O ensino em 2021: presencial ou online?Leitura de 6 minutos
O próximo ano ainda será de desafios para os gestores escolares, o ensino deve ser híbrido, pelo menos nos três primeiros meses de 2021
Oi, eu sou a Thais Campoy, do time de Comunicação e Marketing do software SophiA. Hoje, a Agenda Edu me convidou para falar aqui no blog Jornada Edu sobre um assunto que está na cabeça de toda a comunidade escolar.
Como e quais serão as modalidades de ensino em 2021? Ainda sem uma previsão para o fim da pandemia, no Brasil e no mundo, é incerto o momento no qual será realmente seguro voltar às salas de aula.
Mas o fato é que chegamos ao último trimestre de 2020, logo 2021 baterá à porta, e minha pergunta para você é: a sua instituição de ensino tem estrutura para manter tanto as aulas online como as presenciais, criando um tipo de ensino híbrido, até que o cenário melhore? E mais, como a sua escola irá controlar o distanciamento social e as normas de higiene nas aulas presenciais?
A ideia deste artigo é mostrar a você, profissional da educação, opções de ferramentas tecnológicas para facilitar o dia a dia com esse novo ensino que, muito provavelmente, será um misto entre online e presencial durante mais um tempo, até que todos estejam 100% seguros para voltar às aulas.
Ah, e tem também um checklist da volta às aulas, no final do texto, para saber se sua instituição está com tudo pronto para a retomada.
Leia mais: Usando a tecnologia educacional a favor do ensino e do aprendizado
Automatização da gestão administrativa e financeira da escola
A prioridade será manter o bem estar e a segurança de todos no ambiente escolar. Com tantos detalhes para cuidar, você não terá mais tempo para perder com tarefas manuais, como lançar notas e faltas, ou mesmo ter dificuldade em localizar documentos importantes, como a ficha de saúde dos alunos.
Será preciso automatizar estes processos com o ajuda de um sistema de gestão escolar que integre todos os dados da instituição.
O SophiA possui opções de softwares de gestão escolar que, além de permitirem a automação dos processos citados acima, oferecem também:
- Emissão de notas fiscais de produtos e serviços em lote;
- Emissão de contratos de rematrícula online e de matrícula diretamente pelo sistema;
- Diferentes perfis de acesso para cada tipo de colaborador;
- Oferta de pagamento recorrente, por meio de parceria com plataforma online, que não compromete o limite do cartão de crédito do cliente;
- Painel de gestão com gráficos e dados que permitem a análise dos indicadores da instituição;
- Ferramenta Gestor de Vendas, seu braço direito para acompanhar todo o processo de prospecção e funil de vendas;
- Portal do aluno, que permite o envio de avisos, calendários etc. e vai reduzir os atendimentos presenciais na secretaria.
Os sistemas de gestão SophiA Gestão Escolar Web e SophiA Educação Infantil Web são integrados ainda à Agenda Edu, aplicativo para escolas que você já conhece, e esse é o próximo tópico da nossa conversa.
A organização da escola com uma agenda digital
A agenda digital permitirá que sua escola tenha uma comunicação ágil com os pais e responsáveis, além de facilitar a hora da saída, sem aglomerações.
Pela plataforma, é possível ainda agendar lembretes automáticos e transmitir palestras, aulas ou eventos. Somando os benefícios da automação da gestão administrativa e financeira aos de um app escolar, como a Agenda Edu, sua escola será capaz de entregar muito mais resultado aos estudantes e seus responsáveis.
Para saber mais sobre as soluções do SophiA para a sua escola, fale com a gente: www.sophia.com.br/contato. Confira abaixo o checklist para volta às aulas!
Checklist da volta às aulas
- Os profissionais da escola foram comunicados sobre as novas regras, treinados para atender pais e responsáveis e sentem-se seguros em retomar as atividades
- Os profissionais da escola receberam e usam adequadamente os equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e escudo facial
- Os alunos e responsáveis foram comunicados sobre a possibilidade de retorno às aulas e sentem-se seguros para retomar as atividades
- O espaço físico da escola foi reorganizado para atender às demandas de distanciamento social, como carteiras mais afastadas, recreio em horários escalonados, instalação de acrílicos etc.
- A escola disponibilizou álcool em gel para uso dos alunos nas salas de aula e áreas comuns, como pátio e banheiros
- A escola tem uma política pronta para tratar os casos nos quais alunos se recusem a usar a máscara de proteção facial ou qualquer outro item de uso obrigatório
- A escola definiu a quantidade de alunos que irá receber, de acordo com as orientações do governo, bem como o rodízio que será necessário
- A escola é capaz de oferecer as duas modalidades de ensino, para atender às diferentes demandas de alunos e seus responsáveis
Sentiu que tem algum item faltando nesta checklist? Compartilhe com a gente a sua sugestão!