Educação e tecnologia: uma parceria que dá certo

Assunto:
imagem da tablet com lição em cima de uma mesa
Leitura de 2 minutos

As salas de aulas estão cada dia caminhando passo a passo com a tecnologia. Elas não somente estão fisicamente mais modernas, com o uso de lousa digital, computadores portáteis, e em alguns casos, o uso de tablets para substituir os materiais mais simples, como caneta e papel. Esse avanço não acontece apenas em países de primeiro mundo, ou em determinadas escolas privadas. A tecnologia está cada vez mais presente na educação, seja ela privada ou pública.

 

Há pelo menos uma década a tecnologia integra a educação e traz melhorias para o aprendizado dos alunos. Isso mesmo. Se você lembrar bem, uma das primeiras máquinas a contribuir para o progresso do ensino, principalmente o acadêmico, foi o computador desktop. Com ele a mudança aconteceu tanto dentro da sala de aula, ajudando os alunos em pesquisa e produção de trabalhos, quanto na própria estrutura da escola, já que com ele era possível otimizar e organizar o trabalho dos funcionários da instituição. Ou seja, não é de hoje que a tecnologia contribui para o bom funcionamento da escola e o desenvolvimento dos alunos. Pensando nisso, é que novas plataformas digitais estão sendo desenvolvidas e as que já existem estão adaptadas para serem trabalhadas dentro e fora da sala de aula.

 

 Comece a usar a tecnologia em sua sala de aula

 

Com a tecnologia, o professor pode instigar os alunos a interagirem sobre si e buscarem o aprendizado de forma natural, lúdica e intuitiva. Mas é preciso buscar um equilíbrio na parceria: tecnologia e educação. Primeiro é entender que a forma de transmitir conteúdo está em transformação. Os alunos deixam de apenas receber conteúdo e estão em busca de mais colaboração em sala de aula, e é neste ponto que a escola devem estar conectadas e atualizadas com a tecnologia. Para isso, é importante ter um corpo docente preparado para lidar com tal situação conduzindo e instruindo o aluno. Por fim, o que ele precisa é estar aberto à possibilidade do uso de novas mídias, se entusiasmar com outros caminhos e transmitir cada vez mais conhecimento com a ferramenta tecnológica escolhida pela instituição.

 

Ficou curioso para saber como são, como contribuem para a educação e funcionam? Acompanhe nosso blog e conheça a Agenda Edu, agenda escolar digital que facilita a comunicação ente família e escola.

 

Fonte: Revista e Educação