Negociação de pagamentos escolares: parcelar ou não?Leitura de 4 minutos
Sabemos que os pagamentos escolares são um dos componentes mais importantes para o funcionamento de qualquer instituição educacional particular, bem como para manutenção do desenvolvimento e qualidade do ensino.
No entanto, a cobrança e gerenciamento dos pagamentos é um grande desafio para os gestores escolares, que, diariamente, ficam perdidos de qual a melhor maneira de evitar atrasos e, consequentemente, a temida inadimplência.
É nesse momento que a escola fica dividida entre: Cobranças vs Relação com as famílias.
Para manter essa relação e compromissos financeiros que garantem a continuidade do aprendizado, a negociação é o melhor caminho.
Sei que agora você se pergunta: como negociar? devo parcelar as mensalidades atrasadas?
Continue lendo que aqui você vai entender um pouco mais sobre essa prática importante para sua escola.
A negociação de pagamentos escolares
Já falamos por aqui que a negociação é uma importante ferramenta para recuperar alunos inadimplentes e manter a relação com as famílias.
Uma abordagem correta e a compreensão mútua das necessidades ajuda a garantir que os responsáveis possam cumprir seus compromissos financeiros de forma que se encaixe em seu orçamento.
Antes de iniciar qualquer negociação, a escola precisa também ter esgotado suas opções de obter os pagamentos das mensalidades, realizando cobranças que:
- Evitem o esquecimento, como ter uma plataforma de automatização de cobrança, com régua de cobrança enviando lembretes e notificações;
- Possibilitem o pagamento da mensalidade de acordo com as suas condições, como ter diversificação nos meios de pagamento com PIX, boleto e cartão de crédito;
- Mantenham uma boa comunicação, com uma solução bem estruturada, eficiente e feita especialmente para escolas;
- Evitem atrasos das mensalidades, como a recorrência no cartão de crédito.
Essas são soluções que podem ajudar muito no pagamento das mensalidades e evitar problemas futuros.
Mas como imprevistos podem acontecer para as famílias e o atraso é inevitável, é fundamental que o gestor tenha a negociação dos pagamentos escolares como forma de recuperar seu financeiro e saiba estratégias eficientes, pensando inclusive, na possibilidade de parcelar.
5 práticas eficazes para negociar mensalidades escolares em atraso
Parcelar ou não?
Agora chegamos no ponto principal do nosso artigo: devo parcelar os pagamentos escolares?
Sim! O parcelamento de mensalidades escolares pode ser uma solução eficaz para famílias e escolas, proporcionando benefícios para todas as partes.
Dentre os benefícios podemos destacar:
1 – Melhor gerenciamento do orçamento familiar: parcelar os pagamentos escolares permite que as famílias distribuam seus gastos ao longo do tempo, tornando mais fácil gerenciar suas finanças e mantendo o equilíbrio entre suas despesas;
2 – Redução da inadimplência: ao oferecer o parcelamento como uma opção, as instituições de ensino podem reduzir significativamente os casos de inadimplência. Famílias que enfrentam dificuldades financeiras têm mais chances de honrar seus compromissos quando têm a flexibilidade de pagar em parcelas menores.
3 – Fortalecimento do relacionamento escola-família: Ao demonstrar compreensão e oferecer opções flexíveis de pagamento, as escolas demonstram seu compromisso com o bem-estar das famílias. Isso fortalece o relacionamento entre a escola e os pais, criando uma atmosfera de confiança
Vale ressaltar que a negociação deve ser avaliada caso a caso, bem como a possibilidade de pagamento parcelado. E deve-se levar em consideração também que é possível que a situação financeira da família mude durante o pagamento das mensalidades negociadas.
Desse modo, a escola precisa ter uma solução que ofereça melhores condições para gestão financeira, taxas de acordo com o mercado educacional e recebíveis que deem segurança para a instituição.
Conheça Pagamentos Digitais do SuperApp Agenda Edu
Pagamentos Digitais, do SuperApp da educação, oferece uma solução completa para os pagamentos escolares, ajudando na cobrança, matrícula, venda e negociação.
Com a melhor taxa do mercado educacional, já ajudamos mais de 3 mil escolas e tivemos mais 140 milhões transacionados em 2023.
Possibilitamos o parcelamento dos pagamentos escolares em até 24x, com recebíveis à vista para escola em até 2 dias úteis.
Quer saber mais? Clique aqui e conheça o SuperApp Agenda Edu.