De acordo com a pesquisa da Fiserv, o cartão de crédito é o meio de pagamento mais popular entre os brasileiros. Não é pra menos. Além da praticidade, o meio de pagamento também promete um maior alívio para o bolso. E se tratando de cobranças escolares, a possibilidade de pagar a prazo faz com que a modalidade seja muito bem aceita nas instituições de ensino.
Utilizar o cartão de crédito como meio de pagamento é uma oportunidade de oferecer uma melhor experiência tanto para a família, quanto para a escola.
Confira nesse artigo, tudo o que é preciso saber para implementar essa modalidade na sua escola.
De acordo com a pesquisa da (SBVC) Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a modalidade cartão de crédito parcelado lidera a preferência dos brasileiros nos pagamentos online com 48%.
Para as escolas, o parcelamento no crédito pode ser indicado para cobranças únicas como, eventos, compra de material didático, fardamentos e passeios. Outra forma de usar o pagamento parcelado é na negociação de débitos, onde o responsável poderá fracionar um alto valor sem o acréscimo de juros.
No EduPay, essa modalidade tem ainda mais vantagens: em cobranças parceladas em até 12 vezes, as escolas antecipam o recebimento para 2 dias úteis!
O pagamento recorrente no cartão de crédito é o desconto automático feito direto na fatura do cliente/responsável. Bem diferente do parcelamento, a recorrência no crédito não compromete o limite do cartão com o valor total da cobrança. Assim, apenas o valor de cada mensalidade é descontada na fatura.
Para a escola, a praticidade de receber o valor todos os meses, sem a necessidade de lembrar os responsáveis, a cada data de vencimento. E para a família, a comodidade de realizar os pagamentos sem riscos de esquecimento.
Adotar a recorrência no crédito como forma de pagamento também é uma estratégia eficiente para driblar um dos maiores desafios da gestão financeira: a inadimplência escolar.
Além dos pagamentos das mensalidades, a recorrência no crédito também é ideal para as outro tipo de cobrança frequente como as atividades de contraturno. Esse recurso já está disponível no EduPay. Saiba mais!
Para receber pagamentos no cartão de crédito, sua escola precisa compreender os agentes que se comunicam nesse processo. Para entender melhor, simplificamos esse fluxo, nos conceitos abaixo:
Os bancos como, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, ou ainda os virtuais como Nubank, Inter e Original, são responsáveis por fornecer os cartões e estimar o crédito de cada pessoa.
Para aprovar um pagamento, as bandeiras realizam o vínculo da transação (entre adquirente e o banco emissor). Dentre as entidades mais conhecidas estão Mastercard, Visa, Hipercard e outras.
Depois que a bandeira direciona a transação para o banco emissor, é a vez da adquirente fazer a conexão entre a bandeira e a sua escola. As adquirentes são as famosas maquininhas como Stone, Cielo, Rede e PagSeguro.
Aprenda como oferecer uma incrível experiência de pagamentos para pais e responsáveis da sua escola
Com as medidas de distanciamento social do Covid-19, os pagamentos online são cada vez mais realidade para as escolas. E para que o recebimento por cartões de crédito seja possível, sua escola pode contar com três tipos de tecnologias. São elas:
As subadquirentes são empresas intermediadoras das transações nos cartões. Elas são responsáveis por facilitar os pagamentos no crédito, comunicando-se direto com a adquirente.
Além de responsabilidade das transações, as subadquirentes oferecem serviços de segurança como o de antifraudes. Isso significa que, essa tecnologia é capaz de avaliar o comportamento da transação, e barrar qualquer tipo de operação suspeita para os pagamentos da sua escola.
Assim como o subadquirente, o gateway também é responsável pela conexão direta com as credenciadoras. O grande diferencial está na possibilidade dessa ferramenta direcionar as transações para mais de um adquirente.
Essa flexibilidade do Gateway, permite o alcance de menores taxas para as transações da escola.
Educandário Jardim Piedade reduz a inadimplência para 5% em parceria com o EduPay
O PSP reúne o melhor dos mundos das tecnologias subadquirente e gateway de pagamento. A combinação da simplicidade de integração com a variedade de recursos do serviço, garante mais conversão para os pagamentos escolares.
Aqui no EduPay, utilizamos o PSP da Zoop, líder em tecnologia para serviços financeiros. A tecnologia permite mais segurança para os pagamentos no crédito, sejam eles parcelados ou recorrentes.
O modelo PSP representa a inovação para os meios de pagamento. Assim, o modelo deixa para trás as desvantagens dos modelos antigos, e aproveita as seguintes vantagens:
Agora que você já conhece as diferentes formas de cobrar os pagamentos escolares no crédito, ficou mais fácil escolher a melhor solução para sua escola, não é?
O EduPay foi desenvolvido para revolucionar a maneira de gerenciar os pagamentos escolares, e você também pode fazer parte da nossa comunidade de escolas parceiras.
Conheça mais sobre o EduPay, e aprenda tudo o que é necessário para reduzir a inadimplência na sua escola em uma consultoria gratuita.
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…