Você se lembra daquelas músicas que cantava com os coleguinhas quando chegava na escola, na hora do lanche e de brincar? A música na Educação Infantil vai muito além de um passatempo e é uma ótima ferramenta de aprendizagem.
O ensino da música e musicalização já é realidade em escolas do mundo todo, mas você sabia que é possível utilizar instrumentos, voz e sons na formação das crianças? Continue a leitura para entender melhor.
Utilizar a música na sala de aula traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil. Ajuda a melhorar a sensibilidade, a capacidade de concentração e memória, criatividade e reflexão.
Além disso, também traz melhorias na coordenação motora, no vocabulário, ajudando no processo de alfabetização e até no raciocínio matemático. Ou seja, é possível utilizar a música na Educação Infantil em diferentes disciplinas e todos os professores podem se envolver.
As crianças são acostumadas a escutar músicas desde cedo, ouvindo canções de ninar. Portanto, é criada uma associação de lazer e bem-estar que pode ser aproveitada pela escola.
A musicalização também estimula a percepção sonora e espacial, como distâncias e movimentos. Outro benefício muito importante é a socialização, já que é preciso interagir com outras crianças e aprender a cooperar e dividir tarefas.
Ao propor atividades de música na Educação Infantil, a escola está contribuindo com diferentes facetas do desenvolvimento infantil:
Assim, conseguimos entender que utilizar a música na Educação Infantil vai muito além de uma diversão ou estratégia para chamar a atenção. Ela é realmente importante no dia a dia dos alunos.
Primeiro, é preciso entender que não é necessário ser um professor de música. Com disposição e um pouco de criatividade, qualquer educador consegue incorporar elementos musicais na sala de aula.
Se você não sabe tocar nenhum instrumento, pode pedir ajuda para um professor que sabe tocar violão ou apostar em instrumentos simples e fáceis de aprender. E se você for muito desafinado, também não tem problema! Escolha CDs, selecione músicas no seu celular ou em um pen-drive.
É importante estar disposto a se aventurar e fazer um bom planejamento de aula. Confira algumas dicas para a sua escola:
Uma opção fácil e rápida para iniciar. Procure por filmes educativos e que tragam curiosidades sobre natureza, ciência, matemática e outros conteúdos. Mas, lembre-se de escolher aqueles que se adequam para a idade dos alunos.
Essa atividade é uma ótima proposta para trabalhar a música na Educação Infantil, já que faz o aluno cantar, dançar, apurar sua percepção de afinação, ritmo e melodia.
Crianças adoram ouvir histórias e ficam ainda mais interessadas quando misturamos com músicas. Existem vários CDs e vídeos com histórias cantadas disponíveis na internet e o professor também pode usar fantoches e fazer dramatizações.
É interessante que a escola também ofereça aulas focadas em música, proporcionando um ensino integrado e interdisciplinar. Os estudantes conseguem desenvolver suas habilidades musicais, além de instigar a criatividade e abrir as portas para a arte.
Para os alunos menores, bater bola no chão, como no basquete, desenvolve o senso rítmico e a manutenção dos movimentos. É um desafio divertido que pode ser mais avançado ao jogar a bola na parede, fazer malabarismo ou brincar enquanto canta.
Os professores podem fazer jogos para trabalhar a música na Educação Infantil. Um ótimo exercício para percepção de timbre é colocar vários instrumentos em uma caixa, deixar a turma experimentar e depois tocar cada um sem que eles vejam para tentar adivinhar.
Quem nunca brincou de pular corda na hora do recreio? Essa brincadeira também ajuda a desenvolver a capacidade de prever o tempo rítmico. É preciso pular, prever quando a corda vai bater de novo no chão e ainda cantar um vasto repertório de músicas.
Muitas escolas já têm as famosas semanas culturais, mas que tal pensar em apresentações mais focadas na música? Esse é o momento de fugir da rotina e criar shows musicais e peças de teatro, podendo até mesmo contar com a participação das famílias.
Eventos online na escola: como criar e aproveitar o ambiente digital
É possível criar instrumentos simples com materiais do nosso dia a dia. Encha garrafas ou potes com pedras, areia, botões, arroz ou milho e mostre diferentes tipos de sons (graves, médios e agudos).
Peça para os alunos organizarem e até pintarem de forma personalizada. Depois, a turma pode evoluir para o toque do xilofone.
Não é só a música do Baby Shark que chama atenção das crianças. Podemos utilizar cantigas mais tradicionais que já passaram de geração para geração. O professor pode aproveitar para estimular a sensibilidade, explorar o sentido das palavras e sensações de cada vocabulário.
Além de todas essas atividades, existem várias outras brincadeiras e dinâmicas para trabalhar a música na Educação Infantil. O professor pode fazer desafios de rimas, criar uma bandinha e até apostar em jogos musicais eletrônicos.
Lembre-se de incorporar os sons, ritmos e harmonias. Assim, os alunos sentirão ainda mais prazer em ir para a escola e ficarão ainda mais engajados nos conteúdos da sala de aula.
Fontes:
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…
View Comments
Sou a Carolina Ferreira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Que bom que você gostou, Carolina! ?
Aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e receber todas as novidades sobre educação do nosso blog.