Aproximando alunos e famílias no ensino híbridoLeitura de 7 minutos

Gestão escolar 9 de abril de 2021
Aluna e pai estudando juntos em casa com notebook em aula online

author:

Aproximando alunos e famílias no ensino híbridoLeitura de 7 minutos

A aproximação entre família e escola é essencial para o aprimoramento do resultado dos alunos e na construção da qualidade e do nome da instituição.


Neste artigo, você receberá 4 dicas muito úteis de ações que a sua escola pode fazer para promover uma conexão mais próxima e benéfica com os responsáveis dos estudantes. Confira!


A importância da participação da família na escola


Mesmo antes do ensino híbrido entrar em cena, aproximar pais e responsáveis do aprendizado das crianças já era um desafio dentro das escolas.


Pensando nisso, é preciso focar em estratégias para aproximar famílias dos gestores das escolas, a fim de modificar essa realidade que tem se mostrado tão burocrática e prejudicial ao processo de crescimento e aprendizado dos estudantes.


Aproveite para baixar o Guia prático ‘’Aproximando as famílias da escola durante o Ensino Híbrido’’ e conheça quais são as 6 práticas que escolas ao redor do Brasil estão usando para se aproximar das famílias. 


Benefícios da ligação família e escola


Sabemos que ambas as instituições, educacional e familiar, possuem um objetivo em comum: a formação de indivíduos bem-sucedidos e preparados para enfrentar as complexidades da vida em uma sociedade de forma crítica e reflexiva.


Para modificar essa realidade que tem se mostrado tão burocrática e complexa, o ideal é que haja um entendimento de que as duas são parceiras nessa caminhada e se complementam, cada uma com um papel fundamental na jornada educacional


Benefícios ao aluno


O envolvimento dos responsáveis na rotina escolar proporciona segurança aos educandos, que se sentem acolhidos, encorajados e responsáveis por seus atos, que são observados e valorizados de perto. 


Ao perceber que os pais e os familiares estão interessados em sua rotina de aprendizado e nas experiências que adquire na escola, o estudante se sente protagonista da sua história, ainda em construção, o que, de fato, melhora sua autoestima e estimula seu desenvolvimento.


Como educar crianças protagonistas?


Benefícios a Instituição 


O relacionamento entre a família e a escola tem impacto direto no desenvolvimento dos estudantes, na satisfação das famílias e também na retenção de alunos. 


Além de ajudar a educar as famílias em relação às medidas pedagógicas da escola, uma boa comunicação escolar consegue ser capaz de dar suporte às famílias para que as mesmas orientem os filhos para acessar os materiais de aula e tenham responsabilidade para cumprir o planejamento pedagógico. 


Como consequência, isso faz com que os responsáveis consigam enxergar valor pedagógico nas atividades propostas.


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Como aproximar alunos e famílias no ensino híbrido


4 dicas para tornar alunos e famílias mais próximas a sua escola 


Redes sociais 


Canais eficientes de comunicação entre ambas as partes devem ser estabelecidos, e hoje, graças às tecnologias, essa demanda está cada vez mais acessível.


É interessante que a escola esteja presente nas redes sociais, divulgando suas ações e estabelecendo mais uma forma de se comunicar com os responsáveis. Além disso, é um ótimo canal para prospectar novos clientes.


Além de mandar mensagens nos meios de comunicação oficiais da escola, experimente estar presente nas redes sociais para ouvir responsáveis, pais e alunos e, se sentir mais à vontade, proponha uma interação menos formal.


Palestras e debates 


Focar no desenvolvimento do aluno é um trabalho e um desafio que depende dessa parceria. Quando a família entende seu papel e acredita na proposta da escola, ela contribui garantindo, por exemplo, que os estudantes cumpram regras e orientações do plano de ensino.


Reuniões pontuais 


Procure estabelecer um calendário de reuniões antes do início do ano letivo. Isso servirá para que os pais já fiquem cientes do compromisso no ato da matrícula.


Ao fazer o planejamento das datas e dos horários, leve os seguintes fatores em consideração:


  • nunca marque compromissos entre família e escola em horário comercial. A não ser que, essa seja uma solicitação feita pelos próprios pais ou responsáveis;
  • a diretoria e coordenação pedagógica devem estar presentes nas dependências do colégio e disponível aos pais durante todo o atendimento;
  • planeje a pauta com antecedência e junto aos professores;
  • dê atenção especial aos pais e responsáveis por alunos de inclusão.

Reunião de pais: dicas para um encontro de sucesso


Comunicação simples e rápida


Os pais valorizam o fato de as escolas buscarem alternativas para cativar os alunos, como com propostas educacionais diferentes. Portanto, é interessante que gestores, professores e pais estejam sempre em diálogo para a promoção de soluções de ensino inovadoras.


O jeito de se comunicar evoluiu


Alguns instrumentos antigos, como boletins, agendas de papel e memorandos, que têm a intenção de fazer a família entender a aprendizagem de seus filhos, não parecem mais ser suficientes.  — as famílias precisam de mais visibilidade para perceber genuinamente tudo que a escola faz por elas e seus filhos.


Por isso, a agenda digital é a solução de comunicação mais eficaz, simples e rápida. Com Agenda Edu, a escola se conecta com alunos e responsáveis enviando comunicados, atividades, fotos, mensagens em canais personalizados, fazendo transmissões ao vivo e até mesmo cobranças digitais.


Eduqo


Conversar sobre o desenvolvimento e desempenho dos alunos com as famílias ficou mais produtivo e respaldado, uma vez que, graças a inteligência de dados por trás dos relatórios de engajamento e realização das atividades na plataforma em mãos, tanto a equipe pedagógica quanto as famílias conseguem identificar o que pode ser melhorado.


Mais de 450 escolas confiam na Eduqo para construir e otimizar suas rotinas pedagógicas e projetos de Captação e Fidelização de alunos. Escolas de todos os tipos, tamanhos e de todo o Brasil.


Conheça a Eduqo e deixe sua escola maior, melhor e mais eficiente


2 comentários
  1. Estela Maria

    Obrigada por estar me ajudando a adquirir mais conhecimento principalmente nesta nova etapa da Educação devido a pandemia que é o metado Híbrido pois estou pesquisa pra um Projeto

    • Thais - Agenda Edu

      Que bom que você gostou, Estela! 💜 Aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e receber todas as novidades sobre educação do nosso blog.

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *