Material escolar: 10 dicas para economizarLeitura de 4 minutos
Janeiro chegou e com ele os famosos gastos de início de ano. Porém, responsáveis por crianças e adolescentes possuem um gasto a mais: o material escolar.
As famílias precisam providenciar muitas coisas para garantir a educação dos estudantes, como matrícula e fardamento, por exemplo, mas talvez a mais famosa seja a compra de material escolar, por demandar uma infinidade de itens.
Por isso, nesse conteúdo vamos trazer algumas dicas para ajudar a economizar na compra do material escolar na volta às aulas. Continue lendo!
Como economizar no material escolar na volta às aulas
É longa a lista de itens que as escolas pedem como material escolar, assim como o necessário para que os estudantes possam complementar os estudos em casa também, o que pode acabar gerando um alto custo.
Pensando nisso, trouxemos 10 dicas para ajudar os responsáveis a economizar e a comprar conscientemente o material escolar. Confira!
1. Atenção aos seus direitos
A primeira dica é para que os familiares atentem para os itens que a escola pode e não pode solicitar.
Por exemplo, a escola não pode pedir produtos de uso coletivo, como os de higiene e limpeza, copos e talheres descartáveis.
Também é proibido exigir que o responsável adquira o material na própria escola (com exceção de materiais que não são vendidos no comércio, claro), pois configura venda casada.
O que você precisa saber sobre a proposta pedagógica da escola do seu filho
2. Liste todos os itens antes da compra
Sabendo os itens que a escola pode solicitar, é preciso listar tudo o que será comprado.
Com uma lista em mãos, fica mais fácil organizar e comprar apenas o necessário, evitando, assim, gastos excessivos que estejam fora do orçamento.
3. Veja os materiais que já tem em casa
Lista pronta? Esse é o momento de conferir o que o estudante já possui de material escolar em casa e pode ser reaproveitado. Essa etapa estimula o consumo consciente, inclusive ensina sobre finanças para crianças e adolescentes.
4. Determine um limite para os gastos
Agora que já sabemos tudo o que de fato será preciso comprar, é possível estabelecer um limite de gastos. Ao fazer isso, fica mais fácil organizar e controlar as compras para não acabar em dívidas.
5. Compre em grupo
Muitas lojas oferecem descontos para compras em grandes quantidades. Se possível, reúna-se com outros responsáveis para comprarem o material escolar.
6. Pesquise
Como existem muitas lojas de material escolar e os preços aplicados podem variar bastante, é importante pesquisar e comparar os valores antes de concluir a compra.
No caso dos livros, há ainda a possibilidade de comprá-los usados ou adquirir diretamente com a editora para garantir o melhor preço. Vale a pena tentar!
7. Calculadora em mãos
Além de pesquisar os preços em diferentes lojas, há ainda outro fator que deve ser considerado: pagar à vista ou parcelado.
Pergunte se a loja oferece desconto para pagamento à vista ou se parcela sem juros. Além disso, vale relembrar aqui a dica de comprar junto com outros responsáveis na busca por maiores descontos.
8. Não compre tudo de uma vez
Alguns itens são essenciais logo no início das aulas, porém outros podem esperar um pouco mais para serem comprados quando os preços baixarem após a época de maior procura.
A dica é colocar no topo da lista do material escolar os itens essenciais e deixar mais para o final esses que podem ser adquiridos depois.
9. Antecipe as compras
Os itens de material escolar não costumam mudar muito de um ano para o outro. Produtos de papelaria podem ser comprados em qualquer época e, fora do início do ano costumam estar mais baratos.
Assim como é possível comprar alguns itens não essenciais depois do começo das aulas, você pode também comprar antes que o ano letivo comece e garantir um preço mais em conta, além de menos filas e aglomerações, claro.
10. Guarde dinheiro durante o ano
Se você já sabe que todo início de ano tem os gastos com a volta às aulas, que tal ir economizando para isso um pouquinho todo mês? Já vai ser uma ajuda e tanto quando chegar o momento. Experimente!
E aí, gostou das nossas dicas para economizar na compra do material escolar na volta às aulas? Salve esse conteúdo e envie para outros responsáveis para que todos possam economizar. Até mais!