A importância do brincar no desenvolvimento infantilLeitura de 8 minutos

Família na escola 1 de fevereiro de 2021
Crianças brincando com de pular corda no pátio da escola

author:

A importância do brincar no desenvolvimento infantilLeitura de 8 minutos

Qual era a sua brincadeira preferida? Você se lembra de como adorava se divertir? Pode parecer apenas uma lembrança feliz, mas a importância do brincar vai muito além do que imaginamos. 


Mais do que somente um momento de diversão, a brincadeira é muito importante para o desenvolvimento infantil. E o nosso papel como educadores e responsáveis é estimular e participar de forma ativa. 


Mas então, quais são os verdadeiros benefícios das brincadeiras? O que podemos fazer para estimular as crianças a desenvolverem suas habilidades? Continue a leitura para saber mais. 


O que você vai encontrar neste artigo?


A importância do brincar na educação infantil

A importância do brincar na família


E qual é o papel da escola?


A importância do brincar na educação infantil


Apesar de geralmente pensarmos que a brincadeira é só uma descontração para as crianças, precisamos entender sobre a importância do brincar. Esse é o momento de aprender, experimentar, descobrir o mundo e os seus limites. 


Brincando, as crianças conseguem estabelecer relações sociais, entender sua autonomia, organizar emoções, aprender regras, testar as suas limitações físicas, desenvolver o raciocínio, atenção, imaginação e criatividade. 


A importância da imaginação no desenvolvimento infantil


Além disso, brincar desenvolve a aprendizagem da linguagem e habilidade motora. Nas brincadeiras em grupo, se aprende a compartilhar, cooperar, liderar e competir. Já com os jogos, é possível mostrar seus sentimentos e se expressar de diferentes formas. 


Usando a imaginação e o faz de conta, a criança consegue simular situações da sua vida, o que permite maior expressão das suas emoções. Brincar se torna uma forma segura de encenar medos, angústias e conflitos. 


Faz de conta: o que as crianças aprendem com ele?


Agora que você já entendeu a importância do brincar, confira mais alguns dos principais benefícios:


Combate a obesidade


É importante estimular atividades com atividade física para que as crianças se movimentem, desenvolvam a psicomotricidade e combatam o sedentarismo. Além disso, a convivência com a natureza ajuda a reduzir a obesidade, o déficit de atenção, a hiperatividade e melhorar o desempenho escolar. 


Melhora o autoconhecimento corporal


Na brincadeira, a criança começa a ter consciência de si mesma e do seu corpo. É preciso permitir que ela corra, pule e também caia e se levante de novo. Assim, ela vai aprender sobre suas possibilidades e limitações. 


5 dicas de jogos lúdicos para o ensino remoto


Mais resiliência e menos frustração


Uma grande importância do brincar é ajudar a desenvolver habilidades socioemocionais. Entre elas, a resiliência é essencial para enfrentar adversidades no futuro. 


Quando uma criança está brincando e algo não sai como ela planejava, alguma criança pega seu brinquedo ou começa a chover, ela precisa lidar com a sua frustração e aprender a se adaptar. 

Ensina sobre respeito


Da mesma maneira, a brincadeira ajuda a criança a aprender como se relacionar com outras pessoas. É preciso interagir com sua família e amigos para aprender a respeitar, ouvir e entender as diferenças. 


Em jogos coletivos, a importância do brincar também se apresenta para que as crianças aprendam a trabalhar em equipe. No futuro, essa habilidade será essencial para trabalhar em projetos e conviver em sociedade. 


Desenvolve atenção e autocontrole


Brincar nem sempre é fácil! Várias atividades exigem habilidades de concentração, paciência e estratégia. Por isso, é tão importante estimular brincadeiras como quebra-cabeça, jogo da memória, torres de blocos e outras que trarão benefícios para o futuro. 


Desenvolvimento infantil: qual é o impacto da pandemia?


Raciocínio estratégico


Muitas brincadeiras exigem que a criança saiba raciocinar de forma estratégica, argumentar, esperar para tomar decisões e analisar resultados. Assim, ela conseguirá solucionar problemas, errando e aprendendo. Para isso, é interessante usar jogos de tabuleiro e de cartas. 


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Estabelece regras e limites


Nem sempre é fácil fazer com que uma criança obedeça alguma ordem, por isso a importância do brincar. Nestes momentos, ela começa a reconhecer e respeitar os limites do espaço, do outro e de si mesma.  Além disso, passa a lidar com regras e aprende a segui-las. 


A importância do brincar na família


Muitos adultos não conseguem perceber a importância do brincar e não se envolvem durante a diversão dos filhos. Mas, é essencial fazer parte da brincadeira e estimular cada vez mais as crianças. 


Os responsáveis devem preparar os espaços, selecionar os brinquedos e proporcionar um ambiente de qualidade para a imaginação e interações sociais com colegas ou outros adultos. 


5 brincadeiras para fazer em casa na quarentena


Isso não significa que é preciso comprar o brinquedo mais caro. Pelo contrário, especialistas sugerem que brincar não deve ser associado a ganhar mais brinquedos. 


O papel dos responsáveis é propor novas brincadeiras, estar disponível para as crianças e garantir que elas não se machuquem. Aproveite este momento para estreitar laços afetivos, despertar ideias e questionar para buscar novas soluções.


E qual é o papel da escola?


Na escola, as crianças têm um ambiente favorável para entender a importância do brincar. Afinal, quem não gosta de aprender se divertindo? Cabe aos educadores proporcionar um espaço acolhedor e seguro. 


Os professores devem usar brincadeiras que ajudem a desenvolver habilidades e, principalmente, estimulem o trabalho em equipe entre os alunos. Com o tempo, as atividades podem ser relacionadas aos conteúdos vistos em sala de aula. 


Com a gamificação e apoio da tecnologia, é possível criar situações em que os estudantes se divertem jogando e aprendem as matérias com muito mais atenção e engajamento. 


Gamificação na educação: como usar e quais são os benefícios


A brincadeira não é limitada somente à Educação Infantil. Podemos usar jogos e atividades em todos os segmentos da escola e criar uma educação mais lúdica, estimulante e participativa. 


Então, agora que você já entendeu a importância do brincar, que tal começar a aplicar na sala de aula? Converse com os seus alunos sobre suas brincadeiras favoritas, quais conteúdos são mais difíceis e o que eles gostam de fazer. Assim, a escola se torna um local cada vez mais prazeroso de aprender.


6 comentários
  1. josivania Neves Queiroz Pimentel

    Estou muito feliz... uma aprendizagem maravilhosa!

    • Thais - Agenda Edu

      Que bom que você gostou, Josivania! :) Cadastre-se na nossa newsletter para receber todas as novidades sobre educação do nosso blog. 💜

  2. Maria

    Amei as dicas, obrigada.

    • Thais - Agenda Edu

      Que bom que você gostou, Maria! 💜 Aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e receber todas as novidades sobre educação do nosso blog.

  3. bia

    como podemos citar esse "artigo"?

    • Thais - Agenda Edu

      Oi, Bia! Você pode fazer a citação como consulta em um site na internet, colocando a URL e data de acesso. :)

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *