Como os comunicados da Agenda Edu podem ajudar no engajamento escolarLeitura de 4 minutos

Agenda Edu 1 de julho de 2019
ilustração de um celular que mostra na tela a funcionalidade de Comunicados da Agenda Edu

author:

Como os comunicados da Agenda Edu podem ajudar no engajamento escolarLeitura de 4 minutos

O envio correto dos comunicados na Agenda Edu é fundamental para o melhor engajamento de alunos e responsáveis. Confira abaixo nossas boas práticas! 

 

Um dos grandes problemas quando falávamos do diálogo entre escolas e famílias, eram as informações perdidas no caminho até em casa. O bilhetinho que desgrudava da agenda de papel ou o dia a dia corrido, que não permitia o responsável verificar os recados, e no fim, o aluno não trouxe o material para a aula de ciências, ou não ficou sabendo da mudança de horário das aulas extras. Mas, como dizemos por aqui: “histórias reais, inspiram soluções reais”, e foi olhando para essas situações que o insight para funcionalidade de Comunicados surgiu. 

 

Hoje, a Agenda Edu conta com um espaço específico para o envio de informações importantes, com recursos que podem ser aproveitados para garantir que situações desconfortáveis como essas não aconteçam. 

 

E além de garantir a entrega dessas informações, nossa funcionalidade, assim como toda nossa agenda, ajuda também a diminuir o gasto exagerado de papel, sendo bem mais barato uma vez que, a economia de não ter uma agenda física se soma a economia das impressões de avisos que eram enviados antes. 

 

Leia também: Agenda de papel ou agenda digital: Qual a melhor solução de comunicação para sua escola?

 

Contudo, mesmo com a praticidade dos avisos enviados em tempo real no aplicativo, é importante assegurarmos que as informações sejam lidas e compreendidas de forma clara, evitando ruídos na comunicação. Por isso, reunimos alguma dicas que vão te ajudar a melhorar o engajamento de alunos e responsáveis a respeito das leituras e confirmações de comunicados enviados através da nossa solução. 

 

Dicas para utilizar os comunicados da Agenda Edu

 

Confira abaixo as dicas que separamos para você! 

 

1- Comunicado ou Evento?
 

Um bom primeiro passo antes do envio, é analisar onde se encaixa melhor o seu aviso. A Agenda Edu conta com uma área para comunicados e outra para eventos, que funcionam de forma diferente. Em Eventos, você pode vincular informações de acontecimentos para os quais você necessita de confirmação de presença e que necessita de ações mais ‘urgentes’ dos responsáveis, uma vez que essa funcionalidade dispara notificações aos usuários, no dia da criação do evento, nos 3 dias que o antecedem e no dia de acontecimento.

 

Já nos Comunicados, você conta com a possibilidade de categorizar os avisos, tornando mais fácil a classificação de prioridades de leitura. Para essa funcionalidade, prefira avisos mais gerais, que não necessitem de nenhum tipo de confirmação, lembretes ou respostas. 

 

2- Capriche no visual 

 

Quando o responsável ou aluno abre um comunicado, a imagem de capa se expande e promove uma visualização mais moderna e chamativa dos avisos. Por isso, escolher uma boa imagem de divulgação é uma estratégia superinteressante para conquistar a atenção de alunos e responsáveis. Aposte em imagens com boa qualidade e que sejam relacionadas ao assunto do comunicado. Se precisar adicionar informações complementares, prefira adicioná-las no corpo do texto. 

 

3- Deixe a leitura fácil 📝
 

Além de um título chamativo, utilizar uma linguagem objetiva também é um aspecto que deve ser observado. Textos longos e prolixos podem gerar desinteresse na leitura do aviso e fazer com que as informações não sejam absorvidas.

 

4- Categorize do jeito certo ✔️

 

A criação e o uso de categorias é um elemento que aumenta o engajamento de responsáveis e alunos, uma vez que ter uma prévia sobre os assuntos a serem tratados gera uma melhor organização e priorização de leituras. É importante lembrar que os responsáveis conseguem selecionar de quais categorias receberão notificações e categorizá-las de forma correta facilita as buscas dentro do nosso app. 

 

5- Atenção aos anexos

 

Você também pode anexar materiais adicionais aos seus comunicados, mas atenção: o formato pode fazer toda a diferença. Para documentos e arquivos de texto, por exemplo, opte pelo formato pdf. , eles asseguram que as informações não serão editadas e facilitam a reprodução nos smartphones, uma vez que a maioria dos aparelhos conta com um leitor de pdf. nativo , e que não reproduz outros formatos, exigindo assim, a instalação de um outro aplicativo para a leitura. 

 

Gostou das nossas dicas? Utiliza alguma estratégia diferente para o envio de comunicados, que funciona super bem na sua escola e quer dividir com a gente? É só comentar nesse artigo, ou fala com a gente usando o chat na sua plataforma. Ou se preferir, é só mandar uma e-mail para contato@agendaedu.com. 

 

Ainda não utiliza a Agenda Edu em sua escola? Clique aqui e experimente agora mesmo! 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *