BNCC | O que precisamos saber?Leitura de 5 minutos
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o ensino infantil e fundamental, foi aprovada em dezembro de 2017. Para a construção dessa nova base, a discussão durou cerca de quatro anos e foi construída de forma colaborativa desde 2015. A BNCC define quais são as aprendizagens essenciais que todos os alunos têm direito de adquirir ao longo da educação básica.
O documento recebeu mais de 12 milhões de contribuições em todo o país com mais de 9 mil participantes entre professores, gestores, pesquisadores e sociedade civil que participaram de consultas públicas e Seminários estaduais.
Primeiramentem, essas contribuições resultaram em três versões do documento. Agora, o documento aprovado irá se desdobrar em currículos municipais e estaduais, sendo adaptado à realidade de cada escola. Certamente esse processo precisa envolver toda a comunidade.
A BNCC é muito mais detalhada que os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais e pretende ajudar a diminuir as desigualdades educacionais ao garantir para todos os mesmos conhecimentos essenciais.
Nesse sentido, a última versão aprovada propõe desenvolver integralmente o aluno através de competências que vão desde o letramento e o pensamento crítico até a autonomia e empatia. Veja abaixo a lista das 10 competências gerais da Base.
Competências Gerais da BNCC
– Conhecimento
Valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital.
– Pensamento científico, crítico e criativo
Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade.
– Repertório Cultural
Valorizar as diversas manifestações culturais e artísticas.
– Comunicação
Utilizar diferentes linguagens
– Cultura digital
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética.
– Trabalho e projeto de Vida
Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências.
– Argumentação
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.
– Autoconhecimento e Autocuidado
Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar-se.
– Empatia e cooperação
Exercitar empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.
– Responsabilidade e cidadania
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.
Parâmetro ou Base?
Pode haver dúvidas sobre se a BNCC vai zerar o que se faz na educação. E surgirem algumas perguntas como: Teremos que começar tudo outra vez? Já temos os parâmetros curriculares nacional e agora? Se você fez alguma dessas perguntas, a resposta é não. Na verdade um não anula o outro.
O parâmetro não vai deixar de existir, pois ele trabalha a concepção teórica das práticas escolares. Já a BNCC, vai trabalhar habilidades e competências que é preciso desenvolver nos alunos.
Por isso, é importante nos apropriarmos desse documento e olharmos para ele enxergando nele uma evolução na história da educação no Brasil. Com a BNCC é que vamos garantir os direitos de aprendizagem para todas as etapas da vida escolar de nossas crianças.
Significados | BASE
Vamos entender um pouco mais sobre as palavras chaves que estão na BNCC? Fala-se tanto em base, então vamos entender o significado dessa palavra que traz muito sentido ao propósito no qual foi construída.
Base – Dicionário
Substantivo feminino, Sustentação; aquilo que se utiliza como suporte: a base da construção. Princípio; o que define essencialmente alguma coisa.
Tudo precisa de uma base para ficar de pé, não é verdade? Por isso, a base não pode ser fraca, pois o resultado final será comprometido. A ideia da base – dentro do conceito de um documento para educação – partindo do nosso aprofundamento da palavra, tem como significado ser capaz de oferecer as mesmas oportunidades para todos.
Na argumentação de defesa para a BNCC, não se pode continuar oferecendo degraus diferentes para cada brasileiro. Sem dúvida os degraus do conhecimento são infinitos. Mas os primeiros são aqueles que darão fôlego para fazer a diferença. Em suma, é nessa linha de pensamento que uma base nacional comum da educação é tão importante para a nação brasileira.
Upgrade | Educação
A BNCC propõe aprendizagem mais ativa que deixa para trás a “decoreba” e estimula habilidades de investigação, por exemplo. Para isso livros e materiais didáticos devem se adaptar a essa nova proposta e às expectativas de ensino para cada ano da Educação Básica.
Também serão revistas, de forma gradual, a prova Brasil, ENEM e ANA. Isso para dar conta de avaliar essas novas habilidades. A previsão do MEC é que a Base se efetive na sala de aula em 2019. Até lá, as Secretarias de Educação, com apoio do Ministério da Educação, devem realizar a formação dos professores e gestores para levar o documento para escola.
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Uso da Tecnologia na BNCC
Claro que não poderíamos deixar de tocar nesse ponto, não é?! O uso da tecnologia na educação está contemplada no texto de cerca de 400 páginas da BNCC. Ufa! Pois vamos saber então como a Base Nacional vê a inserção das tecnologias para esse novo direcionamento da educação.
Entre as dez competências gerais listadas no documento, o tema tecnologia aparece em dois pontos específicos: A competência 4 que fala das linguagens tecnológicas e digitais e, na competência 5 que trata da utilização das tecnologias de maneira significativa, reflexiva e ética.
Além disso, a tecnologia aparece em várias área do conhecimento como, por exemplo, matemática, que contém o pensamento computacional como uma das habilidades a serem desenvolvidas.
A Tecnologia está contemplada hoje na terceira versão do documento da Base Nacional e, ela tem habilidades em várias áreas do conhecimento que poderão guiar ou dar diretrizes para que as redes de ensino e as escolas construam suas práticas e projetos pedagógicos dentro desse tema.
Saiba mais sobre os benefícios em utilizar a tecnologia na educação.
[Baixe o documento da BNCC na íntegra]
Fontes: MEC | Nova Escola | Porvir