Sua escola ainda não começou a pensar na campanha de matrícula? Na Jornada Edu online, o especialista Christian Coelho trouxe o passo a passo para criar estratégias efetivas.
Convidamos o CEO do Grupo Rabbit para dividir sua experiência e ajudar sua escola com as melhores dicas. Esse foi o primeiro painel da trilha Comunicação e Marketing, que foi seguido pelo Financeiro e Jurídico.
Neste ano, a Jornada Edu está com um novo formato. São 3 eventos de um dia ao longo do ano e um grande evento ao final para encerrar com muita bagagem. A segunda edição trouxe conteúdos voltados para os desafios dos gestores de escola com 4 horas de muito aprendizado.
Se você não conseguiu acompanhar, não se preocupe! O evento está disponível na íntegra e separamos a primeira palestra:
Você também pode conferir os melhores momentos:
Segundo Christian, o ideal é começar a se preparar agora, em junho e julho, para lançar a campanha em setembro. Mas por onde devemos começar?
O primeiro passo é definir o seu budget, ou seja, o orçamento de quanto é possível gastar e, principalmente, quanto se deve gastar. A dica do especialista é utilizar de 5% a 10% do faturamento da escola e distribuir a verba em 60% para mídia, 20% para ferramentas e 20% para a equipe.
Definindo o seu budget, é importante criar uma planilha de mês a mês para saber detalhadamente quanto usar de mídia, tecnologia e mão de obra. Você pode e deve mudar e adaptar o valor ao longo do tempo.
Jornada Edu online: LIV fala sobre o socioemocional na escola
Com o orçamento definido e bem distribuído no seu planejamento, o próximo passo é definir o público-alvo. É bastante importante entender com quem a sua escola está falando e quem é seu cliente ideal.
“Com o marketing digital, definir o público-alvo ficou ainda mais certeiro. É possível definir o prospect para fazer uma campanha barata e eficiente. A definição é feita pela análise demográfica e socioeconômica do cliente em potencial.”
Confira as dicas do Christian Coelho para traçar o público:
Para criar uma campanha, é preciso ter um mote, mostrar quais são os diferenciais da escola. Cada escola tem qualidades diferentes e nunca uma proposta pedagógica é igual a outra.
Mas, como encontrar esse mote que fale sobre a essência da sua escola? A dica de ouro do Christian é fazer um brainstorm com a equipe pedagógica, já que eles entendem melhor do que ninguém o coração da instituição.
Depois, o especialista indica criar um media planner organizer, ou seja, um calendário de divulgação com divisão de responsável, conteúdo, horário e detalhando semana a semana.
“Setembro a março foi o período no ano passado de principal sazonalidade. Esse ano atrasou um pouco, as escolas perceberam que aconteceram muitas matrículas e volta de alunos em março, já que as aulas também voltaram. Neste ano, como vai se comportar o mercado? Vai atrasar menos, a procura já começou forte para a Educação Infantil, mas vai aumentar e normalizar em setembro e outubro, e nos outros segmentos em janeiro e fevereiro.”
Existem infinitas possibilidades para divulgação da sua campanha de matrícula. Algumas dicas do Christian são postar notícias no blog, enviar emails, trocar o catálogo de fotos por mês, indicar amigos na Agenda Edu e fazer webinar.
Uma maneira mais fácil de definir os seus canais é dividido em outbound marketing (divulgação offline) e inbound marketing (divulgação online).
Lembre-se que também existe vida fora da internet. É possível investir offline com cartaz, anúncio, banner na porta da escola e até mesmo outdoor. Isso depende bastante da região, não tem uma regra específica. Observe o comportamento dos seus concorrentes locais.
Já na internet, é possível usar diversos canais, fazer check-list no site, criar landing pages de captura com questionários para a pessoa preencher, fazer investimento em mídia paga e apostar nas redes sociais.
O importante é montar o seu planner e seguir, é preciso ter constância e periodicidade.
Confira os melhores momentos da primeira edição
Entrevista com Gustavo Wigman
Roda de conversa: mantenha a equipe aberta para inovação
Entrevista com Helena Singer
Roda de conversa com professor e aluno
Algumas ferramentas indicadas pelo Christian Coelho são o Mlabs para gerenciar as redes sociais e o Google Analytics para acompanhar a performance do site de forma mais aprofundada.
“Não esqueça que o atendimento virtual vai perdurar por muito tempo, talvez para sempre. Então, eu tenho que ter uma apresentação legal. Algumas regiões ainda não voltaram para o presencial, algumas famílias ainda não foram vacinadas, por isso é importante montar a apresentação com power point, conteúdo rápido e curto, fotos ou tour virtual.”
Outras estratégias para otimizar sua campanha de forma virtual é enviar o orçamento por e-mail e fazer a matrícula online por boleto ou utilizando uma solução de pagamentos como o EduPay.
“Agora é só captar esse aluno, efetivar a matrícula e voltar a crescer. Esse é o ano da retomada e do crescimento das instituições de ensino”, finaliza Christian.
Presidente do Grupo Rabbit Educação, holding com 20 anos de experiência, destaca-se por ser o maior grupo especializado no mercado educacional, é a única que introduz serviços integrados de gestão, marketing, coaching, pesquisa, recursos humanos, internet, atendimento, propaganda e eventos.
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