Como fazer uma campanha de rematrícula na retomadaLeitura de 6 minutos

Gestão escolar 14 de agosto de 2020
Campanha de rematrícula sendo planejada com papéis, tablet e celular mostrando gráficos

author:

Como fazer uma campanha de rematrícula na retomadaLeitura de 6 minutos

No Brasil, várias escolas já reabriram as portas e muitas outras estão se preparando para o retorno das aulas presenciais. Um dos próximos grandes desafios é saber como fazer uma campanha de rematrícula em tempos de crise


A pandemia do coronavírus trouxe muitas dificuldades para o setor educacional e um dos maiores foi a crescente taxa de cancelamento de matrículas e aumento da inadimplência. Por isso, é tão importante se planejar para o retorno. 



O que você vai encontrar neste artigo?


Campanha de rematrícula na crise


Como começar sua campanha de rematrícula

História de sucesso



Campanha de rematrícula na crise


Todos os anos, é indispensável fazer um planejamento prévio para a época de rematrícula. Neste momento, é ainda mais necessário ter um olhar atento para garantir a saúde financeira da sua escola. 

Na pesquisa de retomada da Agenda Edu, aproximadamente 30% das centenas de escolas pesquisadas responderam que sua taxa de cancelamento foi igual ou maior que 40%. 


Foram registradas até mesmo escolas que perderam 90% dos seus alunos. Além disso, é comum ouvir relatos de colégios menores, principalmente de Educação Infantil, que não resistiram à crise e precisaram fechar as suas portas. 


Confira o resultado completo da pesquisa de retomada


Esse resultado mostra a importância de pensar na sua escola como um negócio de forma inteligente e se planejar com bastante antecedência para evitar a evasão escolar, fazendo uma campanha de rematrícula de sucesso com benefícios para as famílias. 


Como começar sua campanha de rematrícula


Antes de iniciar, lembre-se que a campanha deve ser trabalhada durante todo o ano. Algumas maneiras de fazer isso é investir em um bom relacionamento com os responsáveis para mostrar o valor do seu serviço. 


Rematrícula escolar e inadimplência: como gerir na crise


A melhor forma de conseguir alcançar essa relação é sabendo se comunicar com eficiência. Também é importante oferecer pagamentos simplificados e digitais para facilitar a rotina das famílias. 


Ao planejar sua campanha de rematrícula, lembre-se da importância de se adiantar e oferecer boas condições de pagamento, além de descontos estratégicos. Assim, os responsáveis se sentem beneficiados e a escola consegue reter um número maior de alunos. 

Baixe agora o infográfico com 12 perguntas sobre a volta às aulas

Simplifique os pagamentos e diminua a inadimplência


Com a Agenda Edu, a sua escola pode utilizar o EduPay para facilitar o sistema de pagamentos e cobranças. Ao invés de utilizar processos demorados e burocráticos, faça uma cobrança na palma da sua mão.


Os responsáveis pagam de forma simples e segura com um clique, além de poder usar boleto ou cartão de crédito. Assim, sua escola também consegue renegociar dívidas, controlando melhor o fluxo, e as famílias podem parcelar no cartão, o que ajuda a diminuir a inadimplência. 


Sem filas, sem exposição e sem contato com dinheiro. É tudo dentro do aplicativo escolar que já faz parte da rotina da família. Além disso, o EduPay faz cobranças automáticas e evita o esquecimento. 


Dicas para usar EduPay na cobrança das mensalidades escolares em tempos de crise


História de sucesso


Chegou a hora de revolucionar o financeiro da sua escola. A Arte de Educar e CEB, de Imperatriz (MA), é um exemplo de que é possível trilhar uma história de sucesso mesmo durante a pandemia. 


Parceira da Agenda Edu desde 2018, a escola começou a usar o EduPay em maio deste ano quando percebeu a dificuldade em manter os alunos e segurar a inadimplência na crise do coronavírus. 


A escola utilizava um sistema de gestão para organizar as mensalidades, mas percebeu a necessidade de implantar uma solução mais prática que permitisse fazer ajustes, como alterar a data de vencimento ou aplicar descontos sem pagar cada vez mais taxas.


Conheça também a escola que diminui 98% o atraso nos pagamentos de mensalidade


No período de crise, é ainda mais importante negociar com as famílias e ser flexível ao aplicar descontos para reter alunos e conquistar a sua confiança. Afinal, lembre-se que os responsáveis também podem estar passando por um momento turbulento para pagar as contas. 


Por que escolher o EduPay?


A gestão escolar da Arte de Educar e CEB queria ter a possibilidade de emitir várias cobranças e também poder editar as que já foram criadas. Com o EduPay, é possível fazer essas mudanças sem nenhum custo adicional, diferente dos métodos tradicionais. 


Antes, eles pagavam taxas para qualquer alteração em um processo demorado. Já com o EduPay, as alterações são feitas rapidamente. Por não atuar com liquidez, é possível decidir se a escola vai ou não absorver o valor da taxa. 


Praticidade e agilidade nas cobranças


A escola também foi conquistada pelas cobranças automáticas. Você também sofre ao esperar as cobranças serem emitidas, depois direcionadas ao banco para serem registrada e ainda esperar até 24h?


A Arte de Educar e CEB não se preocupa mais com isso. O EduPay faz todo o processo automático e os responsáveis podem efetuar o pagamento segundos após a cobrança ser aprovada pela escola. 


Veja como é fácil fazer todo o processo de cobrança em 30 minutos


Simples e fácil de usar


Tanto para a escola como para as famílias, tudo fica mais fácil. O EduPay foi criado para simplificar. O setor financeiro pode repassar demandas agilmente, como envio de cobranças e acompanhamento de pagamentos. 


Não é preciso ser um especialista, a plataforma mostra quem foi notificado, quem efetuou o pagamento e quem está devendo. Controle a saúde financeira da escola e comece agora a sua campanha de rematrícula de sucesso! 


Conheça mais sobre o EduPay e experimente!

banner curso sua escola pronta para a retomada
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *