Como melhorar a relação família-escola com a gestão do atendimento do SuperAppLeitura de 5 minutos
A relação família-escola é algo que todo gestor preza e precisa lidar da melhor forma, afinal é pilar fundamental para o desenvolvimento do aluno e para o crescimento da da escola.
Quando há uma comunicação aberta e eficaz, alunos e famílias se sentem mais apoiados e seguros que suas demandas serão atendidas, o que resulta no estreitamento dos laços e na retenção escolar.
No entanto, manter essa relação não é uma tarefa tão simples, demanda tempo, atenção e dedicação de toda a comunidade escolar para que famílias e alunos tenham suas solicitações atendidas.
Então, abrimos espaço aqui para falar mais sobre Gestão de Atendimento nas escolas e como a tecnologia do SuperApp Agenda Edu pode ajudar.
Curioso? Continue a sua leitura que vamos explicar tudo!
O que é gestão de atendimento?
Embora esse seja um conceito amplamente conhecido na área empresarial e de atendimento ao cliente, a gestão do atendimento pode e deve ser aplicada ao ambiente educacional.
E ela refere-se ao conjunto de estratégias e ferramentas usadas para otimizar as interações, abrangendo desde a primeira interação – como uma consulta inicial, informações de pagamentos ou matrículas – até o feedback ao longo da jornada educacional do aluno.
Nesse contexto, realizar a gestão do atendimento na escola:
- Melhora a confiança e satisfação das famílias com a escola
- Aumenta o envolvimento dos responsáveis;
- Oferece apoio ao desempenho acadêmico.
A importância de manter a relação família-escola com um bom atendimento
Conforme já mencionamos, uma boa parceria entre família-escola traz uma série de benefícios para o desenvolvimento dos alunos.
Quando os responsáveis se envolvem ativamente na educação dos alunos, os resultados são notáveis, como melhor desempenho acadêmico, maior autoestima e menos problemas de comportamento.
Além disso, essa boa relação é importante para gerar confiança entre escola e família.
Para isso, a instituição precisa investir em ferramentas que ajudem a evitar possíveis problemas que ao longo do tempo desgastam, como falhas na comunicação de um horário ou envio inadequado de cobrança, ou atendimento mal realizado.
Nesse sentido, um bom atendimento ajuda a garantir que as preocupações e perguntas dos responsáveis e alunos sejam tratadas de maneira eficaz e eficiente.
A importância da comunicação escolar para o bom desempenho do aluno
Como melhorar o atendimento na escola
Antes de continuar a leitura, reflita: como a secretaria e equipe lida com as perguntas e dúvidas das famílias?
Se você responder que…
❌Tem sempre muita gente esperando na fila da secretaria
❌Sempre se perde nas inúmeras mensagens do WhatsApp
❌Não consegue atender várias famílias e algumas esperam por muito tempo
Isso é sinal de que você precisa melhorar o atendimento da sua escola.
Um alinhamento da comunicação é o pontapé inicial para esse processo, visando torná-la assertiva e coerente, a fim de resolver possíveis impasses.
Algumas estratégias e abordagens também podem ser usadas para que gestores escolares melhorem a gestão do seu atendimento
- Personalização do atendimento: reconheça e atenda às necessidades individuais de cada responsável e aluno, oferecendo um atendimento personalizado e adaptado às suas circunstâncias específicas.
- Feedback e avaliação contínua: solicite feedback regularmente e use essas informações para aprimorar constantemente o atendimento oferecido pela escola.
- Promoção de uma cultura de atendimento: envolva toda a comunidade escolar na promoção de uma cultura de atendimento centrada no aluno, onde o bem-estar e o sucesso de cada estudante sejam prioridades.
- Utilização de tecnologia para gestão do atendimento: garanta que nenhuma consulta seja perdida e que todos os problemas sejam resolvidos de forma eficiente.
Gestão de atendimento do SuperApp
Assim como você, gestor, entendemos o valor de um bom atendimento na escola e o quanto isso pode fazer a diferença na relação família-escola.
E como o SuperApp Agenda Edu já é o aliado de muitas escolas para transformar a comunicação, engajamento e pagamentos. Queremos ajudar também a simplificar a gestão do atendimento.
Nossa solução está sempre inovando e buscando melhorias para a rotina da escola, com isso, vamos levar a comunicação a um novo patamar.
Com a Gestão de Atendimento do SuperApp, a escola gerencia solicitações das famílias com mais organização e clareza, dando mais transparência e controle do processo de atendimento.
Além disso, você pode ter um feedback do atendimento da sua escola, onde as famílias e alunos dão uma avaliação da experiência que tiveram.
E tem mais!
Na Gestão de Atendimento do SuperApp, a sua gestão tem acesso a um dashboard para gerenciar vários indicadores, como:
- Números de atendimento por canal;
- Tempo de resposta
- Pesquisa de satisfação
- Entre outros dados importantes para sua gestão.
Assim, fica muito mais fácil e assertivo para sua escola entender como cada setor está lidando com as demandas das famílias e alunos.
Com o SuperApp a sua escola tem todos os benefícios e vantagens para organizar toda a comunicação e simplificar o dia a dia da equipe, já que em nossa Mensageria você tem também toda a gestão do atendimento para:
- Melhorar a eficiência do atendimento;
- Ter maior controle de indicadores e tomada de decisão;
- Criar canais de atendimento de acordo com os setores da escola;
- Elevar a satisfação das famílias com suas demandas atendimento;
- Gerenciamento de tempo de atendimento.
Tudo isso em um só lugar e feito pensando para sua escola estreitar laços e melhorar a relação família-escola.
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