20 de maio é o dia do pedagogo?
Mas não é o dia 15 de outubro?
Pedagogo é a mesma coisa que professor, certo?
(…)
Meio certo… talvez até mais do que meio, mas não completamente, pois nem todo pedagogo é professor, assim como nem todo professor é pedagogo.
Uma boa parte dos que estudam pedagogia se fazem professores, já outra se faz de formas variadas, mas ambas estão ligadas por um ideal: desenvolvimento de pessoas através da aprendizagem.
Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua
Existem pedagogos e pedagogas em salas de aula da educação infantil, do fundamental 1, mas também das faculdades, dos ambientes de formação profissional, dos espaços de pesquisa, dos hospitais e clínicas. O dicionário define pedagogia como “ciência que trata da educação dos jovens, que estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento como um todo”.
Gosto da parte “desenvolvimento como um todo”. Isso indica integralidade, pois não há como desenvolver uma parte sem influenciar outras. Os pedagogos e pedagogas sabem bem isso.
Me fez pedagogo pelo interesse de entender sobre os processos ligados a aprendizagem. A Universidade me deu um pouco disso, mas foi na escola, nos livros, nos encontros, nas experiências, nas conversas com professores, alunos, pais e gestores que me encantei com o ser pedagogo.
Descobri que a arte de conduzir pessoas para o aprender não está tão ligada ao conhecer (ao que sei), mas ao motivar, ao potencializar o que o outro tem e fazê-lo acreditar que pode chegar. Nesse sentido, pedagogos (e professores) são doadores de possibilidades. É isso que fazemos todos os dias ao exercemos nossa pedagogia.
Compartilhe suas experiências, dicas e dúvidas com educadores de todo o país no Fórum da Agenda Edu.
Meus caros companheiros pedagogos, companheiros de Jornada da Educação, venho aqui lhes entregar meu abraço por meio dessas palavras, na esperança de que elas digam que você não é apenas o “tio” ou a “tia” das crianças, mas que (talvez) a partir daí você é o cientista da educação.
Em você pulsa uma paixão arrebatadora por mostrar a cada criança, jovem ou adulto suas possibilidades, mas também pulsa o conhecimento científico que precisa ser respeitado e ouvido. Dito isto, não permita (não mais) que sua formação e posição seja minimizada ou desconsiderada. Não baixe a cabeça quando dentro dela existe muito para ser dito e defendido.
Continue firme na sua jornada, engajando pessoas em um compromisso perene com a descoberta e o desenvolvimento. Que ela seja repleta de significados para você e para os que você conduzir. Que seja marcada por histórias repletas de conquistas e superações.
Nessa jornada da educação a recompensa não é o que nos aguarda ao final ou mesmo o que alguém pode nos oferecer. A recompensa é a própria jornada. Portanto, viva intensamente!
Vida longa à Jornada.
Vida longa ao pedagogo.
Vida longa à pedagoga.
Saiba mais sobre o Dia do Pedagogo e regulamentação da profissão
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…