Aprenda a praticar sustentabilidade em sua escola.

Praticando sustentabilidade
Leitura de 2 minutos

Discutir as questões ambientais tem se tornado uma situação comum entre todos, afinal, as agressões que a natureza vem sofrendo ao longo dos tempos não prejudica só a nós como compromete o futuro das próximas gerações. Assim, também é importante pensar e discutir sustentabilidade com aqueles que serão o futuro do planeta, desde a escola.
“A sustentabilidade na escola pode ser definida como um conjunto de práticas e ensinamentos, que ocorrem dentro do ambiente escolar, voltados para o desenvolvimento sustentável do planeta.” Trabalhar a sustentabilidade dentro das escolas possui uma grande importância, pois nossas crianças e adolescentes que serão responsáveis pelo futuro precisam saber o quanto é importante cuidar do meio ambiente e usar os recursos naturais de forma consciente.

Ações de sustentabilidade na escola

Criar ações de sustentabilidade para serem trabalhadas na escola pode parecer simples, mas os resultados são enormes. Aqui vai algumas dicas de ações sustentáveis que podem ser implantadas em sua escola.

Sistema de reciclagem do lixo

No sistema de coleta seletiva os alunos separam o lixo produzido na escola em: papéis, plásticos, metais, vidros e orgânico, desses apenas o orgânico não pode ser reciclado, os demais são reaproveitáveis e passam por uma reciclagem, seja na criação de enfeites, papel reciclável, utensílios domésticos entre outros.

Horta orgânica

A criação de uma horta orgânica mantida pelos próprios alunos. Onde os vegetais colhidos podem ser utilizados na própria alimentação dos alunos ou até mesmo doado para a comunidade.

Uso racional de água e energia

Ações voltadas para o uso racional de água e energia elétrica, como incentivar os alunos com conversas e avisos próximos a interruptores e torneiras, desligar a energia quando houver luz natural ou ambiente vazio entre outros.

Uso de agenda escolar digital

O uso de uma agenda digital causa um impacto significante no desperdício excessivo de papel e no desmatamento de árvores para a produção do mesmo.   Quanto mais o uso de papel, maior é o número de desmatamento florestal.

Quer utilizar a agenda digital em suas ações sustentáveis escolar? Conheça então a Agenda Edu e aprenda a reduzir o desperdício de papel na escola.

 

Fonte de pesquisa: Suapesquisa.com