5 dicas de relacionamento escolar durante a suspensão das aulasLeitura de 6 minutos
As escolas estão passando por um longo período de adaptação com a suspensão das aulas em prevenção ao coronavírus. Mais do que nunca, o relacionamento escolar deve ser uma das prioridades para continuar se conectando com famílias e alunos e manter a rotina escolar.
Separamos 5 dicas essenciais para ter uma comunicação de sucesso durante a crise e continuar a jornada educacional.
Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua
1. Comece pelos professores
Planejar aulas online, dar suporte de forma remota, orientar à distância, identificar as necessidade de cada aluno e gravar videoaulas não são tarefas fáceis. O fechamento das escolas modificou todo o trabalho dos professores e a sua forma de ensinar.
Os educadores precisam desenvolver novas formas de aprendizagem. Para isso, as escolas e seus gestores devem escutar e compreender as novas dificuldades, como aumento da carga horária em casa, falta de espaço adequado, instabilidade da internet, mudança de planos de aula e distância dos alunos.
As reuniões e conselhos de classe são ainda mais essenciais para que a equipe esteja alinhada e entenda as necessidades de cada um. É necessário entender que esse novo momento deve ser construído juntos: existirão erros e todos vamos aprender com eles para melhorar.
Leia mais: Como os professores podem aproveitar melhor o período de quarentena?
2. Trabalhe a empatia
É importante compreender que todos estão se sentindo inseguros. Os responsáveis estão lidando com a pressão de trabalhar em casa ao mesmo tempo em que precisam auxiliar os filhos e manter a sua rotina escolar durante o dia inteiro. Em outros casos, eles trabalham com serviços essenciais e ao chegar em casa precisam dar um suporte maior para os filhos.
Já para os alunos, existe o medo e a ansiedade com o que está acontecendo com o mundo. As crianças têm dificuldade para entender porque não podem sair de casa e isso influencia no seu desempenho escolar.
O relacionamento escolar da escoladeve compreender que cada aluno tem o seu tempo de aprendizagem e durante o isolamento social este tempo está ainda mais mudado. Monitore o seus avanços, entenda suas dificuldades e crie prazos flexíveis para o contexto de cada família.
3. Esteja presente, mesmo distante
A relação construída dentro da escola vai muito além da sala de aula. Os professores são os grandes guias dos alunos e criam um elo de relacionamento escolar com estudantes e famílias.
Durante a suspensão das aulas, é importante estreitar ainda mais esses laços e lembrar que a escola continua lado a lado da sua comunidade. Continue sendo referência, inspiração e trazendo segurança.
Alguns professores estão enviando vídeos personalizados para os alunos com recados de apoio e carinho. Esse tipo de ação mostra que cada um deles é importante, como a escola sente falta da sua rotina e está pensando no melhor para a educação e bem estar de todos.
4. Tenha suporte psicopedagógico
A escola pode mostrar que está realmente preocupada com a saúde dos seus alunos oferecendo apoio de uma equipe psicopedagógica. É normal existirem momentos de dificuldade durante o isolamento social e tanto alunos quanto responsáveis, professores e gestores precisam de atenção.
Um psicopedagogo pode dar dicas sobre como lidar da melhor forma com a pandemia de coronavírus e ensinar boas práticas. Para entender melhor os problemas que podem estar acontecendo, a escola pode fazer uma pesquisa de clima com famílias e alunos sobre a sua jornada educacional em casa.
Com os resultados, podem ser desenvolvidas ações psicopedagógicas de relacionamento escolar e eventos online com bate-papo e tira-dúvidas com especialistas. Também será possível identificar famílias que estejam precisando de mais atenção e possam ter um acompanhamento individualizado.
5. Conecte-se com uma agenda digital
Utilizando uma agenda digital, a escola vai estar mais conectada com as famílias e alunos para transformar sua rotina escolar. Com a Agenda Edu, professores e gestores têm uma comunicação direta e efetiva para continuar a jornada educacional. Conheça algumas funcionalidades:
Atividades: envio de lições para fazer em casa, conteúdos de estudo e materiais complementares. Os professores também podem gravar videoaulas e enviar o link pela Agenda Edu.
Comunicados: a escola pode enviar informações, dicas e orientações, além de conseguir monitorar quem está acompanhando os comunicados.
Eventos: transmissões ao vivo de aulas para turmas e até mesmo reuniões de pais online. O aplicativo envia lembretes automáticos sobre o evento, evitando o esquecimento em meio à rotina e aumentando o engajamento.
Mensagens: canais personalizados para tirar dúvidas, fazer correções e conversar diretamente com os responsáveis e alunos.
Veja tudo que a Agenda Edu pode fazer pela sua escola durante a suspensão das aulas.
Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros. Saiba mais e solicite na sua escola.