Como controlar os grupos de WhatsApp na escolaLeitura de 7 minutos

Práticas pedagógicas 16 de fevereiro de 2022
Imagem de uma mulher com um celular na mão utilizando WhatsApp, ao fundo um notebook e cadernos

author:

Como controlar os grupos de WhatsApp na escolaLeitura de 7 minutos

Quem não já teve problemas em gerenciar os inúmeros grupos de WhatsApp? São notificações que não param de chegar, mensagens aos fins de semana, centenas de figurinhas, imagens e áudios. Na escola, não é diferente, mas precisamos ter bastante cuidado com essa ferramenta. 


A expansão do aplicativo de mensagens instantâneas no Brasil trouxe muita praticidade pro nosso dia a dia. Porém, quando consideramos o seu uso no âmbito profissional, nem sempre é fácil controlar o volume e as cobranças.


Na escola, o problema é ainda maior. Cada vez mais surgem grupos de pais e responsáveis que mandam demandas 24h por dia. Os professores não conseguem dar conta e os gestores perdem a visibilidade dos problemas e do fluxo de comunicação. 


Então, como resolver esse dilema? Faz sentido continuar com os grupos de WhatsApp na escola? Continue a leitura e entenda o que fazer. 


Cuidados da escola nos grupo de WhatsApp 


É preciso ter alguns cuidados para lidar com os grupos de mensagens na escola. Afinal, a última coisa que um gestor precisa é perder o controle do que está acontecendo entre professores, responsáveis e alunos. 


Confira alguns dos pontos mais importantes que devem ser analisados:


Problemas de comunicação


No WhatsApp, a comunicação fica bastante solta e não existem regras. É comum receber mensagens de alunos e responsáveis a qualquer hora do dia, mesmo fora do horário de funcionamento da escola, e até mesmo aos fins de semana. 


Isso causa uma falsa sensação de liberdade, mas a maior consequência é receber cobranças constantes para responder em tempo ágil. Fica cada vez mais difícil para professores e gestores organizarem seu tempo e não chatear as famílias com uma dúvida que demorou demais para ser respondida. 


Além disso, em grupos abertos é comum receber mensagens fora de contexto, como as famosas imagens de bom dia, e perguntas que não estão de acordo com o propósito daquele canal de comunicação.


WhatsApp na escola: quais são os problemas e soluções


Perda de informações


Um dos recursos favoritos dos usuários do aplicativo é a possibilidade de apagar as mensagens para todo o grupo. Dessa forma, fica impossível manter um registro fiel do que foi conversado já que as informações se perdem facilmente. 


Imagina então para uma escola que tem grupos de WhatsApp para cada turma de cada série… O volume de mensagens atrapalha bastante na hora de procurar por um assunto específico, o que demanda mais tempo e organização. 


Repercussões negativas


Para uma escola, manter grupos no aplicativo de mensagens é estar sujeito a encarar crises e diversos outros problemas de comunicação. É muito fácil ter uma informação errada sendo difundida e compartilhada, perdendo rapidamente o controle. 


O ambiente também é propício para discussões inflamadas, até mesmo entre os responsáveis ou alunos. A escola perde o controle dos conflitos e precisa fazer o papel de mediador para acalmar os participantes.


Um problema ainda maior é a facilidade em tirar prints e compartilhar na internet. Já imaginou uma briga entre famílias da sua escola sendo compartilhada por aí?


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Falta de segurança 


Por último, mas definitivamente não menos importante, está a falta de segurança nos grupos de WhatsApp. Como já vimos, é muito fácil vazar informações e conversas para outras plataformas na internet. 


Além disso, a escola precisa ter uma preocupação redobrada com os dados dos seus clientes. Em um grupo cheio de responsáveis e alunos, as informações de nome, foto e telefone estão expostas para todos os participantes. Isso é ainda mais perigoso em tempos de golpe pela internet. 


LGPD: Como as escolas serão impactadas pela Lei Geral de Proteção de Dados


O que fazer para controlar os grupos de WhatsApp


Existem algumas dicas para te ajudar a controlar o uso do WhatsApp na sua escola. O principal é impor regras e deixar bem determinado quais são as boas práticas da instituição. Gestores e professores devem estar bem alinhados para evitar cobranças excessivas e descontrole das informações.


Os alunos e responsáveis também devem ser instruídos e relembrados de todas as regras, como por exemplo, horário de envio, o que pode ser enviado, o que não pode ser compartilhado, etc. 


Mas, infelizmente é impossível ter total controle dos grupos de WhatsApp. Afinal, eles podem até mesmo ser feitos sem o conhecimento da escola. Por isso, é muito importante criar ações educativas na sala de aula e nas reuniões de pais para ressaltar o bom uso da plataforma. 


Esteja atento aos sinais de cyberbullying, uma prática que foi difundida ainda mais durante as aulas remotas. Outro ponto de atenção é saber o que é permitido ser compartilhado pela própria escola e seus colaboradores. A cidadania digital deve fazer parte do currículo escolar e da formação da equipe. 


Cidadania digital com dicas e alertas para escola


Centralize sua comunicação em um canal seguro e prático


A melhor solução para garantir que a comunicação da sua escola seja feita de forma segura, responsável e otimizada é investir em um canal que centralize todas as mensagens, demandas e dê visibilidade para a gestão. 


Uma agenda digital é a opção mais prática e que garante o sigilo dos dados da sua instituição. Na Agenda Edu, a escola tem um canal de mensagens completo que pode ser personalizado de acordo com a sua necessidade. 


Os professores, coordenadores e até mesmo secretários financeiros conseguem se comunicar com alunos e responsáveis em um local seguro e controlado pela escola. Os gestores podem acompanhar todas as mensagens de forma centralizada e prática. 


As mensagens ainda podem ser apagadas, mas o histórico continua disponível para consulta sempre que necessário. Outro benefício é que os responsáveis e alunos não podem criar grupos entre si. 


As informações nunca se perdem e os horários são respeitados, já que se entende que o aplicativo só é utilizado durante o horário de funcionamento na escola. Assim, as famílias e estudantes conseguem se comunicar de forma mais rápida e fácil. 


Mais de 3 mil escolas em todo o Brasil já usam a Agenda Edu. Experimente clicando aqui!


Confira a comparação entre WhatsApp, agenda digital e a famosa agenda de papel:

Infográfico agenda digital x agenda de papel x whatsapp: baixe agora
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *