5 dicas para aproximar os responsáveis do ensino infantilLeitura de 3 minutos

Aproximando famílias 30 de março de 2017
Engajamento escolar

author:

5 dicas para aproximar os responsáveis do ensino infantilLeitura de 3 minutos

A Unicef, fundo da Organização das Nações Unidas (ONU) para a infância, preparou uma cartilha em que mostra como funciona a psicologia das crianças entre quatro e seis anos. Entre os vários aspectos abordados, destaca a importância de que pais e pré-escola estejam unidos para o sucesso da educação infantil. Para a Unicef, existem duas condições essenciais para o bem-estar da criança nessa fase: a  pré-escola deve conhecer e respeitar os valores da família e da comunidade em que a criança vive, e a família deve participar e acompanhar a vida da criança na pré-escola.

 

Você que trabalha em escola de educação infantil, que sofre com o baixo engajamento dos responsáveis no ambiente escolar, sabe que essa problemática continua sendo um dos problemas centrais da educação.

 

A difícil tarefa de aproximar os responsáveis do ambiente escolar, muitas vezes, se dá pelo fato da maioria dos responsáveis trabalharem o dia todo, tendo assim, uma rotina muito corrida.

 

Sendo assim, apresentaremos na sequência, cinco sugestões que poderão te ajudar a garantir uma maior presença dos responsáveis na escola, criando assim, um maior engajamento com a escola. Vamos lá!

 

 



 

5 dicas para aumentar o relacionamento entre escolas e responsáveis

 

  1. Reforce pontos positivos

Ao invés de apresentar críticas e reclamações dos alunos, não seria melhor reforçar os pontos positivos deles para seus responsáveis? Pense nisso ao examinar os relatórios entregues na reunião de avaliação do período. Quem gosta de ir para uma reunião para receber queixas?

 

 

  1. Faça bom uso do tempo

Nessas reuniões, estipule hora de início e encerramento, prepare uma pauta e salve a meia hora final para perguntas e respostas. Distribua um número de perguntas para cada um, assim como o tempo que terá para falar. Dessa forma, a reunião terá mais participação.

 

  1. Invista em novas ideias

Que tal dividir uma reunião em duas? Uma reunião para falar do aproveitamento das crianças no período, outra para discutir temas atuais. Chame especialistas para falar, por exemplo, sobre qual é a melhor idade para começar a aprender outro idioma ou quais os meios tecnológicos atuais para a comunicação entre a escola e a família. Certamente, você criará interesse, pois essas são problemáticas vividas pela comunidade.

 

  1. Abra o ambiente escolar

Já pensou em levar pais e responsáveis para conhecer a segunda casa dos alunos? Afinal, quando recebe alguém em sua casa pela primeira vez, você mostra o seu lar para o convidado. Essa será uma forma agradável de professores e comunidade começarem a interagir e criar laços de convivência. Não perca a oportunidade e não deixe os participantes confinados numa sala.

 

  1. Utilize a tecnologia

O aplicativo escolar facilita a comunicação entre escolas, alunos e responsáveis. Imagine oferecer aos responsáveis a chance de saber como está sendo o dia do aluno na escola, qual foi a alimentação do estudante, qual a lição de casa, receber uma foto e muito mais. Tudo isso é possível com a Agenda Edu, o aplicativo de comunicação escolar o que facilita e aumenta o engajamento dos responsáveis com a escola.

 

Confira mais dicas de como engajar os responsáveis na vida escolar dos alunos no nosso ebook gratuito feito em parceria com o Estante Mágica: “Como engajar pais na escola”.

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *