tendências de comunicação é fundamental para as escolas.


Afinal, você não precisa utilizar somente o e-mail escolar, há diversas outras ferramentas que podem integrar sua comunicação e torná-la ainda mais eficiente.


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *