É comum que as escolas tenham dúvidas sobre o uso da plataforma nas instituições, seja sobre infraestrutura, processos ou equipamentos. Por isso, o post de hoje vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que sua escola precisa para utilizar a agenda digital.
Mas, antes de tudo, aí vai algumas perguntas para você: sua escola já utiliza algum equipamento tecnológico? Os professores costumam utilizar os meios digitais em suas aulas? Esses questionamentos são importantes para verificar qual a relação da sua escola com a tecnologia.
Antes de implementar a agenda digital é preciso que você se atente a alguns pontos necessários para o bom funcionamento da plataforma. Um deles é o acesso a internet. É imprescindível que a escola tenha um bom acesso, principalmente, nas salas de aula de educação infantil e tempo integral, onde os professores enviam no decorrer do dia as informações da agenda.
Leia também: Os benefícios do uso da agenda digital
Caso sua região tenha problemas de internet, é recomendável que ao invés de você contratar uma internet, você possa contratar duas e ter um custo benefício muito melhor, além da garantia de um bom acesso.
Seguem algumas dicas de internet que você pode verificar mais a fundo:
É um link de internet dedicado só para você, o que evita problemas de oscilação na internet, perda de sinal e, dificilmente, queda da internet.
Onde você opera com dois links na escola, aumentando a disponibilidade do sinal.
O ideal é que tenha uma rede wifi exclusiva para os professores com computadores e tablets e, caso a sua escola seja muito grande ou distante do modem, utilize replicadores de sinais para aumentar o sinal.
Quanto ao equipamento necessário para a implantação da agenda digital, é recomendável um tablet por sala para berçários e infantis I e II, nos demais pode haver revezamento, sendo um tablet para até três salas. Para o ensino fundamental e médio, o recomendado é um computador fixo ou notebook, que pode ser colocado na sala dos professores.
Algumas escolas optam em utilizar os computadores da sala de informática, porém, isso não é recomendado, pois pode gerar choque de horários entre alunos e professores nos laboratórios, além de correr risco do vazamento das informações.
Desse modo, o professor como mediador e orientador tem um papel muito significativo no uso da agenda digital, ele será responsável pelo preenchimento e envio das informações. Por isso, é importante que os educadores e gestores sejam capacitados para o uso das tecnologias na escola para que se tenha uma comunicação escolar eficaz.
Ficou interessado em ter uma agenda digital na sua escola? Experimente agora mesmo a Agenda Edu e veja na prática como é ter uma comunicação escolar de qualidade, rápida e eficiente.
Baixe grátis nosso e-book e saiba como transformar a comunicação da sua escola em um case de sucesso!
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…