O material didático digital: problema ou solução?Leitura de 2 minutos

Tecnologia 9 de março de 2016
menino segurando uma tablet

author:

O material didático digital: problema ou solução?Leitura de 2 minutos

Toda e qualquer profissão hoje, exige de seus profissionais aperfeiçoamento constante, isso por que o mundo está continuamente em processo de evolução e as pessoas estão cada vez mais conectadas umas com as outras. E essa conexão não existe somente para o entretenimento, o uso das tecnologias no ambiente escolar, está cada vez mais ligado ao desenvolvimento de um processo educacional interativo e dinâmico, a fim de promover saberes individual e coletivo.

 

Neste novo cenário que está se tornando presente nas instituições, existem profissionais que possuem um papel essencial. Os educadores, que agora se fazem presente em um papel desafiador, que consiste em uma postura de pesquisador na utilização dos recursos que as novas tecnologias podem oferecer. Eles precisam estar em sintonia com as novas ferramentas presente na escola, principalmente quando a tecnológia está tão presente no dia a dia de alunos e professores, como é o caso do material didático. Mas como saber se este recurso é um problema ou solução para o aprendizado da criançada?

 

De acordo com a pesquisadora em psicopedagogia institucional, Isabel Maria Amorin, as novas tecnologias são efetivas ao aluno, já que estimula os pequenos a buscar e socializar com esses novos recursos presentes em sala de aula. Além de facilitar o acesso aos novos conhecimentos, elas também servem de base para ajudar a transformar a teoria em prática. Tornando o ensino muito mais dinâmico e menos enrijecido.

 

Com um material didático dinâmico, com base em novas tecnológias adaptadas para as instituições pode facilitar a aquisição de conhecimento e criar certa criatividade, juízo de valor, aumentar a auto-estima dos usuários, além de permitir que eles adquiram novos valores e modifiquem o seu comportamento transformando as tarefas árduas, negativas e difíceis em algo positivo e fácil. Ou seja, o uso de novas tecnologias dentro da sala de aula pode tornar o ensino e a troca de conhecimento em algo dinâmico.

Fonte de pesquisa: Revista Fórum Identidades

 

 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *