História de Sucesso: CNA GuanabaraLeitura de 4 minutos

Agenda Edu Histórias de Sucesso 22 de outubro de 2019
História de sucesso: várias pessoas em atrás de um letreiro do CNA

author:

História de Sucesso: CNA GuanabaraLeitura de 4 minutos

O desafio da transformação de jornadas vai muito além do ensino regular, dos cálculos de matemática ou da estruturação de uma sentença, mas alcança todas as formas de aprendizagem. Com esse desafio, há 15 anos o CNA Guanabara, escola de idiomas localizada na cidade de Campinas, busca educar pessoas a se comunicarem, independentemente do conteúdo e da ferramenta. 


A instituição entende que no cenário da educação estamos lidando com sonhos, com vidas e, por isso, é necessário olhar o aluno no singular, respeitando sua individualidade e momento diferente de jornada educacional.


Em 2013, Clara Moraes ingressou na empresa como professora de Inglês e hoje compõe o time de coordenação pedagógica. Ela nos conta que, desde o início, percebeu a necessidade de melhoria nos processos de comunicação entre alunos e escola.


Mesmo utilizando diversas ferramentas, a grande quantidade de alunos e informações gerava ruídos na compreensão dos comunicados e informações relevantes. 


“Na gestão escolar, a principal questão é ter a comunicação como vínculo entre as pessoas…”


Por essas questões, ficou evidente a necessidade de buscar uma ferramenta mais apropriada para a realidade da escola, que possibilitasse uma comunicação centralizada e eficaz. 


Ainda não conhece a Agenda Edu? Confira todas as nossas vantagens e transforme a comunicação da sua escola! 


Após algumas tentativas de melhoria, Clara participou do evento Bett Educar em 2018, foi lá que conheceu a Agenda Edu e decidiu propor a melhoria à gestão da escola. 


Como um teste piloto, antes de implantar a Agenda Edu para toda a escola, o uso iniciou com os alunos mais novos pela necessidade de aproximação maior das famílias. 


“A partir do momento que estava tudo mais centralizado e tínhamos mais certeza das informações que estavam sendo passadas, geramos mais segurança para os pais também.”  


Com a equipe também foi um processo orgânico e tranquilo, pois os professores já sentiam as dores de uma comunicação má executada. Quando o CNA adotou a Agenda Edu, todos se incluíram na implantação da ferramenta, colocando a mão na massa, pois entendiam bem o propósito e resultado que a solução iria trazer.  


Atualmente, a escola já adota a nossa Agenda Edu como comunicação oficial com todos os 450 alunos dos cursos de Inglês e Espanhol. Para os novatos, o cadastro é realizado na hora da matrícula e já é instalado o aplicativo. Por meio do reforço dos professores, é compreendida a importância da ferramenta e do seu acompanhamento.  


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório




Após a solidificação do uso da plataforma, a equipe percebe que a maior vantagem, dentro da realidade e necessidades do CNA, foi o acesso às informações por todos os atores do processo.


Antes, se o aluno precisava informar algo ao professor, seria necessário anotar em um papel e repassado à secretaria. Algumas vezes, as informações eram perdidas ou mal interpretadas nesse processo.  


“Com a Agenda Edu, tudo ficou em um local só e deu mais autonomia para as pessoas resolverem problemas de informações formais e informais… Diferente das planilhas, não corremos mais o risco de perder algum dado importante.”  


Utilizando a Agenda Edu, o CNA Guanabara adota o envio de atividades e comunicados em lote para os seus 450 alunos. E também, em apenas um ano de uso, já foram divulgados mais de 65 eventos da instituição. 


Leia também: Como os comunicados da Agenda Edu podem ajudar no engajamento escolar 


Pensando em gestão escolar, Clara afirma que quando se trata de um cenário múltiplo, de vários níveis de experiência e histórias, a disponibilização de uma forma mais cuidadosa de comunicação é muito vital para qualquer instituição.


“Entendendo que a comunicação pode acontecer ou não, o mínimo que deve ser feito é deixar as informações disponíveis, possibilitando que as pessoas se relacionem e se compreendam.”


Tudo isso é reflexo da cultura do CNA Guanabara de educar para a vida, onde tudo está ligado com comunicar, saber se expressar, transmitir e não machucar os outros. Por isso, no final, ensinar uma língua torna-se a consequência do caminho de transformar a jornada de um indivíduo. 


Quer ter uma história de sucesso como a escola CNA Guanabara? Venha para a Agenda Edu, revolucione a sua comunicação e construa laços cada vez mais fortes entre todos os atores envolvidos na jornada educacional. 


Ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *