Roda de conversa: como usar essa estratégia na sala de aulaLeitura de 6 minutos

Práticas pedagógicas 12 de fevereiro de 2020
Visão de cima de vários alunos sentados em volta de uma mesa com livros, gesticulando e estudando juntos

author:

Roda de conversa: como usar essa estratégia na sala de aulaLeitura de 6 minutos

A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as salas de aula.


Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender com os colegas. Quer saber mais sobre como funciona a roda de conversa? Continue a leitura:


Como fazer uma roda de conversa


A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica. Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos se expressarem e aprenderem em conjunto. 


Para criar uma roda de conversa, o professor deve fazer um planejamento do conteúdo com um objetivo claro, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão dos alunos. 


Além disso, é necessário organizar um espaço adequado em que todos estejam confortáveis e possam se ver, assim como também escolher assuntos que possam ser desenvolvidos pela turma e trazer dados que possam auxiliar. 


É papel do professor dar voz ao que os alunos têm a dizer e deixar que todos participem, permitindo que eles digam o que pensam e o que sabem sobre o conteúdo. Na roda de conversa, os alunos devem ter autonomia e serem protagonistas da aprendizagem, assim como em outras metodologias ativas que podem ser trabalhadas em conjunto.


Veja mais: Metodologias ativas de aprendizagem: quais são os benefícios?


A função da roda de conversa


A própria característica física da roda de conversa já proporciona um momento de integração entre os alunos, já que eles deixam de olhar exclusivamente para o professor e passam a olhar para os colegas, o que incentiva o diálogo. 


É necessário que todos os estudantes estejam confortáveis e se sintam parte do grupo, se identificando tanto com os professores quanto com os colegas. A roda de conversa é um momento de inclusão, encorajamento e motivação dos alunos.


Leia mais:  Como motivar os alunos em sala de aula


A roda de conversa é essencial para que o aluno se sinta ouvido e aceito. Neste momento, ele deve se sentir à vontade para se expressar livremente, confiando que suas ideias serão respeitadas. 


Da mesma maneira, o professor deve estabelecer inicialmente que todos devem ser protagonistas. Assim, os estudantes devem aprender a respeitar o que o outro tem a dizer, não interromper e esperar a sua vez de falar. 


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Benefícios da roda de conversa


O objetivo da roda de conversa não é somente a aprendizagem de um conteúdo, mas sim a forma como ele é abordado e discutido com a convivência em grupo da turma. O aluno vai desenvolver autonomia e aprender que todos têm a sua vez de participar.


Essa também é a oportunidade perfeita para trabalhar a oralidade na sala de aula. É importante que os alunos compreendam que a comunicação não é somente saber falar, mas também conseguir se expressar de várias maneiras em diversos contextos sociais. 


Veja mais: Oralidade: como trabalhá-la na Educação Infantil? 


A troca de experiências é um dos maiores benefícios da roda de conversa, já que é um momento de conversas, discussões e apoio. Os alunos discutem entre si sobre o conteúdo e constroem juntos a resolução de problemas. 


Adaptação para todas as idades


Apesar de ser uma prática mais comum na Educação Infantil, a roda de conversa é uma metodologia muito eficaz em grupos de jovens e adultos. É importante que o professor saiba como adaptar o método e, principalmente, escolha assuntos relevantes para cada idade.


Com alunos mais velhos, é interessante dividir a atividade em algumas etapas. Na organização, o moderador organiza a sala, separa os  materiais e explica como será a dinâmica. Na inspiração, o tema é introduzido e explicado de forma didática e instigante. 


Na reflexão, perguntas devem ser lançadas e os alunos terão oportunidade de debater. Na sistematização, eles podem contar quais foram as suas impressões, avaliar seu desempenho e ouvir a opinião do professor. Por fim, a avaliação vai tirar dúvidas e encerrar a roda de conversa. 


Cada turma tem as suas necessidades e cabe ao professor descobrir qual é a melhor forma de conduzir cada passo que será dado. O importante é que a aprendizagem seja trocada e compartilhada. 


Fontes:

Nova Escola 

Nova Escola

Escola Puzzle


5 comentários
  1. Rozana Francisca Rodrigues de Barros

    Foi muito proveitoso esse artigo, pois me proporcionou conhecimento para criar a roda de conversa como atividade de aprendizagem.

    • Thais - Agenda Edu

      Que bom que você gostou, Rozana! ? Aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e receber todas as novidades sobre educação do nosso blog.

  2. Josafá Inácio de Lima

    gostei muito desse seu artigo, estou precisando adotar nas minhas aulas de educação física, você tem algum tema interessante no momento

    • Thais - Agenda Edu

      Oi, Josafá! Sempre recomendamos que as rodas de conversa sigam o plano pedagógico da escola, mas alguns assuntos que você pode inserir é linguagem corporal, nutrição, hábitos saudáveis e atividades para realizar em casa. Esperamos que ajude! ?

  3. Abílio Mendonça

    Importante a interação e cooperação entre professores e alunos para a construção do planejamento baseado nas necessidades e expectativas dos alunos

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *