Saiba como construir uma escola conectadaLeitura de 2 minutos

Tecnologia 8 de março de 2018
Conexão entre escolas, alunos e responsáveis

author:

Saiba como construir uma escola conectadaLeitura de 2 minutos

A forma de incluir as tecnologias nas escolas ainda é um dos assuntos mais discutidos entre os educadores. Apesar de não ser uma novidade, o tema ainda gera reflexão devido a sua complexidade. 

 

Quais os desafios encontrados? Como ter uma escola conectada e aliar tecnologia com a educação? São alguns dos questionamentos e dúvidas que surgem quando uma escola deseja utilizar as novas tecnologias.

 

“As escolas devem utilizar o potencial das tecnologias para transformar o processo de aprendizado, caminhando na direção do que o Boston Consulting Group chamou de Smart Education, que é a Educação inteligente, conectada e tecnológica.”

 

Para isso, existem algumas práticas que podem ajudar na construção de uma escola conectada e tecnológica:

 

Capacitação de gestores e professores

 

Tão importante quanto ter ferramentas tecnológicas na escola, é a capacitação de professores e gestores quanto ao seu uso. Assim, eles podem utilizá-las de maneira correta, extraindo delas todo o potencial, além de desenvolver sua habilidades.

 

Com a formação continuada, a escola poderá usar a tecnologia no processo de aprendizado de forma eficiente, inovadora e fácil.

 

Consistência e continuidade

 

Ao inserir a tecnologia na escola, é preciso manter um uso consistente e contínuo da solução, para que haja uma melhor adaptação por parte de todos. Além de garantir uma maior segurança quanto ao uso de novas plataformas para alunos e professores.

 

Formação ética e moral no uso da tecnologia

 

Muitas escolas ficam preocupadas com os riscos da superexposição e do acesso das crianças a conteúdos impróprios. A saída é a educação para a cidadania digital, estruturada para alunos, professores e famílias. Por isso, é importante a capacitação de gestores e professores para um uso saudável e sem risco.

 

A escola deve usar ferramentas contemporâneas

 

A escolha das ferramentas que serão utilizadas na escola, também é algo que requer atenção. Utilize ferramentas contemporâneas que ajudem alunos, professores e até aos  responsáveis a estarem de acordo com suas realidades atuais e futuras.

 

As agendas escolares digitais já são um dos maiores sucessos entre as escolas que querem uma solução de comunicação moderna e tecnológica. Uma ótima forma de oferecer algo mais atrativo e atual para alunos e responsáveis, já que a conexão das agendas digitais está entre a escola, alunos e os responsáveis.

 

Na agenda digital, a escola envia todas as informações escolares com poucos cliques. Alunos e responsáveis recebem em seus aplicativos e podem acessar a qualquer hora e em qualquer lugar. Desse modo, além de estarem conectados, a escola oferece uma comunicação rápida, eficiente e de qualidade.

 

Quer saber mais sobre a agenda escolar digital? Conheça a Agenda Edu.

 

Agenda digital da sua escola

 

Texto adaptado: Nova escola

 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *