25ª Bienal Internacional do Livro de SP, mais que especial, imperdível

Leitura de 4 minutos

Na última sexta-feira (03) iniciou a 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo com o tema “Venha fazer esse download de conhecimento”, o evento irá até próximo domingo (12/08) e oferece mais de 1.500 horas de atividades ao decorrer dos 10 dias.

 

Se você também é um apaixonado pelo mundo da leitura, assim como nós da Agenda Edu, você não pode deixar de conferir o que tá rolando na Bienal dessa edição. O evento está contando com o número de 197 expositores, 313 convidados dos quais 291 são escritores nacionais e 22 são estrangeiros.

 

Sem dúvidas Ziraldo e Maurício de Souza são uns dos maiores nomes da literatura de gibis do Brasil, afinal quem não teve sua infância marcada pelas travessuras do Menino Maluquinho e pelas trapalhadas da Turma da Mônica? No último sábado (04) os dois autores marcaram presença na feira conversando sobre suas obras e a última “Mônica e o Menino Maluquinho na Montanha Mágica”, de autoria conjunta e com parceria do desenhista Manuel Filho.

 

As tradicionais sessões de autógrafos e os estandes de editoras não são os únicos atrativos, a Bienal conta também em sua programação com palestras com escritores contemporâneos, debates de assuntos da atualidade, local para sarau e shows, espaço infantil e área dedicada à gastronomia.

 

Dentre os temas que estão sendo e serão abordados nos debates estão feminismo e racismo, demonstrando que a luta continua. Os debates acontecerão no espaço “Salão de Ideias” e contará com a participação de da escritora e filósofa Djamila Ribeiro, da escritora Ana Maria Gonçalves, da escritora e jornalista Miriam Leitão, da atriz e escritora Maria Ribeiro e do poeta Fabrício Carpinejar.

 

Sabe-se que nos dias de hoje a tecnologia está em quase tudo que se faz e aquela expressão “larga o celular e vai ler um livro” perdeu um pouco o seu sentido. Isso porque graças a tecnologia de plataformas digitais é possível viajar no mundo da leitura pela tela do celular ou tablets.

 

A verdade é que a internet revolucionou o mercado da venda de livros e hoje muitos autores só escrevem na internet, para o público da internet. No entanto, muitos deles não ficam somente na internet, em razão do sucesso que fazem se tornam livros impressos, séries e até mesmo filmes.

 

Exemplo disso é o caso de “A barraca do beijo” escrito por Beth Reekles, originalmente publicado como livro na plataforma Wattpad e em seguida adaptado pela Netflix. E a autora esteve presente na Bienal para sessão de autógrafos. Dentre outros autores de “best-sellers” estrangeiros que fazem sucesso entre a garotada e que marcarão presença na feira são:

 

📚 Victoria Aveyard, americana autora da saga “A rainha vermelha”;

📚 Marissa Meyer, americana que escreveu a série “As crônicas lunares”, com versões futuristas de Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e Branca de Neve;

📚 A.J. Finn, autor de “A mulher na janela, que vai ser adaptado para o cinema com Amy Adams na pele da protagonista;

📚 Lauren Blakely, americana que escreveu a série “Big Rock”;

📚 Yoav Blum, israelense que assina o best-seller “Os criadores de coincidências”;

📚 Charlie Donlea, escritor americano autor de “A garota do lago” e “Deixada para trás”;

📚 Soman Chainani, americano conhecido pela série “A escola do bem e do mal”.

 

Além deles, outros autores nacionais também estão confirmados: Mario Sergio Cortella, Monja Coen, Fernanda Montenegro, Lázaro Ramos, Walcyr Carrasco, Adriana Falcão, Carolina Ferraz, Thiago Castanho, Helena Rizzo, Pam Gonçalves, Carol Christo, Babi Dewet, Antonio Prata, Julián Fuks, Maria Rita Kehl e Luiz Ruffato.

 

O fato é que os leitores são divididos, há quem prefira a leitura pelas telas por considerar algo mais prático e há quem ainda prefira o livro impresso e que não troca o cheiro de suas folhas por nenhuma tecnologia. Se você é leitor, não importa de qual dos grupos seja, você não pode perder a Bienal. Ah, e você ainda pode comprar o ingresso antecipadamente, tá? é só acessar o link: https://www.totalacesso.com/Shopping/Cart/1667

 

Se você mora ou está em São Paulo durante esses dias e ficou animado em ir, se liga no endereço, fica localizado na Avenida Olavo Fontoura, nº 1209, Santana, São Paulo – SP.

 

Para maiores informações sobre a Bienal, acesse http://www.bienaldolivrosp.com.br/