5 passos para ter mais previsibilidade financeira escolar no ano letivoLeitura de 4 minutos
Mais um ano letivo se iniciando e a gestão escolar com aquela velha dúvida: como ter mais previsibilidade financeira escolar?
Embora pareça difícil “prever” o caixa de uma escola, há aspectos importantes de um financeiro escolar para ficar de olho durante todo o ano e, assim, garantir a saúde financeira.
Visto que a previsibilidade financeira permite ao gestor escolar planejar e melhor tomada decisões, selecionamos aqui passos fundamentais para você seguir para alcançar sucesso na sua instituição.
Vamos lá?
Passos para previsibilidade financeira escolar
Conforme mencionado, para uma escola, a previsibilidade financeira é muito importante para o seu sucesso.
Com ela, é possível garantir mais estabilidade, facilidade no planejamento estratégico e investimentos futuros.
Além disso, a escola conquista maior segurança financeira, criando um ambiente confiável para as famílias, educadores e colaboradores, bem como, fortalecendo a reputação da instituição.
Passo 1. Construa um bom contrato de matrícula
Um contrato de matrícula bem elaborado e claro é o primeiro passo fundamental para garantir a previsibilidade financeira escolar.
Este documento não é apenas um acordo formal entre a escola e responsáveis, mas também uma ferramenta que protege os interesses financeiros da instituição.
Por isso, não esqueça que um bom contrato de matrícula deve ter:
- Clareza e transparência
- Cláusulas que garantam a efetivação dos pagamentos das mensalidades
- Destaque para as obrigações e responsabilidades
Em Fazer direito para não dar errado: alertas jurídicos para contratos escolares falamos um pouco mais sobre isso.
Passo 2. Saiba cobrar e tenha uma régua de cobrança
Sua escola precisa aprender a cobrar. Para isso, precisa ações estratégicas e organizadas para garantir que as mensalidades sejam pagas em dia.
Desse modo, ter uma régua de cobrança tornará esse processo muito mais fácil e efetivo, ajudando a determinar quando e como a escola entrará em contato com as famílias sobre os pagamentos atrasados, bem como quais ações serão tomadas se o pagamento não for recebido após vários lembretes.
A tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de cobranças. Ao automatizar lembretes no SuperApp da educação, por exemplo, a escola garante que os responsáveis não esqueçam o pagamento da mensalidade, o que contribui na redução da inadimplência.
Passo 3. Negocie com as famílias inadimplentes
O terceiro passo para ter uma previsibilidade financeira escolar durante o ano todo é lidar de maneira efetiva com as famílias inadimplentes.
Isso requer uma abordagem sensível, mas firme, para resolver os problemas de pagamento sem prejudicar o relacionamento com as famílias.
Por isso, em alguns casos, a negociação é o melhor caminho para que a escola consiga recuperar dívidas.
Com a negociação, você precisa ter uma escuta ativa, procurando compreender os motivos dos atrasos das mensalidades de cada família. E, assim, estabelecer um plano de pagamento, que seja mais acessível e de acordo com as suas necessidades, permitindo que a dívida seja paga de forma mais gerenciável.
5 práticas eficazes para negociar mensalidades escolares em atraso
Passo 4. Ofereça facilidade no pagamento das mensalidades
Esse passo pode parecer óbvio, no entanto, muitas instituições ainda não dão opções de pagamento além do boleto.
E facilitar o processo de pagamento pode incentivar a pontualidade e reduzir a inadimplência.
Ao oferecer várias opções, a escola pode acomodar as preferências e circunstâncias financeiras variadas das famílias. Por isso, você pode e deve ofertar na sua escola várias formas e meios de pagamento, como PIX e cartões de crédito, e até mesmo possibilidades de parcelamento do boleto no cartão de crédito.
Além disso, você pode adotar na sua escola plataforma de pagamentos digitais para facilitar o processo de pagamento de mensalidades, oferecendo segurança e transparência.
Passo 5. Tenha um controle financeiro eficiente
O último passo e não menos importante é ter um controle financeiro eficiente, no qual o gestor acompanha continuamente as finanças da escola, analisa regularmente os resultados financeiros e estabelece metas orçamentárias realistas.
E isso implica monitorar as finanças por meio de um registro detalhado das receitas e despesas, bem como analisá-los periodicamente, buscando os resultados financeiros obtidos pela instituição.
Dessa forma, você identificar tendências, prever futuras necessidades financeiras e avaliar a saúde financeira da escola.
Diante de tudo o que falamos aqui, você consegue perceber que ter previsibilidade financeira na gestão escolar é fundamental para o seu bom funcionamento.
E que para isso, é necessário seguir passos importantes que levam você a garantir um melhor controle das finanças ao longo do ano letivo, proporcionando mais estabilidade e segurança para a escola.