Acompanhamento Escolar | Interesse da família é o segredo para sucesso na vida escolar

Leitura de 5 minutos

 

Muitos pais se questionam sobre como garantir que seus filhos serão bem sucedidos na vida escolar. Alguns acham que devem escolher a escola mais cara, outros acham que devem incluir diversas atividades extras na rotina das crianças. Mas a chave do sucesso está ao alcance de todos: É se importar de verdade e demonstrar interesse. Esse é o segredo! São atitudes simples que têm impacto direto no processo de aprendizagem! 

Ao perceber que a família se interessa por seus estudos e por suas experiências escolares a criança vai se sentir valorizada, e vai se desenvolver de forma segura e com autoestima elevada. Esse acompanhamento escolar pode não ser muito fácil no mundo tão corrido de hoje, mas ele é essencial no processo de educar.

 

O que significa Educar?

Segundo o dicionário Michaelis, educar é “dar ou oferecer (a alguém) conhecimentos e atenção especial para que possa desenvolver suas capacidades intelectuais, morais e físicas”. É um processo contínuo de transmissão de conhecimento, desde os primeiros momentos da nossa vida. Cada momento de atenção, por mais simples que seja, é importante e fica guardado na mente da criança.

“Sem a ação dos pais não há educação de verdade. A participação da família não é só direito e nem dever, é necessidade”.

 

Vitor Paro, Prof. de Educação da USP

Acompanhamento escolar

As crianças passam boa parte do dia na escola e os pais confiam na instituição para os ajudar nesse processo educativo. Para que isso seja feito em conjunto, sem que seja uma simples delegação de tarefas, é essencial que ambas as partes estejam em constante diálogo nesse acompanhamento. A escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais, para passar informações relevantes sobre seus objetivos, eventuais problemas e também sobre as questões pedagógicas. Dessa forma a família irá se sentir cada vez mais comprometida com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento de seu filho como ser humano.

 


 

Checklist

Fizemos um checklist para você acompanhar e ficar por dentro do que acontece na escola do seus filhos.

 

  • Converse com seu filho(a)

Pergunte como foi seu dia na escola. O que fez de interessante e se houve algo que não foi legal. Que tal fazer um jogo do tipo ponto alto e ponto baixo do dia!?

 

  • Veja as tarefas para casa

Não só perguntar se fez ou não, mas verificar se ficou algo em branco. Ajudar com alguma que não conseguiu realizar.

 

  • Acompanhe a agenda escolar

É importante ver se houve alguma comunicação da escola sobre seu filho, alguma atividade extra ou eventos que estão programados. Claro que se sua escola tiver uma agenda digital, fará isso com mais rapidez e praticidade. Caso sua escola não tenha e queira conhecer a Agenda Edu, clique aqui!

 

  • Faça leitura em família

Uma excelente ferramenta para estreitar os laços afetivos e melhorar o engajamento escolar.


Agenda Digital | Tecnologia a favor dos pais

Se o assunto é compartilhar o acompanhamento escolar dos alunos e trazer a participação ativa de responsáveis… Falou nossa palavra-chave! É por isso que estamos aqui. A agenda escolar é peça fundamental nessa comunicação e a Agenda Edu ajuda diariamente mais de 300 mil responsáveis no acompanhamento escolar dos alunos.

Se temos na agenda escolar a ferramenta que faz elo entre a Família x Escola, e que é nela que essa comunicação acontece, por que não colocar essa ferramenta na palma da mão – literalmente – dos responsáveis!? A Agenda Edu torna isso possível ao oferecer uma solução de agenda digital, onde as escolas atualizam as informações dos alunos e os responsáveis recebem tudo em tempo real através do aplicativo no seu celular.

As informações sobre o dia na escola, tarefas de casa, refeições, fotos e mensagens importantes são compartilhadas de forma simples e rápida, mantendo ativa a comunicação entre escola e responsáveis.

Clique aqui e conheça os benefícios de usar a agenda digital para acompanhar a vida escolar.

 

Compartilhar para Multiplicar

Às vezes pode ser complicado dar conta sozinho. Somos tomados por uma rotina pré-estabelecida de atividades que envolvem tarefas domésticas, trabalho, cuidados com a família, cuidados com nós mesmos e muito mais. Por isso, dividir o acompanhamento escolar é o mais inteligente a fazer.

Compartilhar – nesse caso – é como multiplicar. Divide-se o “trabalho”, mas multiplica-se o amor, o cuidado e os resultados. Escolha outro membro da família para ficar responsável também por esse acompanhamento. Depois de tudo que mencionamos acima, fica claro que a participação dos responsáveis faz a diferença na vida, não só escolar, dos filhos.

A Agenda Edu permite cadastrar mais de um responsável para fazer esse acompanhamento e incentivamos todas as nossas escolas parceiras a cadastrar pelo menos 2 responsáveis por aluno, garantindo o máximo de suporte pela família.

Os responsáveis podem ser não só os pais, mas qualquer pessoa disposta a acompanhar o dia a dia dos alunos e ajudá-los nesse desenvolvimento e na construção da autoestima.

Vamos juntos?

Quer saber como preparar os responsáveis para o uso da agenda digital escolar? clique aqui!