Como abordar o carnaval em sala de aula de forma divertida e educativaLeitura de 2 minutos
O carnaval é uma das datas folclóricas mais importantes no calendário dos brasileiros. A festa acontece em todo o país, e cada localidade, prevalece um tipo característico. Mas, e o carnaval em sala de aula? Como transformar o carnaval em uma atividade, não só divertida, como também educativa, sem prejudicar o aprendizado do aluno?
Muitas escolas já abordam a festa como conteúdo para sala de aula, e não apenas como um momento de descontração para os alunos. “O carnaval é um conteúdo de aprendizagem como qualquer outro, faz parte do currículo.”
Existem diversos temas que podem ser abordados nesse período, são muitas as manifestações da cultura popular brasileira que podem ocupar as salas de aula. Associadas ao conteúdo escolar, essas atividades mostram para os alunos valores culturais e históricos do Brasil que vão muito além do carnaval mostrado na TV.
Confira algumas dicas de como transformar o carnaval em sala de sala de aula em conteúdo educativo:
Abordar os aspectos históricos do carnaval em sala de aula
O carnaval diz muito sobre a história do Brasil e da antiga sociedade europeia. E todo esse contexto histórico que envolve escravos, portugueses, entre outros temas podem ser incorporados em sala de aula e transmitido aos alunos.
Tratar das diferenças culturais
As diferenças culturais é um ótimo tema para ser tratado neste período, afinal, o carnaval existe no mundo todo? Como é a festa ao redor do mundo? Como é a festa no Brasil? Mais uma dica de como abordar o tema.
Veja também “Como aproveitar o evento da Copa do Mundo na escola”.
Abordagem interdisciplinar
Existe toda uma indústria por trás do carnaval que poucas pessoas abordam e pode ser tratado em qualquer disciplina, como por exemplo, é possível calcular os gastos de uma escola de samba na disciplina de matemática, além de trabalhos de colagem, literatura, entre outros.
Envolver a família nas atividades
O período do carnaval é bastante propício para promover uma maior aproximação da escola e da família. A presença dos responsáveis na escola, ajuda no processo de aprendizagem dos estudantes. Nada como convidá-los para visitar a escola.