10 dicas de aplicativos educativos para criançasLeitura de 7 minutos

Família na escola 4 de dezembro de 2020
Aluna em sala de aula usando tablet com aplicativo para crianças

author:

10 dicas de aplicativos educativos para criançasLeitura de 7 minutos

Como é a relação dos seus filhos com a tecnologia? Na hora de estudar, é possível se divertir com ajuda de aplicativos para crianças que são educativos e ensinam a usar aparelhos eletrônicos de forma mais responsável. 


Muitas famílias optam por não utilizar TV, tablets e smartphones com seus filhos pequenos, mas muitas vezes a realidade e o dia a dia da vida corrida faz com que os planos mudem e fiquem mais flexíveis. 


Não é preciso se sentir mal por deixar as crianças aproveitarem um pouco de tecnologia, mas vale a pena supervisionar a atividade e o tempo de tela de acordo com a idade. 


Para que servem os aplicativos educativos?


Nos últimos meses, até mesmo as famílias que não permitiam o uso de aparelhos eletrônicos precisaram afrouxar suas regras. Com o ensino remoto emergencial, alunos de todo o país precisaram se adaptar ao modelo de aulas online. 


Para os estudantes da Educação Infantil, esse não foi um período fácil. Da mesma forma, os responsáveis também se viram no papel de educador, auxiliando a escola com as atividades. 


O papel dos pais e responsáveis no uso das tecnologias


Agora, mesmo com as aulas presenciais voltando aos poucos, o ensino híbrido ainda fará parte da nossa realidade. Isso significa que os alunos vão conciliar aulas offline e online. Então, que tal contar com o apoio de aplicativos para as crianças brincarem e aprenderem? 


10 aplicativos educativos para crianças


Para ajudar as famílias a escolher os melhores aplicativos para crianças, separamos uma lista com 10 dos nossos favoritos. Então, prepare-se para anotar e fique atento às opções para todas as idades, gratuitas e pagas e disponíveis para sistema Android e iOS. 


PlayKids


Um dos favoritos das crianças, o app reúne personagens de vários desenhos animados, como Mundo Bita, Turma da Mônica, Show da Luna, Galinha Pintadinha e vários outros. 


O aplicativo é ideal para crianças de 0 a 6 anos de idade e tem vários audiolivros com contos que estimulam a criatividade, imaginação e aprendizado. Os temas são desenvolvidos por especialistas, como literatura, artes, meditação e lógica. 


Disponível para Android e iOS


Arqueólogo – Jurassic Life 


Se o seu filho é apaixonado por dinossauros, esse é um jogo perfeito! No app, as crianças poderão brincar de escavação, encontrar fósseis escondidos e montara esqueletos muito divertidos. 


A plataforma ainda tem imagens de colorir, quebra-cabeças e várias informações com sons específicos que ajudam a desenvolver a cognição


Disponível para Android e iOS


Faz de conta: o que as crianças aprendem com ele?


Brincando com palavras


Para quem adora as músicas da Palavra Cantada, esse é o melhor dos aplicativos para crianças. No jogo, os alunos escolhem as letras para formar palavras enquanto escutam músicas e assistem aos clipes. 


São vários níveis para diversas faixas etárias e muita diversão com as canções educativas da dupla brasileira que encantam pelas letras poéticas para estimular a inteligência das crianças. 


Disponível para Android e iOS


Laboratório da Luna


O desenho animado Show da Luna já é um dos favoritos dos responsáveis e seus filhos, então é fácil entender porque o aplicativo é tão querido! Nele, as crianças assistem vários episódios e brincam com mais de 10 jogos.


Ideal para crianças de 2 a 8 anos, o app tem desenhos para colorir, cantar e brincadeiras interativas para estimular a criatividade, tomada de decisões e bons aprendizados.


Disponível em Android e iOS


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Papumba


O Papumba é uma ótima opção de aplicativos para crianças mais novas, de 2 a 6 anos. Ele traz conteúdos do currículo pré-escolar sobre animais, alfabeto, música, números e até outras línguas. 


Disponível em Android e iOS.


ABC do Bita


Outro ótimo app sobre alfabeto é o ABC do Bita, do desenho animado Mundo Bita. Os jogos interativos estimulam a alfabetização com estimulação do raciocínio lógico, criatividade e coordenação motora. 


Disponível em Android e iOS


Youtube Kids


O aplicativo para crianças do Youtube foi criado para que os responsáveis escolham o que os alunos podem acessar. Os vídeos ficam divididos em várias categorias, como jogos e músicas. 


Disponível em Android e iOS


5 brincadeiras para fazer em casa na quarentena


Bob Zoom


Apesar de não ser tão conhecidos pelos responsáveis, o Bob Zoom é uma ótima opção. O app tem diversas trilhas sonoras criadas por profissionais em Educação Infantil. Também tem vários jogos até mesmo disponíveis offline. 


O aplicativo também tem mais de 10 clipes em inglês e espanhol para ajudar a compreender outros idiomas desde cedo. 


Disponível em Android e iOS


Tiny Puzzle


Este aplicativo para crianças é indicado até os 5 anos e conta com vários jogos educativos para desenvolver associações e habilidades motoras. Para isso, ele usa animais, roupas, cores, objetos, transportes e muito mais.


Disponível para Android e iOS.


Quais os benefícios em usar a tecnologia na educação?


Croco Adventure


Que tal ensinar algo diferente? Neste app, as crianças aprendem lógica de programação com desafios que vão ficando mais difíceis a cada etapa, estimulando ainda mais o raciocínio. É indicado de 6 a 12 anos.


Disponível para Android e iOS.


Bônus: Agenda Edu 


Agenda Edu não é um aplicativo para crianças, mas é ideal para estimular o engajamento dos responsáveis na rotina escolar. As famílias acompanham os diários, atividades, comunicados, eventos, fazem até mesmo pagamentos online e assistem transmissões de aulas ao vivo. 


Os responsáveis e alunos podem conferir o app juntos, conversando sobre como foi o dia na escola, o que foi aprendido e se ficou alguma dúvida. Fale sobre os professores, colegas, matérias favoritas. 


Para a escola, é a solução líder de agenda digital. Para as famílias e estudantes, é perfeito para estreitar laços e transformar jornadas educacionais.



Quer ter Agenda Edu na sua escola? Indique preenchendo o formulário neste link. Se a escola indicada fechar com a plataforma, você ainda ganha R$ 250 em vale-compras!


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *