Demanda escolar: o que priorizar diante da inadimplênciaLeitura de 4 minutos
Combater a inadimplência escolar é um trabalho que demanda esforço constante. Se por um lado a escola deve negociar as mensalidades em atraso, por outro é preciso entender sua demanda escolar e priorizar as indispensáveis para manter a qualidade do ensino.
Cortar gastos acaba sendo uma tarefa necessária para manter o equilíbrio financeiro. Porém, é preciso saber quais demandas escolares são prioridade e precisam ser mantidas para que o padrão da instituição não decaia.
Por isso, no conteúdo de hoje vamos te mostrar 3 áreas que devem ser priorizadas para não atrapalhar a eficiência da educação quando a inadimplência impacta a sua escola. Confira!
Quais demandas escolares são prioridade?
Diante de muitos casos de inadimplência, sua escola pode precisar cortar alguns gastos. Nessa hora é muito importante saber qual demanda escolar é prioridade e precisa ser mantida. Vamos a elas?
1. Comunicação escolar
A comunicação é uma demanda escolar fundamental. Os familiares não passam o dia na escola com os alunos, por isso precisam saber tudo o que acontece e se seu dinheiro está sendo investido da forma como gostariam.
Com responsáveis inadimplentes, a comunicação é ainda mais indispensável. Afinal, se mesmo se comunicando ainda há atrasos, caso a comunicação falhe, recuperar o débito é ainda mais difícil.
Portanto, manter uma boa comunicação com os familiares deve ser uma das prioridades da sua escola a todo momento, principalmente quando o financeiro está sofrendo com inadimplências.
A agenda digital, por exemplo, torna essa demanda escolar muito mais eficiente por permitir comunicar coisas que são difíceis com uma agenda de papel ou burocráticas com o WhatsApp.
Ao se comunicar com os responsáveis e mostrar tudo o que a escola faz contribui para que eles queiram quitar a dívida, pois assim o estudante poderá continuar a usufruir de todos os benefícios que sua escola oferece.
Use a comunicação a favor da imagem da escola, trabalhando também o marketing educacional. Mostrar o valor da educação que sua instituição oferece é capaz de reaver dívidas e manter os responsáveis adimplentes pagando em dia.
2. Educação
A qualidade da educação que sua escola oferece deve ser, sem dúvidas, um pilar quando o assunto é qual demanda escolar priorizar.
Se o padrão da instituição cair, as famílias inadimplentes não terão o mesmo interesse em quitar a dívida e devem ir em busca de outra escola.
Já as famílias adimplentes também ficarão descontentes por acharem injusto pagar por um ensino que está defasado.
Assim, a imagem da sua instituição fica manchada, impossibilitando inclusive a chegada de novos alunos. Tudo isso afeta drástica e negativamente o financeiro da sua escola.
Portanto, priorize demandas escolares que mantêm a qualidade de ensino na sua instituição, como valorização dos professores, laboratórios, livros, equipamentos e dispositivos que melhorem o ensino, entre outras coisas.
3. Combate à inadimplência
Lidar com a inadimplência é difícil, mas deixar de direcionar reforços para essa tarefa pode piorar muito a situação financeira da instituição.
Se a sua escola já possui recursos para combater a inadimplência (como uma ferramenta de cobranças, por exemplo), esse definitivamente é o momento de maior necessidade, não é mesmo?
Afinal, se já complicado lidar com essa demanda escolar, pior ainda sem ajuda.
Por isso, nossa dica é explorar ao máximo o recurso de combate à inadimplência. Procure entender melhor como ele funciona, quais meios são mais eficientes, faça ajustes se necessário, aproveite todo o potencial que o serviço pode oferecer.
Como o EduPay pode ajudar sua escola com a inadimplência?
Nós sabemos o quanto é difícil evitar que a inadimplência escolar prejudique o financeiro da sua instituição e, consequentemente, as demandas escolas que são prioridade.
Pensando nisso, criamos o EduPay, uma solução completa para simplificar a gestão financeira da sua escola.
Com ele, você pode criar régua de cobranças, enviar de lembrentes de vencimentos, receber e controlar pagamentos, e evitar atrasos das mensalidades por esquecimento.
Experimente a tranquilidade de ter uma rotina financeira otimizada, gerando mais comodidade e melhorando a relação com as famílias.