Escolas do futuro: como a tecnologia prepara os alunosLeitura de 8 minutos
A tecnologia tem impactado quase todos os aspectos da vida hoje, e na educação não é exceção, mudando conceitos de escolas do futuro. Isso porque, nas salas de aula, vemos constantemente alunos segurando seus smartphones e reproduzindo o que viram nas mídias sociais digitais.
Podemos dizer que estamos diante de uma nova realidade, a qual torna mais difícil manter os alunos interessados no ensino “tradicional” e desperta novos interesses profissionais, que muitas vezes não depende de uma graduação.
Tudo isso é um verdadeiro desafio para professores e escolas. Afinal, como preparar os alunos para o futuro tecnológico?
Ou melhor, como a tecnologia prepara alunos e escolas do futuro?
No intuito de ajudar você encontrar essas respostas, aqui vamos conversar sobre os benefícios da tecnologia e como sua escola pode usá-la a seu favor.
Benefícios da tecnologia nas escolas do futuro
Quando pensamos na tecnologia nas mãos das crianças e jovens, logo vem à mente o uso das mídias sociais e jogos eletrônicos. Junto com isso, a preocupação com os efeitos nocivos das redes sociais e do cyberbullying na sala de aula é natural.
No entanto, mais do que nunca, a tecnologia auxilia na educação e que devemos considerá-la como importante aliada. Por mais valiosos que sejam os livros didáticos e o ensino tradicional, o aprendizado tecnológico pode preparar os alunos para o que eles enfrentarão como adultos, independentemente de sua profissão.
Embora muitas escolas não estejam preparadas para usá-la, já podemos ver uma crescente no uso para fins educacionais. E, com equilíbrio, há vários benefícios em usar a tecnologia nas escolas do futuro:
✅Gamificação – tornar as aulas mais envolventes é fundamental para o aprendizado, com a tecnologia é possível realizar jogos com os alunos para mantê-los engajados;
✅ Aprendizagem autodirigida – Os alunos agora estão aprendendo em seu próprio ritmo. Se eles precisam estudar um assunto por mais tempo, eles podem. Se eles estão prontos para seguir em frente, eles podem. Para isso, professores, escolas e materiais didáticos dão o suporte necessário, por meio de QR Code, vídeos, PDF, entre outros, para que pesquisas na internet sejam mais efetivas;
✅Colaboração – Professores e alunos podem trabalhar com outras pessoas ao redor do mundo. Seja pelo Google Meet ou vídeos, hoje temos acesso aos profissionais de diversas áreas no mundo todo;
✅Instrução diferenciada – Nem todo aluno pode aprender com palestras ou leitura. Alguns conceitos são difíceis de entender sem interação, portanto, a tecnologia permite que os alunos aprendam de várias maneiras e encontrem o que melhor atende às suas necessidades.
✅ Ensino à distância – A pandemia trouxe a necessidade de usar a tecnologia para complementar o ensino virtual na ausência de aprendizado presencial nas escolas.
Como a tecnologia prepara os alunos para o futuro?
Temos a ideia pré-concebida de que a “escola prepara para a vida” e que a “faculdade prepara o mercado de trabalho”. Mas esquecemos que a educação, não importa a forma que assuma, proporciona a necessidade natural da criança de desenvolver habilidades.
Ainda jovens, nossos cérebros estão desenvolvendo milhares de conexões que ajudam a lidar com o mundo. Essas conexões estão relacionadas à nossa capacidade de resolver problemas, comunicar e colaborar, as quais são usadas ao longo de nossas vidas.
Nesse sentido, a tecnologia é apenas uma ferramenta para ajudar os alunos a adquirir essas habilidades e muitas outras.
Preparar os alunos para o futuro não é fácil. Mas quando a tecnologia é usada de maneira adequada e equilibrada com outras formas de aprendizado pode fazer muito por eles.
Veja a seguir como a tecnologia pode preparar os alunos para o futuro.
Ensina novas habilidades tecnológicas
A tecnologia está em constante avanço. Isso dá origem a novos empregos e indústrias, como codificação e inteligência artificial, por meio de programas especializados que permitem aos alunos explorar esses interesses.
Então, já é possível ver várias escolas ensinando codificação para alunos a partir dos 8 anos. Além de oferecer cursos de Inteligência Artificial, que ajudam alunos a desenvolver novos aplicativos com codificação ou usar aplicativos que permitem aos alunos aprender geometria com quebra-cabeças 3D.
Perceba a colaboração das escolas ao incentivar essas tecnologias, uma vez que farão parte dos empregos no futuro. Assim, está preparando alunos solucionadores de problemas e designers.
Desenvolve habilidades empreendedoras
Assim como a tecnologia avança, cresce também o número de pessoas que desejam ser donas do seu próprio negócio. Os próprios Youtubers já falam disso.
Dessa forma, as escolas do futuro podem dar aos alunos a chance de aprender assuntos fora da sala de aula também. Com o uso da tecnologia, há uma melhor compreensão dos assuntos que eles já estão aprendendo.
Por exemplo, projetos pedagógicos para criação de novos negócios. Os alunos podem criar uma maquete, ou projeto de aplicativos, ou outro empreendimento. Para isso, precisam aprender a criar sites, gerenciar contas e manter uma presença nas mídias sociais que leva a vendas.
Recentemente, o Colégio Nova Dimensão realizou um projeto, o qual alunos do 9º ao 2º ano do Ensino Médio, tiveram que montar uma EdTech que ajudasse a solucionar o problema da educação no Brasil. Durante uma semana, tiveram aulas de design thinking, pitch, metodologia Kanban e contaram com a presença de colaboradores da Agenda Edu.
E ainda, os alunos do projeto vencedor farão um estágio de uma semana em nosso escritório. Muito bom, não mesmo?
Os alunos de hoje precisam saber como aproveitar a tecnologia para o futuro. Mais ainda, poder vivenciar isso bem de perto e perceber que a escola está alinhada com o que ela espera do futuro.
Escolas do futuro dão a oportunidade dos alunos se tornarem inovadores, inventores e donos de empresas.
Escolha de carreira
É fato que os alunos de hoje estão mais bem equipados para aprender e explorar outras opções de carreira – vide influencer e youtubers.
Então, por que não usar isso a favor do seu aprendizado?
Para isso, utilize a tecnologia para o aprendizado como uma habilidade para a vida, por meio de uma aprendizagem ativa.
A aprendizagem ativa é a ferramenta mais eficaz na preparação dos alunos para o local de trabalho, pois envolve atividades como leitura, escrita, discussão e projetos. A aprendizagem baseada em projetos também alcança a “ativação cognitiva”, ajudando eles a chegarem à sua resposta e não na resposta em si.
Ajuda no pensamento crítico
A tecnologia conecta os alunos a ferramentas e recursos, mas devem classificá-los e entendê-los. Isso ajuda-os a desenvolver os hábitos de trabalhar com tarefas de maneiras diferentes e em equipe, aprendendo a lidar com opiniões e ideias diferentes da sua.
Assim, desenvolver atividades que permitam encontrar soluções alternativas e maneiras de fazer as coisas é fundamental para construção do pensamento crítico.
Ensina ter responsabilidade
Grande parte da tecnologia destinada aos alunos é de propriedade da escola, então eles devem saber como cuidar dos dispositivos.
Que tal distribuir um código de conduta e uma lista de consequências pela perda do dispositivo?
Se forem pegos usando mal o dispositivo, podem enfrentar consequências. O uso da tecnologia nas escolas também oferece a oportunidade de aprender sobre ética e cidadania digital.
Essa responsabilidade é uma parte importante da educação e que lhes dará as ferramentas e a compreensão necessárias para a vida e o trabalho online.
Aprende sobre colaboração
Há tantas profissões que exigem colaboração. Isso pode significar se comunicar com uma equipe local de cinco pessoas ou pequenas equipes em todo o mundo. De qualquer forma, a tecnologia promove a colaboração e o pensamento criativo.
Por exemplo, alunos de uma aula de espanhol podem conversar com alunos da Espanha ou da América Latina. Eles podem fazer perguntas uns aos outros em fóruns ou bate-papo por vídeo.
Além disso, podem compartilhar interesses e aprender sobre as culturas uns dos outros. Escolas do futuro ensinam para vida além dos muros da escola e da casa, tornando-os mais empáticos.
Diante de tudo que falamos, é normal questionar: Como a tecnologia mudará a educação no futuro?
Bem, não tem como saber com certeza. Mas, como você pode ver, a tecnologia prepara os alunos para o futuro, de forma que faz eles terem novas perspectivas de vida e de escolha de carreira.
Portanto, cabe às escolas do futuro saberem aumentar o potencial de aprendizagem dos seus alunos, uma vez que a criatividade, resolução de problemas, colaboração e pensamento criativo são habilidades necessárias para o futuro. A tecnologia é apenas uma parte dessa equação.