Tereza Mara, professora do ensino fundamental na rede municipal de Fortaleza (CE), desenvolveu um projeto chamado “Leitura em Família”. Nele, alunos e responsáveis leem juntos em suas casas.
O projeto escolar tem como objetivo estreitar os laços afetivos, fazendo com que os responsáveis se aproximem das crianças através da leitura e participem cada vez mais da rotina escolar dos alunos.
E hoje você poderá conhecer mais um pouco sobre esse projeto que vem transformando famílias, o desempenho dos alunos em sala de aula, escola e a forma de educar. Confira a entrevista.
“O projeto escolar surgiu da necessidade de um aluno que veio até a minha mesa e pediu pra conversar comigo durante o intervalo da aula. Foi quando ele me disse, com olhinhos cheios de lágrimas, que os seus pais não gostavam dele e isso o deixava muito triste.
Aquilo me deixou muito sensibilizada! Certamente eu tinha que fazer alguma coisa para aproximar os pais daquela criança. Foi aí que eu assumi a missão de criar alguma estratégia para aproximar os familiares dos alunos. Então, eu tive a ideia de montar kits de leitura para as crianças levarem para casa.
O kit continha 3 livros, escolhidos a dedo, e 1 caderno, onde os pais deviam registrar os momentos que tiveram durante a leitura. Primeiramente, eu apresentei o projeto escolar para as crianças. Elas ficaram encantadas! Adoraram a ideia e levaram os kits para suas casas.
Por fim, o resultado foi incrível! Eles trouxeram depoimentos emocionantes, em especial, recebi um em que a mãe não sabia ler, então o aluno leu para ela e, na hora de fazer o registro, ela ia ditando e o aluno escrevendo. A mãe dizia que estava muito feliz com aquele momento. Aquilo me deixou emocionada e cada vez mais motivada com o que estava fazendo.
O projeto foi bem recebido, muita gente aderiu e isso mudou até a postura do aluno em sala de aula. Eles passaram a ter um melhor desempenho. As mães começaram a vir até a escola, passaram a olhar a agenda e participarem mais da rotina escolar dos alunos.
“Eu vejo que as crianças gostam muito e querem repetir, sempre. E sabe por que eles querem repetir? Porque é tão bom, é tão difícil acontecer esses encontros, que eles ficam pedindo.”
“A escola pode ajudar de diversas formas nessa aproximação, a elaboração de projetos que envolva a família, que promova eventos que tragam os pais para a escola. Um café literário, por exemplo, eu mesma vou fazer um, onde os pais podem ler, com um ambiente familiar, sarau…
Então, a gente tem que levar pra escola esse tipo de projeto, essas iniciativas. A família tem que está inserida, mas eu sei da dificuldade que os pais têm de irem até a escola.
Por isso, é preciso ter um atrativo, no caso, o atrativo e motivação maior é o próprio filho. Quando o filho chega em casa estimulado, conversando com os pais, com positividade e otimismo, ele vai contagiar os pais. Então, o filho precisa tocar o coração dele.
Eu trabalho com essa parte afetiva e emocional das crianças, porque é um momento muito rico. Onde há leitura e afetividade, existem mudanças.
O projeto escolar está modificando famílias, alunos e transformando a educação. Por isso, é importante que tenha esses momentos, que a escola esteja sempre de portas abertas para receber esses pais.
E, principalmente, a escola precisa estar motivada e oferecer esses projetos maravilhosos, onde os pais estejam engajados, que saibam o que acontece no dia a dia escolar das crianças. E é assim que eu trabalho, inclusive na minha sala de aula.”
“Eu busco inovar em sala de aula, já tive um projeto de alfabetização, chamando Viajando com a arca de Noé, de Vinícius de Moraes.
Essa iniciativa foi o projeto escolar mais alfabetizador, os meninos foram alfabetizados no primeiro semestre do 1º ano. É um projeto lindo, todo baseado em músicas do Vinicius de Moraes.
A gente trabalhava as palavras, as frases e até a consciência fonológica. Eles aprenderam a ler de uma forma tão lúdica, tão encantador, foi ótimo.
Agora, eu estou desenvolvendo um projeto da criação de um livro infantil junto com os alunos, que se chama – O livro que me levou a sonhar. Inovar é preciso, é importante que os alunos participem ativamente das atividades em sala de aula”.
Assim como a Tereza, a Agenda Edu também acredita no poder da leitura e no engajamento escolar. Quando a escola busca aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos e estreitar os laço familiares, o resultado é um melhor desempenho dos estudantes em sala de aula. Assim transformamos a educação.
A missão da Agenda Edu é justamente o engajamento escolar, aproximar escolas, alunos e responsáveis através de uma comunicação de qualidade.
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…