Educação 5.0: o que isso significa para a sua escola?Leitura de 6 minutos
Você provavelmente já deve ter ouvido falar da Educação 4.0. Também já deve estar cansado de saber que a tecnologia está cada vez mais presente na sala de aula. Mas você já sabe o que é a Educação 5.0 e o que ela significa?
Durante a pandemia do coronavírus, em que fomos obrigados a fechar as portas da escola e implantar o ensino remoto, evidenciamos ainda mais a necessidade de incorporar a tecnologia no ambiente escolar.
Além disso, também percebemos que é preciso urgentemente ter um olhar mais atencioso para o aluno e suas emoções. Mas o que isso tem a ver com a Educação 5.0? Continue a leitura para entender mais.
O que é Educação 4.0 e Educação 5.0?
Nos últimos anos, nos acostumamos com o termo Educação 4.0. Ela coloca a tecnologia em um papel de destaque, promovendo uma aproximação com os alunos para obter melhores resultados no processo de aprendizagem.
Assim, essa proposta ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades pautadas pelos recursos tecnológicos. A sala de aula dá lugar para gamificação, robótica, programação, inteligência artificial e a cultura maker.
Então, a educação passou a entender que o aluno precisa estar preparado para o mercado de trabalho com conhecimentos mais aprofundados em tecnologia. Os objetivos eram voltados para conhecimentos lógicos e de raciocínio, empreendedorismo e aprendizado colaborativo.
Além disso, os estudantes passaram a ser protagonistas da sua aprendizagem, tomando iniciativa e se engajando nas atividades. O professor deixou de ser o centro e única voz da sala de aula e assumiu o papel de mediador.
Mas qual é a diferença da Educação 5.0?
Primeiro, precisamos entender que as duas propostas não se excluem, mas são uma evolução e continuidade. A Educação 5.0 continua evidenciando todos esses elementos, mas traz um novo ponto crucial: as competências socioemocionais.
Competências socioemocionais na escola: volta às aulas na pandemia
Agora, o ensino colaborativo ganha ainda mais força, entendendo que além do trabalho em equipe também existe a necessidade de promover o aprendizado com foco na colaboração com a comunidade e toda a sociedade.
Na Educação 5.0, além de pensar em notas e passar no vestibular, os alunos também devem ser desafiados a encontrar soluções inovadoras, criando propostas que melhorem o mundo. Deixamos de apenas viver para contribuir.
Agora, o grande desafio é não ser engolido pelo excesso de informação que bombardeia as pessoas todos os dias. Precisamos adquirir competências e soft skills que ajudem a formar seres humanos mais conscientes, ativos, produtivos e capacitados para enfrentar os desafios do mundo moderno.
A origem da Educação 5.0
A Educação 5.0 foi uma evolução natural da Educação 4.0 e está relacionada ao conceito de Sociedade 5.0, que surgiu no Japão em 2016. A ideia é pensar na tecnologia além de uma ferramenta para aumentar a produção, mas também para oferecer mais qualidade de vida.
Podemos usar recursos tecnológicos para áreas mais humanas, como a gestão. É importante que a vida das pessoas seja mais fácil, simples, menos estressante e com menos danos ao meio ambiente.
Para os alunos, isso significa se capacitar para usar a tecnologia de forma saudável e como ferramenta de transformação social. Portanto, a escola precisa investir em novos modelos de ensino que contemplem mais do que o tradicional.
Como a escola pode se preparar?
Com a pandemia do Coronavírus e a necessidade de implantar o ensino remoto, percebemos mais do que nunca que é necessário estar à frente das novas tecnologias e usá-las como aliadas na sala de aula.
Mas, além disso, esse momento também evidenciou a necessidade de trabalhar as competências socioemocionais. Alunos, professores e famílias sentiram dificuldade em lidar com essa transformação e é comum enfrentar sentimentos de medo, ansiedade, estresse e insegurança.
Mas, como a escola pode se preparar para enfrentar estas emoções e ainda implantar a Educação 5.0?
Antes de tudo, é preciso entender que as habilidades socioemocionais já estão contempladas em todas as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Portanto, a escola deve começar a pensar na educação ancorada nesses pilares:
- Colaboração
- Criatividade
- Comunicação
- Adaptabilidade
- Inteligência emocional
- Empatia
- Gerenciamento de conflitos
Quer entender por onde começar? Confira as nossas dicas:
Invista na capacitação dos educadores
Muitos professores ainda não estão capacitados para ensinar seguindo as novas metodologias educacionais. Por isso, a capacitação deve ser uma das prioridades da escola.
Além dos professores, gestores e demais colaboradores também devem passar por formações que ajudem a entender e ensinar as propostas da Educação 5.0.
Experimente em novas metodologias
A sala de aula não precisa seguir aquele modelo tradicional que todos conhecemos. É hora de romper essa estrutura e encontrar novas metodologias de ensino que realmente engajem os alunos.
Invista em metodologias ativas, como a sala de aula invertida, ensino híbrido, cultura maker, gamificação e dê mais espaço para os alunos terem autonomia e buscarem seu protagonismo.
Metodologias ativas de aprendizagem: quais são os benefícios?
Use recursos digitais
A tecnologia continua sendo uma forte aliada na Educação 5.0. É importante investir em novos recursos tanto para os alunos quanto para professores e gestores. Com as ferramentas certas, é possível atingir melhores resultados.
Melhore o relacionamento com alunos e famílias
É preciso ter um olhar mais cuidadoso para o socioemocional. Para isso, é preciso estreitar os laços com os alunos e suas famílias, entendendo quais são as suas necessidades, dificuldades e pontos de atenção.
A escola precisa estar conectada para garantir que toda a comunidade escolar esteja engajada na rotina de ensino. Com uma comunicação efetiva, é possível transformar jornadas educacionais.
Um ótimo caminho para melhorar a sua comunicação é investindo em uma agenda escolar digital. Assim, a instituição consegue manter uma ponte ativa com seus estudantes e seus responsáveis.
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