Educação Infantil: Saiba como adaptar a rotina escolarLeitura de 2 minutos
O primeiro dia na escola nunca foi uma coisa fácil. Não é fácil para os alunos, que chegam em um ambiente novo, diferente e desconhecido. Não é fácil para os responsáveis, que ficam ansiosos e com medo da reação da criança e também não é uma tarefa fácil para os professores, que precisam estar bem preparados para receber os pequenos. A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos responsáveis) para que se acostumem à nova rotina.
“Os primeiros dias de aula das crianças de 2, 3 ou 4 anos que estão vindo pela primeira vez para a escola são um grande desafio para o professor por vários motivos. Ele ainda não sabe o nome de cada um, as famílias estão ansiosas e solicitam atenção especial do docente para os alunos e, em geral, 3 ou mais pequenos choram ao mesmo tempo em sala. Não é brincadeira!” Por isso, é preciso ter um bom planejamento do período de adaptação, e é preciso também, ser pautado em reuniões.
O papel dos responsáveis na adaptação
É normal que os responsáveis se sintam culpados, preocupados e com medo de como será a reação da criança na escola, mas na fase de adaptação, cabe a eles conversar com as crianças e prepará-los para a nova rotina. Os responsáveis devem contar como funciona a escola e como será a convivência com outras crianças. Além do diálogo, é papel dos responsáveis também, se engajar o máximo possível com a escola, fazer parte da rotina escolar do aluno, acompanhá-los.
O papel da escola na adaptação
A escola é representada pela figura do professor, que tem um papel fundamental. Por isso, é preciso que o professor tenha uma boa preparação e entenda os anseios das crianças e dos adultos. Os educadores devem mostrar todas as instalações do ambiente escolar aos pequenos e fazer explicações sobre a escola, fazendo com que os alunos se sintam seguros no novo ambiente. É importante também, que o professor já saiba o nome dos alunos antes do primeiro dia de aula, afinal, muitas vezes é preciso um acompanhamento individual. Informar aos responsáveis sobre a rotina escolar dos pequenos é de extrema importância para qualquer que seja a situação.