Danielle Gonzaga
Pedagoga e assessora de Implantação da Agenda Edu
Que o ano de 2022 será repleto de mudanças todos sabemos, e o campo educacional, reflexo da sociedade, não sairá ileso dessa série de transformações. Pensando nisso, separamos um espaço para tratar sobre o assunto do momento: o Novo Ensino Médio, principalmente as disciplinas eletivas.
A reestruturação tem por objetivo ampliar o tempo mínimo do estudante na escola de 800 para 1,000 horas anuais (até 2022) e definir uma estrutura curricular mais flexível e aberta e que seja definida pelos próprios estudantes, a partir do foco nas áreas de conhecimento de maior identificação. Segundo o portal oficial do Ministério da Educação (MEC):
“A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.”
Ainda não entendeu os impactos e estrutura dessa implementação? Corre, pega teu café que já compartilhamos tudo com você! ☕
A construção do Novo Ensino Médio está sendo realizada desde o ano de 2020, com a elaboração dos referenciais curriculares dos estados e Distrito Federal.
No ano de 2021, contamos com a aprovação e homologação desses referenciais junto aos Conselhos de Educação. Nesse período, o foco também esteve na formação dos profissionais da Educação para atuar nesse novo cenário.
Já o período de 2022 a 2024 será destinado à implementação das mudanças nas três séries do Ensino Médio. Segundo o Diário Oficial da União, seguindo o seguinte cronograma:
Itinerários formativos e Novo Ensino Médio: como implementar?
Além das disciplinas obrigatórias, o estudante terá aulas de:
Ufa! Quantas informações para chegar em nosso tópico principal, né? Mas a visão do macro é essencial para compreender como todos os elementos se mesclam para o alcance da autonomia e formação holística dos estudantes que cursam esse ciclo.
Segundo as diretrizes do Novo Ensino Médio, 60% do currículo dos três anos de formação é fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já os 40% compõem a forma flexível da proposta e contemplam as disciplinas eletivas, que podem ser escolhidas pelos alunos conforme seu campo de interesse e que podem ser voltadas à formação técnica e/ou profissional.
Segundo o catálogo de componentes eletivos do estado do Ceará, alguns exemplos de disciplinas são:
Na área de linguagens e suas tecnologias:
Em matemática e suas tecnologias:
Em ciências humanas e aplicadas:
Em ciências da natureza e suas tecnologias:
O objetivo desta oferta é ampliar o leque de possibilidades dos estudantes, que podem aprofundar seus saberes e experimentar áreas diversificadas, tornando a aprendizagem mais significativa, além de favorecer o protagonismo discente.
Agora que você já sabe o que são as disciplinas eletivas, é essencial saber o passo a passo para sua efetivação.
1.Passe a bola para as crianças: Não esqueça que toda e qualquer transformação realizada neste ciclo irá afetar diretamente a rotina das crianças. Por isso, crie espaços para a explanação do tema e um ambiente favorável para a troca de feedbacks e tira dúvidas;
2. Considere o Projeto Político Pedagógico da instituição: Lembre-se de que as disciplinas eletivas devem estar diretamente conectadas ao grupo de interesses dos estudantes e sua realidade. O princípio norteador para a elaboração das eletivas é: conheça as demandas dos jovens;
3. Lembre-se da duração: as eletivas tem duração de um semestre;
4. Não esqueça de orientar e disponibilizar profissionais da escola para a orientação dessas escolhas: os estudantes estão em um processo de intensas mudanças e precisam do apoio necessário para uma tomada de decisão assertiva. É de suma importância ressaltar para sua equipe/parceiros de trabalho a importância da sensibilidade e escuta ativa ao lidar com os discentes nessa nova etapa.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a temática, que tal compartilhar dicas de implementação com seus colegas educadores? Deixe aqui seu comentário e vamos criar uma rede de trocas de saberes e experiências. ?
Fontes:
Governo do Estado do Ceará – Catálogo
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…