Pedagogia de projetos: o que é e como implementar?Leitura de 5 minutos

Práticas pedagógicas 1 de março de 2021
Aluno com lupa trabalhando em projeto de ciências

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Pedagogia de projetos: o que é e como implementar?Leitura de 5 minutos

O modelo de ensino costuma ser bastante tradicional. É difícil sair da mesma rotina na sala de aula, por isso é tão importante explorar outras estratégias. A pedagogia de projetos é uma ótima alternativa para começar. 


Geralmente, estamos acostumados a ver os professores explicando conteúdos em frente a lousa, alunos sentados em suas carteiras anotando, depois o sinal toca e o conteúdo muda.


Mas, é possível aprender explorando outras formas de pensar, explorar e experimentar. Continue a leitura para saber mais!


O que você vai encontrar neste artigo?


O que é a pedagogia de projetos?


Principais características da pedagogia de projetos


Quais são as etapas da pedagogia de projetos?


O que é a pedagogia de projetos?


A pedagogia de projetos é um método de ensino que tem como objetivo ensinar por meio da experiência. Assim, o aluno deve se conectar a um projeto de trabalho que desperte o seu interesse. 


Já o professor assume o papel de favorecer o ensino e aprendizagem com base nas descobertas que surgirão do projeto, sempre orientando e supervisionando a turma, desde a escolha do tema, desenvolvimento e conclusão. 


Mas por que essa metodologia é tão interessante? Ao colocar o estudante como protagonista, a escola passa a formar cidadãos mais independentes e participativos na sua própria aprendizagem. 


A pedagogia de projetos incentiva uma visão interdisciplinar dos conteúdos, aliando várias matérias em uma pesquisa. Além disso, também estimula a autonomia dos alunos e o pensamento crítico. 


Como promover a interdisciplinaridade na escola?


Principais características da pedagogia de projetos


Na pedagogia de projetos, a principal característica é sempre a intencionalidade. Ou seja, os projetos devem ser escolhidos pensando nos objetivos que o professor pretende que a turma alcance. 


Os estudantes devem construir um conjunto de conhecimentos. Por isso, o educador precisa entender quais são os interesses dos alunos para escolher temas que tragam mais engajamento, mas que estejam de acordo com o objetivo final. 


Também é importante entender que esse método possui bastante flexibilidade. Ou seja, cada turma tem diferentes interesses, ritmos e particularidades. É preciso entendê-los e saber que os resultados sempre serão únicos.


Não adianta esperar que cada aluno trabalhe e se envolva da mesma maneira. Também não podemos comparar o resultado de uma turma com outra, cada grupo é único e tem características próprias, o projeto deve ser desenvolvido de acordo com a sua realidade. 


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O professor deve acompanhar de perto as atividades para avaliar os resultados e propor mudanças quando for necessário, até mesmo mudando prazos, recursos e dinâmicas. 


Por fim, a pedagogia de projetos também deve estar apoiada na multidisciplinaridade. Afinal, a solução de um problema geralmente precisa ser encontrada com ajuda de diferentes conteúdos. Isso enriquece ainda mais a pesquisa e a aprendizagem. 


Quais são as etapas da pedagogia de projetos?


Para organizar um projeto, é necessário que os professores e coordenadores pedagógicos estejam envolvidos. Também é interessante ter apoio das famílias e de toda a comunidade escolar. 


Confira as principais etapas para seguir:


Diagnóstico


Antes de iniciar um projeto, o professor deve conhecer os alunos e entender quais são seus interesses e os conteúdos que já dominam. Por isso, é interessante fazer uma avaliação diagnóstica. 


O educador pode propor um tema geral que se desdobre em diferentes possibilidades. Então, é possível fazer uma aula inaugural com debates, filmes, passeio pela comunidade e até oficinas. 


Ilustração do infográfico sobre avaliação diagnóstica com botão baixe agora

Intenção e votação


Para chegar até o projeto, precisamos entender a intenção dos alunos. O professor deve ser o mediador nesse processo, anotando as questões levantadas pela turma e propondo uma votação.


Você pode utilizar 3 perguntas norteadoras:


  1. O que pretendemos realizar com esse projeto?
  2. Quais resultados podemos esperar?
  3. Como os alunos serão impactados?

É importante pensar nas metas, competências que devem ser desenvolvidas e como envolver os alunos para melhorar o engajamento. 


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Roteiro e revisão


Para a pedagogia de projetos ser mais organizada, uma dica é criar um roteiro feito pelos alunos em conjunto com o professor. Nele, a turma irá escrever o que pretende aprender, como chegaram à escolha do tema e como vão solucionar o problema. 


Os professores devem preencher o último item, relacionando cada questão com as disciplinas, como matemática, geografia, literatura, etc. Depois, o coordenador é o responsável por revisar e ajudar os docentes a fazer uma ponte entre os conteúdos e o trabalho de pesquisa. 


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Desenvolvimento


Agora, é hora de colocar a mão na massa! Os projetos devem ter dinâmicas diferentes, como discussões, pesquisas em jornais e portais da internet, conversa com especialistas e enquetes com a comunidade escolar. 


É bastante interessante permitir que os alunos possam ir além do espaço escolar, dividindo a turma para saídas planejadas. Pode ser a casa de um morador do bairro, a padaria, a praça ou a biblioteca. 


Na pedagogia de projetos, é essencial que os estudantes tenham uma participação ativa, construindo o seu próprio conhecimento. Por isso, o professor deve propor que sejam feitos relatórios para acompanhar o andamento e achar soluções. 


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Finalização do projeto


Todo projeto precisa de um produto final. É importante separar um momento para apresentar os resultados para toda a comunidade escolar. Convide outras turmas, responsáveis e colegas para mostras de ciência, noites culturais, festas da família e até saraus. 


Para que a pedagogia de projetos seja um sucesso, é preciso que todos estejam envolvidos no seu resultados. Diretores, coordenadores, professores e alunos, além de todos que estão envolvidos no processo de aprendizagem devem trabalhar juntos e, por que não, celebrar juntos. 


Fontes:

Gestão escolar

GutennBlog


         
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