Cantina escolar: como se preparar para a retomadaLeitura de 5 minutos

Gestão escolar 21 de agosto de 2020
Ilustração da cantina escolar digital com colaborador de máscara entregando lanche para uma aluna

author:

Cantina escolar: como se preparar para a retomadaLeitura de 5 minutos

A alimentação na escola sempre foi tema de preocupação para educadores e responsáveis. Agora, com o retorno das aulas com fortes protocolos de segurança, a cantina escolar precisa redobrar os cuidados. 


A maior preocupação das famílias na retomada é a segurança e saúde dos alunos. As novas medidas devem contemplar não somente a sala de aula, mas também os entornos e todos os ambientes, como laboratórios, biblioteca, refeitórios e cantinas. 


Como as escolas podem organizar as filas, transações e evitar aglomerações durante o intervalo? Continue a leitura para conferir dicas exclusivas. 



O que você vai encontrar neste artigo?


Novos protocolos de segurança

Cantina escolar digital

Cuidados com a alimentação


Novos protocolos de segurança


Para garantir a segurança dos alunos na volta às aulas presenciais, a escola deve seguir vários protocolos determinados pelos órgãos de saúde e sempre priorizar o bem estar de toda a comunidade escolar. 


Na alimentação, não é diferente. É necessário reorganizar o espaço, os processos e comunicar de forma clara todas as mudanças e obrigações para as famílias, alunos, colaboradores e fornecedores. 


Pesquisa de retomada das aulas: como as escolas estão se preparando


Protocolos no refeitório e cantina escolar


As medidas de segurança de todos os ambientes de alimentação são similares e devem ter como objetivo a limpeza e manipulação correta de alimentos e materiais, assim como o distanciamento social. 


Confira algumas recomendações:


  1. Os colaboradores devem usar máscara, protetor facial, luvas descartáveis, touca e avental para manipular alimentos
  2. As mercadorias devem ser recebidas com os mesmos materiais e respeitando uma distância mínima de 1,5 metro dos entregadores
  3. Utilizar uma área separada para desinfetar frutas, legumes e verduras
  4. Disponibilizar uma pia exclusiva para lavagem das mãos dentro da cozinha, o que já é estipulado na legislação 
  5. Evitar manter estoques muito cheios para garantir maior rotatividade dos alimentos
  6. Aumentar o espaço para que os colaboradores mantenham distância entre si
  7. Colocar divisórias de acrílico entre as mesas
  8. Desativar a opção de self-service no refeitório 

A escola também pode recomendar que os lanches sejam feitos na sala de aula para evitar a aglomeração de alunos no pátio e em outros ambientes. Também é interessante estipular novos horários de intervalo para intercalar as turmas. 


Como o mundo está se preparando para a volta às aulas presenciais


Cantina escolar digital


Na cantina escolar, uma das maiores preocupações é com as grandes filas que sempre se formam para comprar e receber lanches. Mesmo revezando o horário das turmas, ainda assim é difícil controlar esse fluxo. 


Facilite todo o processo da sua cantina com EduMenu, nova solução digital da Agenda Edu. Os alunos e responsáveis escolhem a sua comida no aplicativo, fazem o pagamento digital e recebem só na hora marcada. 


Hora do lanche prática e segura


Com EduMenu, a escola tem muito mais facilidade até na hora do lanche. Aproveite um sistema 100% digital e elimine todas as filas, evite aglomerações e até mesmo o contato com dinheiro físico ou fichas de papel. 


O pedido pode ser feito antes do intervalo e programado para ser recebido no melhor horário. Os colaboradores recebem o aviso na plataforma, separam, embalam e entregam somente na hora marcada. 


Quer revolucionar a sua cantina? Experimente EduMenu na sua escola


Cuidados com a alimentação


Utilizando EduMenu, os responsáveis também podem escolher, pagar e acompanhar todo o processo. Com mais tranquilidade, a família tem melhor visibilidade sobre a alimentação escolar e a rotina dos alunos. 


A qualidade das refeições é uma preocupação constante dos pais, que preferem evitar alimentos industrializados e dar preferência a comidas ricas em nutrientes. 

Ilustração do guia de volta às aulas com botão pata baixar agora

Cardápio digital


Nas escolas que oferecem período integral, também existe a preocupação em assegurar a qualidade dos alimentos. Além de seguir os protocolos de segurança já informados, é importante permitir que os responsáveis acompanhem o que os alunos estão comendo. 


Com uma agenda digital, a comunicação é simples e eficaz. Na Agenda Edu, você pode usar a funcionalidade Cardápio para informar cada refeição, criar cardápios diferentes e adiantar a programação semanal. 


Saiba como levar a alimentação infantil da escola para casa


Os responsáveis visualizam diretamente no app com facilidade. A escola pode até mesmo criar cardápios para turmas que continuam no ensino remoto para ajudar os pais a darem continuidade na alimentação saudável dos alunos. O importante é manter a rotina escolar! 



Quer experimentar Agenda Edu na sua escola? Clique aqui e aproveite condições especiais.


banner curso sua escola pronta para a retomada
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *