História de sucesso: Escola Brasinha e Colégio LyonLeitura de 4 minutos
Embasada em uma filosofia humanista de trabalho, a Escola Brasinha foi fundada há 40 anos, em Campinas – SP, focada em atender os anos iniciais, com berçário e Educação Infantil.
Ao oferecer um ensino diferenciado e de qualidade, foi a natural a expansão e, 20 anos depois, foi fundado o Colégio Lyon para atender alunos do Ensino Fundamental e Médio. Hoje, são mais de 850 alunos que crescem e se desenvolvem nesses dois ambientes.
Observando como as tecnologias estão mudando o mundo e impactando direto a vida das crianças e adolescentes, foi inevitável repensar maneiras de alinhar inovação e ensino. O primeiro passo foi começar a utilizar aparatos tecnológicos que pudessem enriquecer ainda mais a experiência em sala de aula.
Os alunos foram incentivados a utilizar tablets para pesquisa e apresentação de trabalhos, com o acompanhamento dos professores.
Por isso, há 4 anos, quando uma das mães apresentou para a direção da escola a Agenda Edu, a ideia foi bastante atrativa para toda a equipe. Nenhuma escola na região usava agenda digital, mas isso não era um problema para a Escola Brasinha, que tem a inovação em sua essência. O pioneirismo aconteceu naturalmente.
Mas, é claro, essa decisão não foi tomada sozinha. Foi feita uma pesquisa com todos os responsáveis, que se mostraram receptivos à novidade. A ideia, inicialmente, era usar a Agenda Edu somente na Escola Brasinha, para os primeiros anos. Mas a utilização no Colégio Lyon foi inevitável. Segundo Thiara Saragiotto, Diretora Geral:
“Conforme as crianças foram passando de ano, a Agenda Edu foi acompanhando, do berçário à Educação Infantil. Só que, quando essas crianças entraram no Fundamental I e foram transferidas para o Colégio Lyon, os pais não queriam mais voltar para a agenda de papel. Quem já tem contato com a Agenda Edu não quer mais perder“.
O processo de implantação foi bem simples e direto ao ponto: Com a mudança de ano, a escola largou a agenda de papel e assumiu 100% a Agenda Edu.
Como os responsáveis já tinham participado da pesquisa, houve poucos questionamentos. “Tivemos 90% de aprovação logo de cara e com o tempo os 10% restantes se adaptaram. Tínhamos certeza que ninguém ficaria sem utilizar a agenda digital“, conta Thiara.
Já dentro da escola, a resistência também foi muito baixa, até mesmo dos professores mais velhos, pois todos já tinham passado pelo processo de implantação dos tablets nas salas de aula no ano anterior e estavam mais adaptados à tecnologia.
Os números do uso da Agenda Edu somente no período letivo de 2018 impressionam:
A comunicação rápida, fácil e segura é a grande vantagem nesse processo. Thiara reforça:
“Antes, quando a criança ficava doente, era sempre complicado. Hoje está tudo registrado, a gente não corre o risco de errar na medicação. Autorizações que muitas vezes aconteciam por telefone agora ficam registradas, trazendo segurança para todos. Mas o que os responsáveis mais gostam é o envio de fotos em tempo real, principalmente para as crianças que estão em adaptação. Essa tranquilidade não tem preço“.
Hoje, na hora da matrícula, os responsáveis já instalam a Agenda Edu com a ajuda da secretária. A Escola também já começou a usar o EduGo, para controle de entrada e saída da escola.
Quer ter uma história de sucesso como a da Escola Brasinha e Colégio Lyon? Venha para a Agenda Edu, revolucione a sua comunicação e construa laços cada vez mais fortes entre todos os atores envolvidos na jornada educacional.