Como incentivar a leitura na nova geração de crianças

Leitura de 5 minutos

As crianças da geração da tecnologia podem se apaixonar pela leitura se forem incentivadas da melhor maneira. Saiba como! 

 

A leitura estimula a criatividade, exercita o raciocínio e ajuda a desenvolver a empatia. Essas competências são essenciais para a chamada Geração Alpha, crianças que estão conectadas à tecnologia desde os primeiros meses de vida e crescem em um mundo que se transforma muito rápido. 

 

Mas como incentivar a criança a gostar de ler, em meio a tantos estímulos da era digital?

 

Proporcionar experiências de leitura desde cedo é essencial para que a criança crie uma boa relação com os livros. Além disso, tornar a leitura prazerosa também é importante para incentivar o gosto pela leitura, garantindo muitos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos.

 

Como estimular a criança a gostar de ler?

O papel da família é fundamental para a criação do hábito de leitura durante a infância. Por isso, separamos algumas dicas de como ajudar os pequenos a se tornarem grandes leitores:

 

1 – Incentive desde cedo

Bem antes de a criança aprender a ler, já é possível apresentá-la ao mundo das histórias e dos livros. A forma como nos relacionamos com a leitura quando pequenos é levada para a vida, por isso o contato precoce é muito importante na criação dos futuros leitores.

 

2 – Equilibre o uso de tecnologia

A tecnologia faz parte do dia a dia dessa geração de crianças e traz muitos benefícios, mas não deve prejudicar outros tipos de atividades, como por exemplo as brincadeiras com outras crianças, a prática de esportes e a leitura. Por isso, definir limites de tempo e criar espaços livres de dispositivos digitais ajuda a criança a descobrir outros interesses, como os livros.

 

3 – Escolha bem os livros

Entrar em contato com os livros certos na hora certa pode fazer toda a diferença para os novos leitores. Ao escolher um livro infantil, observe a quantidade de texto, o tamanho e o estilo das ilustrações. Também procure temas pelos quais a criança se interessa. Por exemplo, se o pequeno está na fase de amar dinossauros, vai adorar uma história jurássica e se interessar muito mais pela leitura. 

 

 

Leia mais: Qual é o melhor livro para crianças de cada idade?

 

4 – Crie o hábito em família

Ler para a criança é uma forma de se conectar com ela, passando tempo significativo em família. Aconchegar-se com os filhos para curtir a companhia um do outro durante a leitura pode criar memórias para a vida toda.

Além disso, as crianças aprendem muito observando os adultos, então dê o exemplo. Ver você lendo livros ou revistas mostrará ao pequeno como ler é importante. A família toda vai se beneficiar com esse hábito!

 

5 – Incentive o protagonismo

Para que a criança desenvolva autonomia como leitora, é muito importante incentivar seu protagonismo. Estimule o pequeno decidir qual livro quer ler naquele momento, qual é a sua hora preferida do dia para ler, e qual o lugar que mais gosta para isso. 

Se ele não conhecer alguma palavra do livro, ensine-o a procurar o significado sozinho. Além disso, fazer outras atividades relacionadas à história, como reescrevê-la  e inventar brincadeiras, também são formas de aprendizagem ativa que desenvolvem o protagonismo na infância. 

 

 

Leia mais: O que é protagonismo infantil e como incentivá-lo

 

6 – Transforme a leitura em diversão

A diversão faz toda a diferença na forma como a criança se relaciona com a leitura. Ela não pode se tornar uma obrigação e muito menos um castigo, porque assim nunca será prazerosa. 

 

As crianças aprendem mais quando estão se divertindo e essas experiências também fortalecem os vínculos afetivos entre o pequeno e quem lê com ele. Invente brincadeiras, faça teatrinhos, crie efeitos sonoros… Use a criatividade para se divertirem juntos através da leitura.

 

Lembre-se: as crianças da Geração Alpha esperam que tanto sua educação como o tempo de lazer ofereçam atividades interativas e personalizadas, porque desde cedo aprenderam com a tecnologia como isso é divertido. Por isso, para incentivar o gosto pela leitura é essencial criar oportunidades para que explorem os livros além das formas tradicionais.

 

Quer incentivar seu pequeno a ler de uma forma inovadora e muito divertida?

 

 

A Dentro da História transforma as crianças em protagonistas de livros personalizados junto com seus personagens favoritos, como a Turma da Mônica e a Patrulha Canina. São mais de 30 histórias disponíveis: você monta o personagem com as características da criança no site e recebe em casa o livro impresso em capa dura e um kit de atividades.

 

Clique aqui para colocar seu pequeno Dentro da História e ganhe 10% de desconto para incentivar a leitura com livros personalizados!