A educação é a chave para novos caminhosLeitura de 4 minutos

Acontece na escola Na Agenda Edu 28 de abril de 2019
dia da educação

author:

A educação é a chave para novos caminhosLeitura de 4 minutos

28 de abril é comemorado o Dia Mundial da Educação, uma data importante para incentivar e conscientizar as pessoas sobre o poder transformador que a educação- seja ela escolar, social ou familiar – tem em nossas vidas.


A educação é um direito de todos, capaz de formar cidadãos éticos e morais, desenvolver competências, valores, atitudes e, mais do que isso, abrir portas para novos caminhos que transformam sonhos em realidade.


Mesmo acreditando que todo dia é dia da educação, afinal, os desafios e as conquistas são diários, a data 28 de abril tem um significado expressivo em nossa história, quer saber por quê? Continue lendo este artigo!


Um pouco sobre o Dia Mundial da Educação

Pouca gente sabe, mas o Dia Mundial da Educação surgiu no ano de 2000, durante o Fórum Mundial de Educação de Dakar, no Senegal. 164 governos, incluindo o Brasil, concordaram com o Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos, onde esses países assumiram a responsabilidade de alcançar seis objetivos educacionais até 2015. Um desafio e tanto para o mundo, mas com uma significância gigantesca e necessária.


Os 6 objetivos eram:

1) expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena, especialmente para as crianças mais vulneráveis e em maior desvantagem;


2) assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas e crianças em circunstâncias difíceis, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade até o ano 2015;


3) assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo acesso eqüitativo à aprendizagem apropriada, a habilidades para a vida e a programas de formação para a cidadania;


4) alcançar uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos até 2015, especialmente para as mulheres, e acesso eqüitativo à educação básica e continuada para todos os adultos;


5) eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária até 2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até 2015, com enfoque na garantia ao acesso e o desempenho pleno e eqüitativo de meninas na educação básica de boa qualidade;


6) melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados reconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, matemática e habilidades essenciais à vida.


No final das contas, progressos foram feitos, conquistas realizadas, mas ainda temos muito o que melhorar. Infelizmente, o mundo ainda não alcançou a tão desejada educação para todos.


Para ter acesso aos resultados de 2000 a 2015, clique aqui.

Uma outra curiosidade é que, na verdade, a ONU não reconhece o Dia da Educação, ela considera apenas o aniversário do evento em Dakar. Mas sendo oficial ou não, é importante apoiar a causa e trazer o assunto à tona, mostrando os caminhos e as oportunidades que a educação de qualidade proporciona.

 

Cenários da Educação

Apesar dos avanços que conquistamos, a realidade do país ainda é preocupante.


Segundo o IBGE, em 2017 a taxa de analfabetismo no Brasil das pessoas de 15 anos ou mais de idade era 7%, ou seja, cerca de 11,7 milhões de anafalbetos. Mais de 15% dos adolescentes de 15 a 17 anos estão fora das escolas. 49% dos professores não recomendam a profissão. 14,3% das escolas públicas não possuem ao menos uma parte da estrutura básica.


Os cenários da nossa educação são bem críticos, mas para que a mudança aconteça, precisamos da união de todos. Acreditamos que juntos podemos transformar essa realidade.


O papel da Agenda Edu na Educação

Já faz um tempo que entendemos que somos uma empresa de educação com viés tecnológico – e não o contrário. Aprendemos que a tecnologia é apenas um meio para ajudar a melhorar a educação e transformar jornadas educacionais.


Estamos presentes em mais de 1500 escolas, ajudando diariamente mais de um milhão de usuários. O nosso real propósito é continuar lado a lado de escolas, alunos e famílias, fazendo com que eles estejam engajados na rotina escolar e, mais do que isso, queremos conectar essas pessoas para que elas possam compartilhar suas ideias e suas experiências.


A educação está presente diariamente em nossa jornada e sabemos que os desafios são grandes, as respostas não são simples, mas se estivermos juntos, podemos transformar a educação.


Quer fazer parte dessa jornada com a gente? Conheça agora mesmo a Agenda Edu e vamos juntos!

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *