Com o ensino remoto, professores e responsáveis enfrentam o desafio de encontrar atividades para engajar os alunos. Uma ótima alternativa é assistir filmes de escola. Além de entretenimento, também trazem novas aprendizagens e um olhar mais sensível para a educação.
Propor sessões de cinema é uma dinâmica fácil de planejar. Primeiro, é importante pensar em uma obra que tenha relação com a faixa etárias dos estudantes. Essa também pode ser uma atividade para várias turmas, envolvendo diferentes matérias.
Os filmes de escola também são perfeitos para criar um momento de integração entre os educadores. Mais do que nunca, precisamos nos inspirar e repensar a forma como ensinamos e aprendemos antes da volta às aulas.
Existem vários filmes interessantes para assistir com seus alunos ou colegas. Confira algumas dicas para levar na sua escola e criar uma atividade incrível:
Esse clássico não pode ficar de fora de nenhuma lista de filmes de escola. O filme se passa em 1959 em uma tradicional escola norte-americana para garotos. Estrelado por Robin Williams, que interpreta um professor de literatura, é impossível terminar sem se apaixonar por poesia.
O educador bate de frente com as ideias conservadoras da instituição e ensina os alunos a valorizar sua liberdade e expressões artísticas. Para os professores, é uma grande e emocionante homenagem. Para os estudantes, a história traz diversos valores e aprendizagens para a vida toda.
O filme estrelado por Hilary Swank conta a história real de como uma professora recém-formada transformou a vida dos alunos de uma escola pública e também foi transformada por eles.
Enquanto a educadora luta para ensinar literatura para uma classe desinteressada, os estudantes têm as suas próprias lutas em meio a guerras de gangues, famílias em conflito, falta de dinheiro e de estrutura na escola. O desenvolvimento desse filme de escola mostra como a educação é capaz de mudar vidas e conectar pessoas.
7 dicas de atividades para incentivar a leitura na quarentena
O nome peculiar te deixou curioso? Neste filme, uma jovem escritora de Londres em 1946 decide visitar uma pequena ilha que foi invadida pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Sua curiosidade é despertada por uma carta falando sobre um clube de livros que foi fundado durante a guerra.
Ao conhecer os moradores e suas histórias, ela encontra mais do que um simples enredo para escrever seu livro. Quer descobrir o que é a torta de casca de batata? Seus alunos também vão adorar!
Se você quer motivar os seus alunos com uma obra diferente, esse é o filme certo. É impossível assistir Capitão Fantástico e não parar para refletir sobre educação, sustentabilidade, tecnologia, política e a forma como vivemos.
A história mostra como um pai cria seis filhos de uma forma alternativa, vivendo em uma floresta, sem contato com a cidade. Eles estudam e aprendem com treinamentos físicos, instinto de sobrevivência e muita (bastante) leitura.
Tudo muda quando a família é obrigada a enfrentar a cidade, sua família e os desafios de se encaixar na sociedade atual. Apesar de não ser um filme de escola, vale a pena assistir para conhecer mais sobre educação alternativa.
Esse filme de escola é um clássico baseado em uma história real. Ele conta sobre os desafios da professora Anne Sullivan em ensinar Hellen, uma garota cega, surda e muda. Ela guia sua aluna com a única ferramenta possível: o toque.
Hellen aprende a linguagem de sinais e consegue finalmente se comunicar e entender o mundo a sua volta. No futuro, ela chegou a escrever diversos livros e falar vários idiomas. Sua história de superação mostra como a educação é capaz de alcançar qualquer pessoa, independente da sua limitação.
Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformação facial e já passou por diversas cirurgias. Pela sua dificuldade em socializar e problemas de saúde, ele foi educado pela mãe em casa e agora vai ter que enfrentar uma escola.
Com 10 anos, ele passa pelo grande desafio de fazer amigos, enfrenta bullying e ainda ensina como uma pessoa é capaz de ser extraordinária. Esse filme de escola é perfeito para mostrar como devemos respeitar as diferenças e a importância do apoio da escola na vida dos alunos.
O filme baseado em fatos reais conta a história de William, um garoto de 13 anos que mora em uma vila africana. Depois de ser expulso da escola por não fazer o pagamento anual, ele frequenta a biblioteca clandestinamente para aprender a criar um moinho de vento.
A criação consegue captar água do solo e ajuda a salvar as plantações que estavam mortas pela seca. A história mostra como a força de vontade e perseverança para estudar é capaz de mudar o mundo.
Conheça mais filmes inspiradores para desenvolver o lado socioemocional das crianças
Para marcar a sessão de cinema, você pode usar a funcionalidade Eventos da Agenda Edu. Os alunos e responsáveis podem confirmar sua presença e ainda recebem lembretes automáticos para não esquecer a atividade.
Os professores também podem fazer rodas de conversa para debater o filme utilizando a mesma funcionalidade. A plataforma é parceira Google e pode fazer videochamadas ao vivo pelo Hangout Meet para todos que estiverem conectados.
Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos com condições especiais para novos parceiros.
Solicite na sua escola.
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…