Saiba como inovar de forma simples em sala de aula

Assunto:
Inovação nas aula
Leitura de 2 minutos

O modelo de aula tradicional funciona, mas tem sua limitações. Vivemos em um mundo de constantes mudanças, e na educação não é diferente. Atender as necessidades da nova geração vem se tornando um desafio para os professores em sala de aula. Por isso, ele precisa estar consciente do seu papel de mediador e como inovar em sala de aula, para que assim, possa tornar seu trabalho ainda mais prazeroso e deixar as aulas mais divertidas e interessantes para os estudantes.

 

Mas como inovar e tornar as aulas mais dinâmicas?  Para inovar, você não precisa de muitas coisas, basta ter vontade e seguir algumas dicas que são bem simples.

Confira as dicas para inovar em sala de aula:

 

Adote novas metodologias

Ao invés de aulas tradicionais, procure interagir com os alunos de maneira constante. Exemplos do dia a dia, o ensino colaborativo, as experiências científicas e o uso da tecnologia são algumas das formas de atrair a atenção dos alunos. Além disso, palestras, debates e apresentações podem ser uma maneira de inovar durante rotina em sala de aula.

 

Pratique educomunicação

Projetos que incentivam o protagonismo dos alunos também trazem bons resultados. Que tal praticar a educomunicação para motivar os alunos? Um documentário, um jornal virtual, pesquisas na internet, fotografias externas, tudo produzido pelos alunos já faz uma grande diferença nas aulas. Para saber mais sobre a educomunicação, você pode conferir em educomunicação: você sabe o que é?

 

Da teoria à prática

Não adianta ficar apenas na teoria da sala de aula, é preciso levar à prática aos alunos. O aprendizado não precisa ficar restrito ao ambiente da sala de aula. Faça saídas de campo, viagens de estudos, uma aula prática já irá motivar seus alunos.

 

Viu como é simples inovar em sala de aula? E como você inova em suas aulas? Quer conhecer e ter também uma comunicação inovadora em sua escola? Conheça a Agenda Edu.