Como comunicar o reajuste das mensalidades para as famíliasLeitura de 5 minutos

Financeiro Escolar 10 de julho de 2024
Como comunicar o reajuste das mensalidades com as famílias

author:

Como comunicar o reajuste das mensalidades para as famíliasLeitura de 5 minutos

Você sabe comunicar o reajuste das mensalidades da sua escola?


Quando se trata de cobrança e pagamentos, o assunto é bastante delicado, principalmente para gestão escolar que precisa manter o bom relacionamento com as famílias.


Mas quando é sobre “aumento”, torna-se mais ainda, pois uma abordagem inadequada pode gerar descontentamento e até perda de alunos. 


É muito importante que a escola saiba como comunicar de forma clara e objetiva o reajuste da mensalidade, de forma que gere confiança e satisfação das famílias.


Pensando nisso, nos próximos tópicos vamos abordar como você pode comunicar os reajustes de forma transparente e eficiente, utilizando o SuperApp Agenda Edu para facilitar este processo.


Como se preparar para o reajuste 


Todo e qualquer reajuste precisa ser muito bem analisado e aplicado, para que a escola tenha argumentos consistentes para comunicar os responsáveis.


Para isso, a instituição deve se preparar realizando um planejamento detalhado que garanta a sua sustentabilidade financeira.


Avalie todas as necessidades da escola, como melhorias na infraestrutura, contratação de novos professores, atualizações tecnológicas, entre outros. Isso ajudará a mostrar para as famílias onde o dinheiro será investido.


Além disso, analise os custos operacionais da escola e considere a inflação e as condições econômicas atuais.


Afinal, esses são fatores que influenciam os custos da escola e a necessidade de reajuste das mensalidades. E as famílias precisam saber disso!


Tem dúvidas de como aplicar o reajuste na sua escola? No artigo abaixo explicamos um pouco mais.


Reajuste de mensalidade escolar: o que saber para cobrar o valor ideal


Outro ponto importante para preparar sua escola para o reajuste das mensalidades, e para as comunicações, é ter materiais explicativos detalhados.


Como assim?


Deixe pronto:


  • Comunicados: de forma clara, objetiva e com todas as informações relevantes, como a justificativa do aumento, os benefícios esperados e o impacto positivo nas operações da escola;
  • Apresentações: crie apresentações visuais (slides, infográficos) para serem usadas em reuniões com as famílias ou enviadas por e-mail.
  • FAQs (Perguntas Frequentes): Prepare uma lista de perguntas frequentes e suas respostas. Isso ajudará a esclarecer dúvidas comuns e a evitar mal-entendidos.

Como comunicar as famílias sobre o reajuste da mensalidade


Para uma boa relação com as famílias o maior aliado é a comunicação transparente.


É necessário que o gestor seja claro e direto ao explicar por que o reajuste é necessário, mostrando detalhes das melhorias e benefícios que as famílias podem esperar, principalmente ao que está relacionado a melhoria da qualidade do ensino.


Antecipar a comunicação do reajuste pode evitar surpresas e permite que as famílias se planejem financeiramente.


Então:


1️⃣Comunique o reajuste com bastante antecedência para que as famílias tenham tempo de se preparar. 

2️⃣Aproveite o momento para sua campanha de rematrículas, oferecendo desconto ou sem reajustes para alunos que se matricularem até determinado período;

3️⃣Escolha um momento apropriado para fazer o anúncio, como antes do início de um novo ano letivo ou semestre. Evite períodos de estresse, como épocas de provas ou festas escolares.

4️⃣Tenha meios de comunicação adequados para o compartilhamento das informações da escola, evitando ruídos ou dúvidas.


Com o SuperApp Agenda Edu pode ajudar nas comunicações


O SuperApp é a solução completa e mais eficaz para sua escola organizar e realizar toda e qualquer comunicação.


Principalmente, aquelas que precisam de muita segurança e transparência, como é o caso da comunicação do reajuste das mensalidades.


O SuperApp tem funcionalidades que facilita a comunicação entre escola e famílias:


✅Utilize “Comunicados” para informar sobre os reajustes


Em tempo real, sua escola tem uma comunicação multicanal, com:


  • Segmentação por unidades, grades e turmas
  • Grupos para comunicação com a equipe escolar

Isso garante que todos recebam a informação de maneira clara e direta.


✅Utilize Canal de Atendimento:

Aproveite o início das comunicações dos reajustes para tirar as dúvidas em um canal de atendimento que possibilita:


  • Gerenciamento das solicitações das famílias e alunos;
  • Avaliação do nível de atendimento de cada solicitação;
  • Gestão do tempo de atendimento por canal e atendente
  • Gestão de atendimento com dashboards para tomada de decisão

Isso garante respostas rápidas e precisas, aumentando a satisfação das famílias e diminuindo possíveis preocupações.


Justificar o reajuste das mensalidades de forma clara e fornecer materiais explicativos podem fazer toda a diferença na aceitação e compreensão das famílias, ajudando na aumento da retenção de alunos.


Para isso, é muito importante que as sua escola utilize ferramentas como o SuperApp Agenda Edu para comunicar o reajuste das mensalidades, melhorando a experiência das famílias e fortalecendo a relação com a escola.


Ah! E no SuperApp você pode simplificar toda a sua jornada de matrículas e rematrículas. Quer saber como? Clique aqui.

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *