Receba seus alunos para um inesquecível 2015!Leitura de 3 minutos

Práticas pedagógicas 8 de fevereiro de 2015
As férias chegaram ao fim

author:

Receba seus alunos para um inesquecível 2015!Leitura de 3 minutos

As férias chegaram ao fim e é hora de já começar os preparativos para o início do ano escolar. Novos alunos, novas perspectivas, novo perfil de turma. Um novo ciclo começando.

Principalmente quando você lida com crianças mais novas, o vínculo entre aluno e professor é importantíssimo. Ele ressalta confiança, companheirismo e segurança, assegurando uma boa relação e aprendizado para ambos os lados.

Se você quer começar o ano letivo com o pé direito, fique de olho em nossas dicas para receber seus novos alunos em 2015!

 

Organize uma recepção para os pais dos alunos

 

Principalmente se a escola for voltada para crianças na pré-escola, é preciso ter alguém responsável pelo colégio que possa receber os pais. Mesmo que seja apenas para cumprimentá-los, a atitude já passa sensação de segurança, principalmente se for o primeiro dia de aula da vida da criança. Além disso, caso algum deles tenha alguma dúvida, ou precise passar algum detalhe para um profissional responsável da escola, a pessoa estará ali a disposição.

 

Tenha alguém para receber os alunos na porta da escola

 

É preciso ter outra pessoa responsável para cuidar das crianças, orientando-as para onde devem ir, ajudando as mais inseguras, levando-as ao bebedouro e banheiro caso precisem, além de serem responsáveis pelo primeiro contato das crianças com alguém da escola. Para que a primeira impressão da criança neste ambiente seja a melhor possível e se sinta confortável e segura no ambiente escolar, oriente um funcionário apenas para esa função.

 

Apresentação em sala de aula

 

Quando as crianças chegarem na sala de aula, o (a) professor (a) deve se apresentar e comunicar algumas informações simples do que elas farão ali naquele ano. Mostre que os alunos têm liberdade para tirar dúvidas quando quiserem. Depois é a hora deles se apresentarem. Este é o momento para que os professores percebam o perfil de cada aluno: quais são os mais quietos, quais são os mais extrovertidos etc. Assim, cada uma das crianças saberá o nome da outra, já incentivando a integração entre elas. Estimule que elas falem mais sobre si do que além do nome: o que gostam, qual a brincadeira que mais curtem, se estão ansiosas para estudar ou não etc.

 

Planeje dinâmicas ou gincanas

 

Além de ajudar para que cada criança conheça a outra, é importante promover a integração entre elas. Isso é fundamental para que a experiência na escola seja a melhor possível. Planeje brincadeiras, dinâmicas e gincanas não só com os alunos da sua turma, mas até mesmo entre turmas, sempre pensando em brincadeiras que estimulem o trabalho em equipe e a interação entre as crianças. Assim, os mais tímidos terão chance de se expressar e conseguem fazer novos amigos mais rapidamente. Além disso, eles também criarão um laço afetivo saudável com os profissionais da escola (coloque os professores, coordenadores, diretores e funcionários para participarem também).

 

Lembre-se que este início de ano é um período de novas descobertas, muito aprendizado, curiosidade das crianças está a mil! Sempre pense em alternativas para incentivá-las a ficarem no ambiente escolar e gostarem disso!

 

Você lembra de alguma outra dica que não citamos aqui? Compartilhe conosco nos comentários!

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *